KPIs de marketing: Confira a lista atualizada para mensurar seus resultados
Em primeiro lugar, é importante que você saiba o que significa KPI de marketing. KPI é a sigla para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador Chave de Desempenho. É uma métrica utilizada para avaliar o sucesso de uma campanha de marketing ou de uma estratégia de negócios.
O objetivo dos KPIs de marketing é mensurar os resultados de suas ações e identificar onde você está tendo sucesso e onde precisa melhorar. Eles ajudam a determinar se você está no caminho certo para alcançar suas metas de negócios e, se não estiver, onde você precisa fazer ajustes.
Existem vários tipos de KPIs de marketing que você pode usar com a finalidade de avaliar o desempenho da sua empresa. Neste artigo, vou te apresentar algumas métricas com o intuito de avaliar o desempenho em diferentes áreas, como redes sociais, site e avaliação de desempenho. Ficou curioso?
Então, leia o texto a seguir!
KPIs de marketing para ADS
Existem várias métricas que podem ser utilizadas para avaliar a eficácia de um anúncio, as principais, são, por exemplo:
- Impressões: O número de vezes que o anúncio é exibido;
- Cliques: O número de vezes que as pessoas clicaram no anúncio;
- Taxa de Clique (CTR): O número de cliques é dividido pelo número de impressões;
- Taxa de Conversão: O número de pessoas que executaram a ação desejada, dividido pelo número de cliques;
- Custo por Clique (CPC): O custo médio para cada clique no anúncio;
- Engajamento: O número de curtidas, comentários e compartilhamentos que o anúncio recebe nas redes sociais;
- Taxa de Rejeição: O percentual de visitantes que abandonaram o site após clicar no anúncio;
- Tempo de permanência no site: Quanto tempo os visitantes permaneceram no site após clicar no anúncio;
- Taxa de Conversão de retorno (ROAS): Retorno sobre o investimento em publicidade. É o total de vendas geradas dividido pelo investimento publicitário.
KPIs de Redes Sociais
As redes sociais são uma ferramenta muito importante para aplicação de estratégias de marketing da maioria das empresas. Visto que, elas oferecem uma maneira de conexão com os clientes e tendem a construir relacionamentos duradouros com os mesmos. Alguns Kpis de marketing que são muito usados para mensurar as estratégias em redes sociais, são:
Engajamento
engajamento é com certeza uma das métricas que você deve acompanhar, pois indica a interação do público com seu conteúdo. Isso inclui curtidas, comentários e compartilhamentos.
Alcance
O alcance é referente ao número de pessoas que viram suas postagens. Desse modo, é importante usar essa métrica para ter uma ideia de quantas pessoas estão sendo impactadas pelas suas postagens.
Cada rede social oferece uma interface ou plataforma específica com esses dados, sendo esses, os principais dados para avaliar o seu tráfego orgânico nas redes.
KPIs do Site
Seu site é a sua vitrine online e deve ser tratado como tal. Assim sendo, aqui estão alguns KPIs de marketing para avaliar o desempenho do seu site:
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição mede a porcentagem de visitantes que saem do seu site depois de visualizar apenas uma página. Se a sua taxa de rejeição estiver alta, certamente é um sinal de que o seu site não está atraindo a atenção dos visitantes ou não está fornecendo as informações que eles estão procurando.
Tempo na página
Medir o tempo que os visitantes passam em cada página do seu site é uma forma de avaliar o envolvimento do público com o seu conteúdo.
Taxa de conversão
A taxa de conversão mede o número de visitantes que concluem uma ação específica em seu site, como preencher um formulário ou comprar um produto. Medir a taxa de conversão ajuda a avaliar a eficácia do seu site em converter visitantes em clientes ou leads. É uma métrica crucial para avaliar o ROI do seu site.
Taxa de saída
A taxa de saída mede a porcentagem de visitantes que deixam o seu site em uma determinada página. Se a taxa de saída estiver alta, certamente é um sinal de que essa página precisa ser otimizada para manter os visitantes engajados.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais antigas e ainda é muito eficaz quando usada corretamente. Assim sendo, existem métricas de e-mail marketing que você deve acompanhar para medir seu desempenho, tais como:
Aberturas
A taxa de abertura mede a porcentagem de destinatários que abriram e visualizaram o seu e-mail. De tal forma que podemos avaliar a eficácia do assunto do seu e-mail, bem como sua relevância para os destinatários.
Cliques
Os cliques medem a porcentagem de destinatários que clicaram em um link em seu e-mail. Dessa maneira é possível avaliar a eficácia do conteúdo do e-mail marketing e verificar se ele está gerando engajamento.
Taxa de conversão
A taxa de conversão mede a porcentagem de destinatários que concluíram uma ação específica após clicar em um link em seu e-mail, como preencher um formulário ou comprar um produto. Por consequência, medir a taxa de conversão ajuda a avaliar a eficácia do seu e-mail em converter destinatários em clientes ou leads.
Taxa de rejeição
A rejeição mede a porcentagem de e-mails que não foram entregues aos destinatários. Sendo assim, uma taxa de rejeição alta pode ser um sinal de que sua lista de e-mails precisa ser atualizada ou de que sua estratégia de segmentação de e-mail precisa ser ajustada.
Cancelamento de inscrição
A taxa de cancelamento de inscrição mede a porcentagem de destinatários que optaram por não receber mais e-mails da sua empresa. Uma alta taxa de cancelamento indica que você está enviando muitos e-mails ou que seus e-mails não são relevantes para os destinatários.
KPIs de Avaliação de Desempenho
Por fim, a avaliação de desempenho é uma parte essencial da gestão de negócios. E, geralmente funciona para avaliar a performance de qualquer empresa. Os kpis de marketing que você precisa verificar para garantir que as suas estratégias estão trazendo resultados, são, por exemplo:
- Receita: desempenho financeiro da sua empresa;
- Custo de aquisição de cliente (CAC): a quantidade de dinheiro que você gasta para adquirir um novo cliente;
- Retorno sobre o investimento (ROI): é o retorno financeiro que você recebe em relação ao investimento que fez em uma campanha de marketing;
- Conversão de leads: é a métrica que avalia a proporção de leads que se tornam clientes efetivos.
Existem muitas métricas para avaliar o desempenho da sua empresa, entretanto, é essencial escolher as que são relevantes para as metas do seu negócio. Logo, certifique-se de que os Kpis que você está usando estão alinhados com os seus objetivos, para que você possa avaliar com precisão se a sua estratégia de marketing está ajudando a impulsionar o crescimento da sua empresa.
Por fim, lembre-se de mensurar o desempenho de suas campanhas de marketing, ao mesmo tempo em que cria um plano de ação para melhorar os seus resultados.
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