O que são KPIs e Indicadores de Resultados em marketing digital
KPI ou Key Performance Indicator, traduzindo para Indicador-Chave de Desempenho, é um método de calcular os resultados de performance de ações feitas por uma empresa.
Dessa forma, pode-se definir como uma ferramenta de gestão, com o intuito de acompanhar e analisar o desempenho de estratégias planejadas. Ou seja, com os KPIs, uma organização pode compreender quais medidas funcionam ou não para o seu negócio.
Portanto, os indicadores permitem uma observação mais detalhada sobre os processos, para entender se a sua empresa está atingindo os objetivos definidos.
O que é KPI?
Os indicadores são essenciais dentro do planejamento e estratégias de uma empresa. Dessa forma, com uma análise apropriada, ela consegue definir metas e compreender melhor seus dados.
Sendo assim, podem utilizá-los em técnicas para acompanhar a performance de um negócio. Ao fazer avaliações a partir de métricas, os KPIs vão apresentar os resultados em número ou porcentagem.
Por exemplo, de forma numérica, um visitante em seu site acessou 3 páginas diferentes, e em porcentagem, uma página do seu site teve taxa de conversão de 35% durante certo período.
Contudo, para melhorar o processo, segmentar as métricas pode ser de grande ajuda. Separando as mais gerais e as mais específicas dentro do negócio.
Fluxo de caixa e taxa de churn entram na parte de métricas gerais, enquanto taxa de conversão e custo por lead, estão dentro das mais específicas.
KPI e Métrica, existe diferença entre eles?
A resposta é sim! Eles não são a mesma coisa, mas métricas podem vir a ser um indicador-chave de desempenho. Enquanto o KPI está direcionado para o objetivo do seu negócio, as métricas estão mais ligadas às medidas.
Entretanto, essa métrica pode se tornar um indicador, caso ela acabe se tornando importante para a estratégia. Portanto, você precisa focar em decidir o que vai trazer resultados para a sua empresa. Use isso como base para escolher um bom KPI.
Não se esqueça: o indicador precisa te ajudar e ao seu negócio nas tomadas de decisões. Tenha isso como foco.
Como definir um KPI
Pensando em como um KPI precisa ser relevante para a sua empresa, defini-lo é uma parte importante no processo. Os indicadores estão lá para calcular o desempenho das estratégias e os resultados, então, escolher um indicador certo, vai mostrar a performance certa.
Existem alguns aspectos importantes que um KPI deve ter, alguns deles são:
- Relevância: um erro bastante cometido é o de escolher indicadores que não agreguem ao resultado, mas “animam” o time de marketing. Por exemplo, curtidas em redes sociais não são relevantes nessa parte, por isso, dê atenção ao que importa.
- Mensuração: não podemos deixar de falar desse, afinal, um KPI precisa permitir uma análise e cálculo. Indicadores que não podem ser mensurados acabam sendo um contratempo para o seu negócio.
- Medidos de tempo em tempo: com o intuito de acompanhar os resultados, e saber o que está dando certo, um KPI necessita ser medido periodicamente. Dessa forma, a sua empresa vai conseguir tomar decisões melhores.
- Auxílio em escolhas: um indicador que mostre dados úteis vai te ajudar a tomar decisões importantes de forma inteligente. Com uma boa base de informações, planejamentos e estratégias podem ser estruturados de forma mais eficiente.
- Ser importante: o KPI tem o intuito de mostrar como os seus planos estão resultando, e se o seu negócio está atingindo seus objetivos. Portanto, o indicador deve acompanhar a sua empresa, mostrando o quanto ela está crescendo.
Tipos de KPI que a sua empresa pode usar
Existe uma variedade enorme de indicadores e métricas, com aspectos e características diferentes. Sendo assim, a sua equipe deve escolher quais vão usar, de acordo com os objetivos da empresa.
Dentro dessa variedade, a maior parte só poderá ser analisada se fizerem testes regularmente para checar os dados.
E, agora que você já sabe o que é um KPI, vamos falar sobre as categorias:
KPIs primários
Os KPIs primários são aqueles encontrados primeiro. São os que calculam o resultado, e, através de informações, vão te dizer se as estratégias da sua empresa estão funcionando.
Podemos falar que alguns dos dados essenciais para seus objetivos estão nessa parte.
Dessa forma, eles serão colocados dentro da rotina da organização, indicando os dados considerados mais importantes. Por exemplo, receita por compra, custo por lead e taxa de conversão.
KPIs secundários
O setor de diretoria, com supervisores ou gerentes, geralmente, fica responsável por esses indicadores, já que eles acompanham o progresso dos resultados na estratégia.
Os KPIs secundários têm a função de informar se o gerenciamento de estratégia está bem direcionado através de testes. Ou seja, pode-se dizer que eles funcionam com um suporte aos indicadores primários.
Temos como exemplo:
- Custo por visitante;
- Origem do tráfego;
- Assinantes do blog;
- Preço médio por transação.
Reforçando, os KPIs secundários estão ali para apoiar os primários.
KPIs práticos
A terceira, mas não menos importante categoria, é a de KPIs práticos. O gerente de campanhas de marketing precisa estar sempre testando e acompanhando os dados sobre características de usuários. Contudo, a lista de indicadores aqui, é maior.
Sendo alguns deles:
- Páginas e visitas;
- Bounce rate;
- Landing pages;
- Tráfego;
- Page rank;
- Palavras-chave
- Interações sociais;
- Conteúdos mais populares.
E lembre-se…
Preste atenção no objetivo do seu negócio, e defina qual KPI a sua equipe vai utilizar. Com isso, você conseguirá direcionar a sua estratégia de forma mais eficiente e ágil.
Foque em dados que estão envolvidos nos resultados que a sua empresa quer ou precisa. Então, invista em marketing digital. Atualmente, se você negligencia essa parte, a chance do seu negócio ficar para trás é enorme.
Com isso em mente, você pode acessar nosso site e se informar mais sobre o universo do marketing digital!