Inbound e outbound: descubra os segredos das empresas que mais vendem no Brasil

Descubra quais estratégias que as empresas estão usando para aumentar as suas vendas.

O inbound e o outbound, são duas estratégias distintas para se trabalhar na área do marketing digital e fazer crescer as vendas do seu negócio.

Ambas, sozinhas, conseguem gerar ótimos resultados de vendas. Porém, esses resultados podem tornar-se ainda mais significativos quando ocorre a união dessas duas estratégias.

Apesar de terem formatos diferentes de abordagem, conseguem destacar-se de maneira positiva quando unidas.

Muitas empresas estão optando por usar essas técnicas de maneira conjunta, por isso, conseguem ter um resultado muito relevante em suas vendas.

Então, se você deseja aumentar os seus lucros, leia esse artigo e descubra o segredo que está fazendo com que as empresas do Brasil vendam muito mais.

Diferença entre inbound e outbound marketing

Antes de falarmos em como lucrar mais unindo essas duas estratégias, é muito importante saber um pouco mais sobre a função de ambas quando aplicadas sozinhas.

Como dito antes, as duas estratégias possuem formas de abordagem completamente diferentes uma da outra e, por isso, é de muita importância entender mais a fundo sobre cada uma delas.

Inbound

O principal foco dessa tática é atrair e fidelizar os clientes. Usando um termo muito conhecido para definir essa estratégia, já dá para conhecer qual o objetivo da mesma.

Também conhecido como marketing de atração, tem como ideia principal, atrair o cliente até a sua empresa, como o próprio nome já deixa claro.

Outbound

O outbound marketing, é considerado uma das formas mais tradicionais de divulgação de marcas e empresas.

Portanto, essa estratégia é a mais proativa e engloba mídias mais convencionais como: publicidade em rádios, TVs, outdoors, materiais impressos, jornais e revistas.

Vantagens e desvantagens do inbound e outbound marketing

Ambas as estratégias, podem gerar ótimos resultados para o seu negócio. Porém, para escolher a melhor para a sua empresa, é necessário que você saiba sobre algumas vantagens e desvantagens de ambas.

Vantagens do outbound

  • Resultados a curto prazo;
  • Facilmente mensurável;
  • Assertividade do contato.

Desvantagens do outbound

  • CAC elevado;
  • Taxa mais alta de rejeição.

Vantagens do inbound

  • Redução de custos;
  • Estratégia totalmente mensurável;
  • O inbound se encontra em todos os pontos do marketing digital.

Desvantagens do inbound

  • Metodologia complexa;
  • Para quem deseja resultados rápidos, essa não é a melhor opção, já que as suas respostas são a longo prazo.
aumente-seus-resultados-com-inbound-e-outbound-marketing

Inbound e outbound: qual a melhor opção para a geração de leads?

A dúvida que muitas pessoas têm no momento de investir em uma estratégia de marketing digital, é saber qual será a mais eficaz para o seu negócio.

Porém, a resposta para essa pergunta não é tão simples.

Por isso, é preciso, antes de tomar a decisão, analisar todos os pontos em consideração em busca de definir qual metodologia é mais interessante para o seu negócio.

Para fazer isso, é necessário levar em conta as características de cada tipo de método e os objetivos da marca.

Contudo, mais importante que escolher entre uma ou outra, é levar em consideração que os melhores resultados podem ser conquistados com a união dessas duas estratégias. Elas trabalham muito bem juntas, uma complementando a outra.

Atualmente, no setor B2B, uma outra estratégia que, de certa forma, une o inbound e outbound, vem ganhando muita força. Essa tática é conhecida como:  Account Based Marketing (ABM)

Confira mais sobre essa tática e como ela está sendo usada para gerar maiores resultados.

Account Based Marketing: descubra o que é e como colocá-la em prática

Essa estratégia é totalmente focada em contas pré-definidas. Ou seja, primeiro seleciona-se quem são os clientes em potencial para depois realizar as campanhas e atraí-los.

Essa tática, evita problemas com a prospecção de clientes desqualificados que têm dificuldade em avançar na jornada de compras.

Em resumo, o ABM consiste em pegar uma lista de prospecção de perfil de ideal de clientes e trabalhar a mesma, paralelamente, com a sua estratégia de inbound marketing.

ABM na prática

Colocar essa estratégia em prática pode parecer mais fácil do que realmente é. Então, o recomendado, é que você tenha uma equipe especializada na área de marketing para te ajudar.

Sendo assim, vou te ensinar 5 passos que te auxiliarão no seu processo para aumentar as vendas por meio dessa estratégia. Confira:

  1. Identificar e definir contas;
  2. Gerar lista de contas;
  3. Criar ofertas e conteúdos personalizados;
  4. Criar uma campanha;
  5. Mensurar os resultados.

Portanto, tenho certeza que seguindo à risca esse passo a passo, é possível fazer com que os seus resultados tenham aumentos significativos.

Como vender mais unindo inbound e outbound marketing?

Nem sempre, todos os leads conquistados através do outboud marketing estão no momento certo para realizar a compra.

Em muitas vezes, eles têm o perfil ideal para concretizar a compra, porém, ainda não compreenderam como a solução pode aplicar-se em seu negócio, o que impede de avançarmos na negociação.

Contudo, para garantir que a transação seja feita, o ideal é encaminhar o lead imaturo do outbound, para ser nutrido por fluxos do inbound marketing. Dessa forma, o mesmo passará a receber conteúdos que o deixará informado sobre seus produtos, serviços e benefícios que ele pode ter ao adquiri-lo.

Sendo assim, para fazer a integração entre essas estratégias, as equipes de vendas e marketing precisam estar muito bem alinhadas.

Além disso, fazer o uso de ferramentas de marketing e vendas é fundamental. Pois, assim, torna-se possível gerenciar os processos de forma integrada, e isso é vital para otimizar o funcionamento dessas áreas simultaneamente.

Portanto, o aumento dos seus resultados pode crescer de forma significativa. Pois, juntas, essas duas estratégias permitem te fazer lucrar muito acima do esperado.

Como escolher a melhor estratégia para aumentar seus resultados

Para escolher a melhor tática para o seu negócio, é preciso que várias ações sejam estudadas para definir aquela que melhor se encaixa em sua empresa.

Sendo assim, ter objetivos claros e analisar o seu público é um dos pontos fundamentais para realizar um análise.

Outro ponto que não deve ser descartado, é ter um planejamento muito bem organizado e estruturado.

Entretanto, apesar de, para algumas pessoas isso parecer simples, para o marketing digital gerar resultados positivos em seu negócio, é necessário uma equipe especializada.

Assim, contratar uma agência para te ajudar a escolher as melhores estratégias para a sua empresa é fundamental.

Então, se você deseja saber mais sobre essas técnicas e conhecer melhor o mundo do marketing digital, fale com um especialista e fique ligado em nosso blog para mais conteúdos como esse!

Posts relacionados

saiba-como-funciona-a-ferramenta-crm

Como utilizar os sistemas de CRM e ter uma melhor análise de dados.

Quer descobrir como ter uma melhor análise de dados usando CRM? Leia o texto e saiba...
mulher-segurando-tablet-fundo-desfocado

Marketing para TI: saiba como otimizar processos e aumentar resultados

Atraia leads mais qualificados e gere maior número de vendas para a sua empresa com essas...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?