Landing pages que convertem: o guia definitivo para conquistar mais leads
Você sabe quais são as principais características de uma estratégia de Inbound Marketing eficiente?
Nesse tipo de estratégia de marketing, o objetivo principal é converter leads. Obviamente, existem muitas variáveis que podem interferir na conquista das suas metas.
No entanto, uma coisa é certa, você precisa saber como convencer os visitantes da sua página. Desse modo, direcionando-o através do funil de vendas. Mas, como fazer isso?
De fato, é uma dúvida que ainda atinge muitos profissionais da área, ou seja, você não está sozinho nessa jornada.
Mas, existe uma ferramenta que pode potencializar, ainda mais, os seus resultados. A landing page, ou página de captura como é conhecida, é um método de conversão recorrente no marketing digital.
Por ser amplamente utilizada, algumas características se perderam com o tempo. Hoje, muitos profissionais se perdem em suas variações e acabam não tendo os melhores resultados com esse método.
Por isso, hoje vou te mostrar as melhores técnicas para criação de landing pages que convertem. A partir de agora, você terá acesso a um conteúdo completo para potencializar os resultados que você obtém atualmente. Boa leitura!
O que são landing pages?
De uma forma simples, são “páginas de captura”. Entretanto, esse pode ser um conceito vago para descrevê-las, mas, não equivocado.
Afinal, o principal objetivo de uma landing page é converter visitantes em leads, leads em oportunidades e assim sucessivamente. Desse modo, guiando seu lead para as próximas etapas do funil de vendas.
A principal característica de uma landing page, é a ausência de elementos distrativos. Ao contrário de um site, por exemplo, nesse tipo de ferramenta queremos que o visitante esteja totalmente focado no objetivo da página.
Ou seja, evita-se ao máximo possíveis distrações. Desse modo, potencializando as chances de conversão e obtenção de informações importantes para guiar a comunicação que a você terá com aquele lead.
Se ainda está confuso para você, tenha em mente o seguinte cenário: seus projetos estão atraindo muitos visitantes, mas, por algum motivo você não consegue convertê-los. Nesse caso, qual técnica faria com que esses visitantes se tornassem leads e, posteriormente, oportunidades de vendas?
A resposta para essa pergunta está nas landing pages. Mas, para tanto, ela deve apresentar características suscetíveis para que isso aconteça.
Aqui na Beatz, por exemplo, através de alguns testes, conseguimos entender o que funciona melhor para cada um dos nossos clientes. Ou seja, é preciso compreender o seu visitante.
Com todos esses fatores, chegamos nos formatos que aplicamos hoje.
Nessa versão, por exemplo, podemos identificar que os textos são ligeiramente reduzidos, mas, ainda assim entregam as informações certas. Além disso, não existem elementos distrativos, ou seja, tudo que você precisa saber encontra-se nessa página.
Ainda podemos notar que, além de informações importantes para indicar o que o nosso lead ganhará com aquele curso, entregamos também, uma amostra do que está por vir.
Ou seja, os elementos precisam estar inseridos na página, levando o visitante para o objetivo dela. Por isso, devemos dispensar links que direcionem para outro site, evitando que o lead saia da landing page sem a conversão.
Qual a diferença entre landing pages e sites?
Bom, como você pôde perceber até o momento, essa ferramenta é essencial para convencer os visitantes do seu site, ou outras mídias. Porém, para alcançar seu objetivo e se tornar uma landing page que converte, é preciso ter uma diferença entre o seu gerador de tráfego e a sua página de conversão.
Então, enquanto o seu site é reservado para a oferta de conteúdo relevante ao seu visitante, as páginas de captura farão o trabalho de diferenciar aqueles que estão dispostos a seguir no seu funil de vendas e, aqueles que ainda precisam ser nutridos.
Como isso acontece?
Basicamente, aqueles que estão dispostos a entregar informações de contato (importantes para estabelecer um relacionamento com esse lead) terão um espaço específico para seguir o funil de vendas. Assim, entregando para você, a possibilidade de determinar um meio de comunicação com seu novo lead e trabalhar aqueles que ainda não estão prontos.
Ou seja, através de técnicas infalíveis, que ensinarei hoje para você, o processo de conversão pode fluir naturalmente. Enquanto isso, você utiliza o seu site/blog para nutrir aqueles que ainda não estão prontos para serem “fisgados”.
Quais são os principais tipos de landing pages que convertem?
Apesar de possuir características base, as landing pages que convertem ainda se dividem em diferentes tipos. Geralmente, essas diferenciações resultam no atendimento de demandas específicas.
