Adaptando-se às novas tendências do Marketing 5.0
Marketing 5.0 é a etapa mais atual das lógicas de consumo segundo Philip Kotler, que define como pessoas e marcas se apropriam das inúmeras tecnologias de automação, inteligência artificial e outras para proporcionar melhores experiências de consumo e vida.
Como chegamos até aqui?
O marketing já passou por muitas fases famosas. Primeiro veio o marketing tradicional cujo foco principal era o produto. Depois o marketing centrado no cliente. Aí vivenciamos a era do marketing 3.0 com a premissa de desenvolver valor. Mais recentemente a fase 4.0 se popularizou, porque equilibra as estratégias tradicionais com o que há de mais moderno em termos de marketing digital.
Tudo isso abriu caminhos para o desenvolvimento do conceito mais atual de marketing, que nasce em meio a insurgência das novas tecnologias de inteligência artificial e outros recursos digitais. No entanto, não se objetiva apenas usar as ferramentas com simples intuito comercial. Na verdade, a ideia é se apropriar das ferramentas modernas a favor do bem-estar das pessoas.
Mas afinal, o que isso significa? Bem, é justamente o que você vai conferir neste artigo. Por isso, prepare-se para embarcar em uma jornada sem volta para um presente futurista. Continue a leitura e aproveite!
O que é marketing 5.0?
Marketing 5.0 é o mais novo conceito criado por Philip Kotler para tentar explicar a forma atual pela qual nós consumimos e interagimos com empresas. Dessa forma, ele analisa a sociedade a partir da insurgência e popularização de diversos recursos tecnológicos que facilitam o cotidiano das pessoas, e, ao mesmo tempo, podem ser usadas para estratégias de marketing.
Ilustrando…
Pois bem, vamos usar um exemplo para ilustrar essa dinâmica. Você já ouviu falar da Alexa? A assistente virtual da Amazon? Então, ela é um caso exemplar do que Kotler quer dizer com o Marketing 5.0.
Sem dúvidas ela é um ‘robozinho’ com grande potencial de facilitar o dia a dia de milhões de pessoas. De abrir e fechar portas automaticamente, até criar as listas com itens de supermercado que está faltando em nossa casa, já existe quem a considere um novo membro da família.
No entanto, engana-se quem pensa que essas ajudantes como a Alexa, existem apenas para prestar um serviço a quem as adquire. Na verdade, elas são capazes de coletar dados a partir das pesquisas, que podem ser usados para desenvolver anúncios mais efetivos para plataformas associadas a elas.
Isso tudo revela que a sociedade está mais complexa e, por consequência, os hábitos de consumo também. Afinal, agora, não só temos muito mais contato com diferentes ofertas comerciais, como também temos mais opções de escolha, e até mesmo mais recursos para evitá-las.
Resumindo: impacto do marketing 5.0 nas empresas
O Marketing 5.0 é, em essência, “a aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente”, como explica o próprio Kotler no livro Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade, lançado em 2021.
Sendo assim, compreendemos que este é um cenário com grande potencial de uso das inteligências artificias em prol da otimização do relacionamento com o consumidor. Isso porque, elas não só automatizam processos repetitivos como ocorria no passado. Essas ferramentas permitem a criação de uma experiência personalizada tanto para a marca quanto para seu cliente.
Portanto, o autor afirma que já chegou a hora das empresas entrarem de vez nesta dinâmica, perdendo o receio comum, principalmente nos setores mais tradicionais. Fazendo com que os avanços tecnológicos sejam percebidos pelas empresas e consumidores como benéficos ao mercado e à sociedade.
Aqui faço um adendo importante. Também é verdade que em meio à complexidade da sociedade e a sofisticação da tecnologia, os profissionais de marketing também enfrentam desafios como coexistência de cinco gerações em um mesmo período – que têm comportamentos de consumo muito distintos – além de inseguranças e desigualdade social. Mas podemos nos aprofundar neste assunto em outro momento.
Qual é a relação com as outras fases do marketing?
Por fim, precisamos esclarecer que, as fases anteriores do marketing não desaparecem a partir do momento em que nos movimentamos para uma nova. De fato, algumas coisas mudam. Porém, o que ocorre na realidade é a combinação de suas características. É justamente isso que faz com que o marketing e a sociedade se tornem cada vez mais complexos.
Sendo assim, enquanto o Marketing 3.0 focava na humanização da empresa por meio da geração de valor, e o 4.0 definia o marketing digital e estipulava boas práticas para ele, a quinta fase propõe unir valor com tecnologia. Assim, de forma resumida, sua premissa afirma que “a tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade”, como afirma Kotler.
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