Vendas e marketing: descubra como aumentar seus resultados com essa integração

Consiga leads mais qualificados com a união dessas áreas

Unir vendas e marketing é, sem dúvida, uma das melhores estratégias para empresas que buscam crescer ainda mais no mercado.

Essa integração pode acontecer através de um setor de pré-vendas, que, amparado por uma determinada tecnologia, trabalha para coletar os dados mais importantes dos leads.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema? Então, continue a leitura que já te explicaremos um pouco mais sobre o assunto.

Papel de vendas e marketing como acelerador de resultados

De fato, todas as empresas sabem a importância que as vendas possuem. E, claro, conquistar o mercado é uma tarefa que traz um grande diferencial, visto que a concorrência e a necessidade de se reinventar estão em constante crescimento.

Com essa aceleração, os leads ganham a maturidade necessária durante todo o processo de atração e, assim recebem a ligação do setor vendas.

Todo esse caminho até a etapa final, ajuda na questão de confiabilidade entre o lead e a empresa, fazendo com que ele tenha uma ótima experiência pelo atendimento personalizado.

Além disso, a grande quantidade de conteúdos à disposição, deixou ainda mais claro que as marcas precisam educar seus clientes para que a jornada de compra se torne algo mais prático.

Por isso, vou te mostrar abaixo, os motivos que revelam a união dos setores de marketing e vendas, como uma atitude muito vantajosa. 

Por que vendas e marketing devem atuar juntos?

Sem dúvida, trabalhando juntos, os departamentos de marketing e vendas conseguem garantir vantagens como: melhoria na comunicação e sincronia nas ações, além de aumento nas chances de vendas já que essa união pode gerar estratégias muito mais assertivas. 

Mas, afinal, como isso pode acontecer na prática? 

Como sabemos, pelo menos metade do processo feito pelos consumidores é através de pesquisas pela internet, sem que tenham qualquer contato com vendedores. Uma das melhores estratégias, e mais eficientes, é o Inbound Marketing, como você pode conferir em nosso texto sobre o assunto

O gerenciamento de uma empresa exige que as equipes de vendas e de marketing trabalhem juntas e que os times estejam sempre em sintonia. Pois, com a junção das estratégias de marketing e do conhecimento comercial sobre o seu segmento e seus possíveis clientes, é possível alcançar resultados melhores e aumentar suas vendas com mais facilidade. 

Enfim, na prática, é preciso que criem ações intencionais com o intuito de captar novos públicos. Uma boa opção para apresentar o seu produto e, em seguida, vendê-lo, é o desenvolvimento de materiais ricos, que podem ser idealizados com a ajuda e a experiência desses dois tipos de profissionais. 

Logo após apresentar o seu material, de forma gratuita ao seu cliente, é iniciado o fluxo de nutrição, que visa levar o lead ao próximo estágio do funil até que ele esteja totalmente preparado para realizar a compra.

Ou seja, após o marketing realizar a entrega do conteúdo adequado e obter as informações que o cliente precisa, o setor comercial entra em ação. Pois, é a hora de transformar a oportunidade em venda. 

Como funciona esse processo?

Agora que você já entendeu sobre a importância da integração de vendas e marketing, veja como esse passo é realizado.

Em primeiro lugar, o setor de marketing realiza as ações pensadas após a coleta de informações feita pelo setor de vendas.

Em seguida, após identificar o perfil do seu cliente ideal, fica mais fácil criar as personas. E, como resultado, as estratégias são direcionadas para o tipo de lead que você deseja atingir.

Com isso, o processo de decisão se torna ainda mais direto e simples, visto que é provável que o lead aceite a solução.

Entretanto, para que esse processo realmente funcione no dia a dia, é ideal seguir alguns passos simples. Sendo eles:

  • Crie um SLA (Service Level Agreement), para alinhar as equipes de vendas e marketing;
  • Defina metas em conjunto com as duas áreas;
  • Realize reuniões periódicas para definir processos, metodologia e a rotina;
  • Tenha uma ordem de trabalho;
  • Utilize as ferramentas certas para facilitar o alinhamento.
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Principais vantagens da integração de vendas e marketing

Além de vender mais e melhor, você sabe o que mais essas estratégias podem oferecer de benefícios para a sua empresa? Veja mais!

Crescimento previsível

Essa união vai além de apenas entregar leads; ela ainda ajuda com uma visão a curto, médio e longo prazo dos resultados para ambas as áreas. Assim, a empresa consegue antecipar-se para as ações que contribuem na melhoria do desempenho, e a definir quais atos devem ter prioridade no final de cada mês.

Com isso, enquanto o departamento de marketing foca na geração e nutrição de mais leads, a equipe de vendas pode se concentrar em criar técnicas mais elaboradas para a conversão, acompanhamento de novos clientes e avaliar seus retornos financeiros.

Mais conhecimento dos consumidores

Quando identificamos os comportamentos, características, interesses e principais necessidades da nossa persona, é possível aumentar a capacidade estratégica do negócio, além de antecipar ações.

Com a estrutura em conjunto, é possível acompanhar os processos desde a captação, até que o lead tome sua decisão.

Tudo isso, é pensado para diminuir possíveis churns, melhora na taxa de lifetime value e ticket médio.

Transparência e clareza

De fato, toda empresa possui objetivos e, na maioria deles, envolve alcançar um número maior de possíveis clientes para melhorar suas vendas.

Mesmo que pareça óbvio, ao traçar as metas em conjunto, as duas áreas trabalham focadas em um único alvo. Ou seja, conseguem se preparar para atender e priorizar determinadas ações em um pequeno espaço de tempo.

Automações para auxiliar no dia a dia

Antes de tudo, sabemos como as informações do departamento de vendas e marketing são importantes e não podem se perder pelo caminho, além de precisarem estar sempre atualizadas, caso novos leads acabem chegando para iniciar as estratégias de venda.

Para evitar que isso aconteça, a melhor opção é o uso de softwares integrados para facilitar a captação e nutrição desses leads. Além da automação de marketing e CRM.

Como melhorar os resultados com essa estratégia

Agora que você já sabe sobre a importância de unir a equipe de vendas com a de marketing, confira algumas dicas que preparamos para que você alavanque as suas vendas e tenha o crescimento que sempre quis:

Agilidade nos atendimentos

Nos dias de hoje, é bem difícil encontrar um cliente que não se importe com o tempo de espera para ser atendido. Muitos procuram por um atendimento rápido e que consiga tirar todas as suas dúvidas.

É muito provável que ele chegue até a sua empresa através de algum texto de blog ou post em redes sociais. Então, se esforce ao máximo para demonstrar que a sua empresa é, realmente, tudo aquilo que prometeu ser nos materiais entregues aos clientes.

Qualificação dos leads

Como falamos anteriormente, é preciso educar o lead para que ele venha a se tornar um cliente potencial e fiel à sua empresa.

Assim, é importante criar um planejamento que mostre todo o caminho que seu lead deve fazer antes de, finalmente, chegar no fundo do funil e realizar a compra.

Gostou dessas dicas e quer saber mais sobre o mundo do Marketing? Acesse o nosso blog e veja mais conteúdos! 

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