Desse modo, potencializando as chances de atingir os seus objetivos com êxito. Além disso, conhecer essa possibilidade pode ser o diferencial para obter máximo desempenho de suas estratégias de marketing.
Confira os principais tipos de landing pages que convertem e veja qual delas é a melhor para o seu negócio!
Página de vendas
Como vimos anteriormente, a landing page é a melhor ferramenta para estimular uma conversão. O que poucos sabem, é que isso pode ocorrer em qualquer etapa do funil.
Ou seja, ela também pode proporcionar mais vendas para o seu negócio. Isso porque, ter uma página inteiramente dedicada à venda de determinada solução, pode ser o que falta para o seu negócio.
Com uma landing page de vendas, você pode se dedicar à sua oferta principal. Desse modo, aumentando o número de vendas, através de um espaço dedicado para essa ação.
Para isso, você precisa informar ao seu potencial cliente, tudo que ele precisa saber sobre o seu produto. Nessa etapa, é essencial que você abuse de gatilhos de venda, como: prova social, escassez, autoridade, reciprocidade, entre muitos outros.
Mas, cuidado! Apesar de ser ótima para falar sobre o seu produto, não podemos esquecer do seu objetivo: vender. Por isso, evite textos longos!
Divulgação de eventos
Da mesma forma, as técnicas de landing pages que convertem, podem ser aplicadas em divulgação de eventos. Assim, propondo um espaço focado no convencimento, mas, também informativo.
Neste tipo, você pode discorrer sobre as vantagens do evento em questão, bem como, atrações, objetivos, datas e local. Além de possibilitar que o seu visitante demonstre interesse por meio dos dados de contato.
Desse modo, você pode falar sobre a sua solução e, possibilitar essa troca. Ademais, essa é uma ótima forma de engajar o público e mostrar a importância do seu evento, seja ele para desenvolvimento profissional ou lazer.
Squeeze landing pages
De forma simplificada, a Squeeze page, como também é conhecida, é o passo inicial de conversão do seu funil de marketing. É através dela que você tem a chance de converter um visitante em lead.
Para isso, as informações pedidas devem ser sucintas. Em geral, os profissionais da área optam por solicitar apenas e-mail, como a Beatz faz hoje para assinatura de nossa newsletter semanal. Veja a seguir!
Por que investir em landing pages que convertem?
De fato, essa é uma dúvida comum para quem está se aprofundando em técnicas de marketing. Afinal, qual a razão para investir em landing pages eficientes?
Mas, para quem tem experiência no mercado, essa é uma resposta que está na ponta da língua: gerar leads. Você deve lembrar que, leads são possibilidades para a sua empresa, ou seja, quanto mais leads mais oportunidades de vendas.
É claro que o trabalho não acaba na conversão em landing page, mas, essa é uma etapa muito importante. Afinal, como nutrir o seu lead se você não pode convencê-lo a trocar informações tão importantes nesse primeiro contato? E essas informações iniciais, são de extrema importância para a construção de uma relação.
Então, com isso, você pode estabelecer um cenário que permite:
- um melhor relacionamento com seus leads;
- entender mais sobre as pessoas que demonstram interesse no seu conteúdo;
- ter uma equipe de vendas munida com informações relevantes.
Por isso, investir alguns recursos no desenvolvimento de landing pages, não só pode, como vai trazer bons resultados e fazer com que você conquiste suas metas de forma mais fácil!
Elementos de uma landing page que converte
Ok, agora você sabe tudo sobre esse tipo de página de conversão, mas, ainda precisamos entender como criar landing pages que convertem. Por isso, separei algumas dicas fundamentais para você arrasar nas próximas LPs.
Antes de nos aprofundarmos, precisamos entender quais elementos devem estar nas construções de suas landing pages. Então, continue a leitura e confira os detalhes!
Título
Um bom título é essencial, mas, isso é uma regra que não se restringe apenas para landing pages. Afinal, esse elemento é fundamental para cativar o visitante da sua página. É através dele que o lead vai identificar se vale ou não a pena, continuar na sua LP.
Por isso, o título sempre tem destaque em uma página de conversão. Pois, é ele que determina se o visitante verá os próximos elementos que você optou por utilizar.
CTA
O CTA, ou Call to Action, também é um fator determinante para suas landing pages converterem. Esse recurso, nada mais é do que uma “chamada para ação”, como o próprio nome já define.
