Marketing Empresarial: saiba como fazer e aumentar o fluxo de leads
O Marketing Empresarial é a junção de todas as ações do marketing, aplicadas na rotina de um negócio. Seus principais objetivos são a captação de clientes e o atendimento de todas as demandas dos atuais clientes, colaboradores e sociedade como um todo.
A cada dia, o marketing conquista mais espaço no mundo do empreendedorismo e dos negócios. Isso acaba sendo reflexo de um mérito que não ocorreu de uma hora para outra, já que o setor de marketing está assumindo, cada vez mais, um papel importante em todas as empresas.
Isso está acontecendo por conta de um forte movimento, onde a publicidade está, cada vez mais, no mundo digital. Então, acaba se comprometendo em atingir os resultados esperados pela empresa como, por exemplo, trazer mais clientes em potencial.
Além disso, entender melhor a cabeça dos consumidores já é possível, através de sua jornada de compra. Com isso, muito se fala sobre o marketing digital. Mas, em muitos casos, o tradicional marketing empresarial está sendo deixado de lado e, quem acha que um pode excluir o outro, está muito enganado. Eles podem e devem andar juntos.
Então, para te explicar melhor sobre esse tema, resolvemos preparar esse texto. Continue a leitura e saiba tudo!
O que é Marketing Empresarial?
Como já foi dito, o marketing empresarial é a junção das ações de marketing, aplicadas na rotina de um negócio. E, com isso, captar mais clientes e ser capaz de atender todas as suas demandas, dos colaboradoras e da sociedade. Todas essas ações, são consideradas como uma ferramenta para encontrar soluções e estratégias que ajudem no desempenho e melhoria contínua no desempenho da organização.
Sendo assim, devem ser consideradas como aliadas em busca da inovação e comprometimento dos colaboradores envolvidos nas ações. Para que o marketing empresarial consiga atingir seu objetivo principal, é preciso a união entre todos que fazem parte da empresa. Isso acontece porque, a estrutura pode ser bem complexa, conseguindo sucesso em sua execução, somente com todos envolvidos e engajados.
Por muitos motivos, o marketing empresarial vem se mostrando cada vez mais necessário. Dentre eles, a mudança na maneira de interação entre o consumidor com a empresa, e a queda de limites territoriais de atuações.
Sendo assim, é preciso planejar todas as ações da sua empresa, levando sempre em consideração como o marketing pode colaborar para atingir suas metas e objetivos.
Elaboração de estratégias com o Marketing Empresarial
Para ter sucesso em suas ações, é importante seguir uma regra básica: os 4 Ps do marketing. Bom, vou te explicar sobre cada um deles:
Produto
O produto nada mais é do que a sua solução vendida. Ou seja, o produto ou serviço que está sendo oferecido aos clientes. Aqui, é importante mostrar como você pode resolver a dor dele, de maneira rápida e clara. Além disso, procure destacar seus diferenciais.
Preço
O preço, como o nome mesmo já diz, é o valor definido pela empresa em troca do seu produto ou serviço. Dessa forma, é importante que ele seja justo para ambos os lados. Lembre-se que os negócios onde o preço do produto é exposto associado com suas vantagens, acabam ganhando mais credibilidade do seu público-alvo.
Praça
A praça é considerada, tradicionalmente, como o ponto comercial da empresa. Mas, indo mais afundo, significa a forma com que o serviço ou produto será distribuído. Ou seja, não são apenas negócios físicos que vendem. Hoje, temos a possibilidade de e-commerce, revendedores, parceiros, entre outros.
Promoção
A promoção, nada mais é do que a divulgação do seu serviço ou produto. São todos os canais que a empresa vai investir para apresentar sua solução ao mundo. Então, é preciso estudar e planejar quais são os melhores meios de divulgação para encontrar suas personas, e como irá investir e seu processo de vendas.
Aumente suas vendas com o Marketing Empresarial
Agora que você já sabe o que é levado em conta no marketing empresarial, o que acha de utilizá-lo como ferramenta para ter mais vendas em seu negócio?
Utilize sempre os 4 Ps para melhorar sempre a jornada de compra dos seus clientes. Nesse momento, o marketing digital pode entrar e ser seu grande aliado. Isso ocorre, porque os canais digitais estão ganhando muita força e sendo utilizados cada vez mais.
Então, com esse foco, aqui vão algumas dicas úteis para aumentas suas vendas utilizando o marketing digital e empresarial:
Utilize bastante as redes sociais
Hoje em dia, notamos que quase todos estão nas redes sociais, então, a empresa precisa estar nesse ambiente também. A presença na internet deve ter as práticas profissionais como objetivo. Assim, você pode explorar da melhor forma a divulgação do seu serviço e produto, além de atender por lá, as demandas dos clientes.
Confie no Marketing de Conteúdo
Mais do que a simples venda, todo negócio precisa mostrar que é referência no seu mercado de atuação e que são os melhores na área. Então, a partir daí, o marketing de conteúdo ganha sua importância.
A melhor opção nesse sentido, é criar conteúdo para educar o seu mercado. Com isso, você pode fortalecer a confiança e a aquisição de clientes. Esses conteúdos podem ser oferecidos por meio de um blog, materiais ricos, vídeos, e-mails, entre outros.
Utilize o e-mail para se relacionar com os clientes
As empresas que utilizam o e-mail marketing com sabedoria, acabam tendo uma boa vantagem sobre seus concorrentes.
Então, com uma boa base de e-mails, você pode compartilhar conteúdos de acordo com o interesse dos leads. Assim, pode demonstrar que a empresa está disponível em ajudá-los. As pessoas gostam de atenção e de receber bons conteúdos. Dessa forma, quando precisarem da sua solução, não vão pensar duas vezes.
Utilize seu site como uma vitrine
Como a maioria das coisas em nossa vida, temos o lado bom e o ruim. A internet é um ótimo meio de divulgação mas, também, pode distrair muitas pessoas. Ou seja, há uma grande chance de um consumidor entrar no seu site e sair logo em seguida, por alguma distração.
Procure manter seu site o mais atrativo possível. Além disso, deixe-o em um modelo mais “self-service”. Exponha todas as informações do seu serviço ou produto de maneira transparente, para conquistar a credibilidade com os clientes. O visual do site também é bastante importante. Pode parecer bobagem, mas as cores e imagens dizem muito sobre a empresa.
Contudo, o marketing empresarial só agrega valor quando oferece vantagens tanto para a empresa, quanto para o cliente. Com um bom planejamento e execução, os resultados podem ser rapidamente notados.
Bom, por hoje, ficamos por aqui. Se você curtiu esse conteúdo, não deixe de acompanhar nosso blog e conferir outras matérias sobre o mundo do marketing. Caso tenha restado com alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente!