Conheça os novos recursos do Meta Ads que prometem melhorar o desempenho dos anúncios
O Meta Ads é a plataforma de anúncios do Instagram e Facebook. Em um só lugar, podemos realizar as divulgações de produtos e serviços das redes sociais do ecossistema Meta, mediante um investimento.
Na atualidade, as redes sociais são as ferramentas de anúncios com o melhor resultado em termos de custo-benefício. Com baixo investimento, é possível atingir um público expressivo, além de ter uma taxa média de conversão mais alta do que anúncios no Google, por exemplo.
Neste artigo você vai conhecer as tendências para o Meta Ads e alguns recursos lançados em 2023. Continue a leitura e aproveite!
O que é o Meta Ads?
O Meta Ads é a plataforma de anúncios do ecossistema de mídias sociais da Meta. Ou seja, é por meio dela que realizamos as divulgações de produtos e serviços no Facebook ou Instagram mediante um investimento.
Os anúncios têm um formato bastante similar às publicações orgânicas dessas redes sociais. Dessa forma, são compostos principalmente por imagens – em vídeo, estática ou em carrossel – e uma legenda. O diferencial, é que nos anúncios podemos adicionar mais títulos e CTAs (call to action) para incentivar ainda mais o público a realizar uma ação.
Na atualidade, não podemos negar a relevância dessas mídias no dia a dia das pessoas. Afinal, elas não só as usam como um passatempo ou um recurso para se aproximar de amigos e familiares, como também, para conhecer novas empresas e se relacionar com elas. Sendo assim, o Meta Ads tem um potencial gigantesco nas estratégias de marketing e vendas.
Como o Meta Ads funciona?
Como uma ferramenta de gerenciamento de anúncios, o Meta Ads permite a realização de diversos modelos de anúncios, baseando-se, especialmente, no objetivo da campanha e características do anunciante.
Sendo assim, pode-se realizar segmentações de público, ou seja, selecionar quem irá ver aquele anúncio a partir de suas preferências, idade, gênero ou localização. Além disso, ele permite optar por um tipo de anúncio que leve a audiência a um click, uma compra ou um cadastro.
Tendências da plataforma
Anúncio no Threads?
Em meados de 2023, a Meta lançou a sua alternativa ao X, antigo Twitter. Com o objetivo de surrupiar os usuários da concorrente em meio a um período de incertezas e polêmicas envolvendo a X, o Threads nasce com uma importante diferença de suas antecessoras.
É que a Meta ainda não permite a realização de anúncios no Threads. Logo que foi lançado, empresas e agências publicitárias já demonstravam interesse em anunciar por lá. Porém, não há previsão de quando esse tipo de recurso estará disponível.
Atualmente, em termos de publicidade, o Threads permite apenas a veiculação de “conteúdos patrocinados”, ou Branded Content. Dessa forma, as marcas podem fazer parcerias com criadores de conteúdo, desde que o vínculo publicitário seja devidamente informado de forma clara à audiência, por meio de ferramentas da própria rede social.
Meta sem anúncios na Europa
No início de 2023, a união europeia lançou novas resoluções sobre publicidade on-line, visando o aumento de transparência e maior controle do conteúdo patrocinado. Como resposta, a Meta começou a estudar versões sem anúncios de suas redes sociais, mediante o pagamento de uma mensalidade.
Embora esses recursos ainda estejam em funcionamento, este é um movimento que pode impactar empresas que fazem negócios internacionais. Além disso, é um ponto para se atentar, porque a tendência pode migrar para outros países.
Anúncio por WhatsApp
Em setembro de 2023, o Financial Times publicou um boato de que o Meta estaria estudando a inserção de anúncios no WhatsApp. No entanto, no mesmo dia, o CEO da plataforma de mensagens Will Cathcart desmentiu a notícia, finalizando seu pronunciamento com a informação que não existem nem planos para isso.
Principais novos recursos do Meta Ads
Mesmo que o carro chefe do Meta Ads continue sendo o Facebook e o Instagram, a empresa atualiza seus recursos constantemente. Assim, ele torna possível o desenvolvimento de anúncios mais atrativos para o público, ao mesmo tempo em que otimiza o trabalho dos profissionais de marketing digital. Em meados de 2023, a Meta lançou dois novos recursos que prometem alavancar o desempenho das campanhas.
Inteligência Artificial
O Meta entrou na onda da inteligência artificial e em outubro de 2023 lançou ferramentas para criação de anúncios. Agora, os anunciantes têm a possibilidade de criar anúncios mais rapidamente, a partir da IA generativa que produz texto e imagens rapidamente. Espera-se ajudar as empresas a economizarem até 5 horas semanais em desenvolvimento de anúncios.
Foco nos vídeos
Também em outubro, a gigante da tecnologia lançou três novas ferramentas de anúncio em vídeos curtos, os Reels, para Facebook e Instagram.
Coleção: combina um vídeo com pequenas imagens relacionadas a ele. Essa é uma solução já implementada no Instagram, mas que começou a ser testada no Facebook recentemente.
Multidestinos em carrosséis de Reels: permite a vinculação de links que destinam as páginas de diferentes produtos em uma única publicação.
Arraste para o lado: permite que o usuário acesse a página de destino do produto anunciado apenas ao arrastar para o lado.
Como você pôde ver, anunciar nas redes sociais do ecossistema do Meta é fundamental nas estratégias de marketing digital. Mesmo assim, realizar essa atividade pode ser um trabalho bastante complexo e demanda muito tempo e uma equipe habilitada.
Dessa forma, o ideal é investir em serviços de marketing digital, deixando esse trabalho nas mãos de especialistas. Para isso, você pode contar com a Beatz! Uma consultora completa de marketing digital data driven que já transformou o desempenho de diversas empresas.
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