É através dele que você pode convocar o seu visitante a tomar determinada ação dentro da sua página. Aliás, esse elemento pode estar presente em diferentes formatos, mas em geral, são utilizados em botões ou trechos do conteúdo que instigam o cadastro, download, assinatura ou qualquer outro objetivo.
Porém, é preciso ter atenção, afinal, muitas vezes acabamos caindo em propostas já muito exploradas no mercado. Por isso, esbanje criatividade e fuja de opções tão convencionais.
Oferta
Não podemos esquecer da oferta! Afinal, esse é o principal objetivo da página: falar sobre a sua solução e convencer o visitante de que é a melhor.
Por isso, tenha atenção aos detalhes do item que você pretende ofertar, explore suas vantagens, benefícios e principais características. Aliás, isso é fundamental para qualquer tipo de oferta. Seja um produto físico, serviço ou material rico, você precisa deixar claro a razão pela qual o seu visitante deve converter na sua LP.
Formulário
Por fim, crie um formulário que entregue as melhores informações para sua equipe de vendas e de marketing. Tenha em mente que essas informações serão utilizadas para estreitar o relacionamento com seu lead, então, não precisa exagerar em um primeiro momento.
Depois de fazer com que sua marca seja reconhecida, chegou a hora de pedir mais informações através de landing pages de vendas. Nela, você tem a liberdade de ser mais específico, mas, ainda assim, é preciso ter cuidado. Por isso, siga as seguintes dicas:
- peça informações necessárias para o seu objetivo;
- evite informações difíceis e confidenciais;
- diga ao seu visitante o que será feito com essas informações.
Assim, você consegue o que deseja e estabelece uma relação de confiança, ampliando as chances de conversão e transição do seu lead entre as etapas de funil!
Como criar uma landing page?
Hoje em dia, é possível encontrar inúmeras plataformas que facilitam o processo de criação de uma landing page, muitas delas gratuitas.
Essas ferramentas disponibilizam modelos pré-prontos para a confecção das suas LPs, que te permitem alterar detalhes para deixá-la com a cara da sua marca.
No entanto, apesar da facilidade do uso, existem alterações de extrema importância para os processos de criação de uma página de conversão.
Como visto anteriormente, muitos elementos disponíveis para a criação de uma boa LP devem ser personalizados, assim, atendendo demandas especificas do seu cliente em potencial.
Por isso, aqui na Beatz utilizamos técnicas que potencializam nossos resultados, fazendo com que alcancemos taxas de conversão superiores a 60%. Quer saber como?
Acompanhe as dicas que eu separei para você!
Quais sentimentos você quer transparecer?
Aqui na Beatz já entramos em um acordo: sempre que vamos começar um texto, precisamos definir qual sentimento ele transparecerá. E isso não é diferente quando falamos de uma landing page. Aliás, torna-se ainda mais importante.
Por isso, a principal dica que eu posso te passar, é essa: “saiba de antemão o que o seu lead deve sentir ao acessar a sua LP”. Esse fator está amplamente conectado aos gatilhos mentais que você usará na sua página.
Para criar as minhas, em geral, eu começo definindo uma lista de sentimentos relacionado à dor da minha persona e associando esses sentimentos à solução que eu irei oferecerei. Desse modo, tornando aquele produto/serviço mais próximo da realidade dos visitantes daquela determinada página.
Por isso, antes mesmo de começar a escrever, defina uma lista de 10 sentimentos para o seu produto e uma lista de 10 emoções, às quais ele pode ser associado. Assim, o trabalho de definir uma linguagem adequada torna-se muito mais fácil.
Busque por referências
Você precisa ter um norte. Por isso, dedique um pouco de tempo para entender o que está sendo feito no seu segmento. Estudar a sua persona inclui, também, entender como os concorrentes estão se posicionando por meio de determinados produtos.
Com duas perspectivas distintas, de quem procura e de quem oferece uma determinada solução, é possível unir aspectos importantes de convencimento. Desse modo, potencializando as chances de sucesso com sua nova LP.
Isso abre um novo campo de discussão: criar uma landing page que converte, exige muito estudo. É preciso entender o que acontece à sua volta para entregar os melhores resultados!
Abuse dos gatilhos mentais
Instigue o seu leitor a clicar em um dos botões da sua página. Essa não é uma tarefa fácil, e que exige muita dedicação. Mas, com os gatilhos mentais, comprovadamente eficazes, você pode conquistar os resultados que sempre quis.
Por isso, abuse de provas sociais, explore os conceitos de prazer e dor, crie conexão, confiança ou mostre a escassez de oportunidades. Tudo isso pode potencializar as chances de uma conversão!
E aí? Gostou das dicas?
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