Mídias sociais: como utilizá-las para aumentar a autoridade da sua empresa
Nós vivemos em uma era onde a maioria das pessoas vivem conectadas, principalmente nas Mídias Sociais. Só no Brasil, segundo uma pesquisa da Hootsuite de 2020, 49% da população são usuários ativos das redes sociais, e este número representa cerca de 3,80 bilhões de pessoas.
Isso mostra claramente o impacto da transformação digital em nossas vidas. Entretanto, isso não se restringe apenas ao nosso pessoal, ele mudou totalmente a maneira que fazemos marketing.
Afinal, as Mídias Sociais se tornaram um meio de comunicação muito eficaz, repleto de possibilidades interessantes para o setor de marketing. Além disso, as redes sociais que temos, estão sob constante melhoria e não param de surgir outras ainda mais dinâmicas e atrativas.
O que são as Mídias Sociais
As Mídias Sociais, ao contrário do que muitos pensam, não é a mesma coisa que Redes sociais, afinal, as redes têm como foco o relacionamento e compartilhamento de valores, objetivos e ideias.
Enquanto as mídias sociais são definidas por Andreas Kaplan e Michael Haenlein como “…um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador (UCG)”.
Simplificando, a mídia social é um termo mais amplo que representa as plataformas onde os usuários podem compartilhar informações, ou seja, todo ambiente online que permita a entrega de conteúdo é uma mídia social.
Lógico, é possível, sim, compartilhar conteúdo através das redes sociais. Isso significa que elas podem ser, também, uma mídia social, mas não são como o YouTube ou Blogs, onde há interação social, mas o foco está no compartilhamento de conteúdo.
Tipos de mídias sociais
Há várias mídias sociais dentro da internet, todas com a sua dinâmica e formatos. Os principais são:
Blogs
Estes, são um dos mais conhecidos na internet e continuam em alta, apesar das mudanças dentro do cenário digital. Além disso, são a escolha de 53% dos profissionais da área de marketing.
Redes sociais de conteúdo
São as redes de interação focadas no compartilhamento de conteúdo, como: vídeos, textos, imagens etc. Aqui entram o YouTube, Medium e Pinterest.
Redes sociais
Como foi dito antes, elas podem desempenhar o papel de uma mídia social, principalmente com as melhorias que estão sendo feitas nelas. As principais são:
Ainda invicto como a maior rede social do mundo, temos o Facebook.
Ele oferece prós, como: audiência de 2.1 bilhões de usuários, com uma média de 8 cliques, em anúncios, por usuário, segundo a Hootsuite. E oferece melhor segmentação de público, segundo a Statista.
O queridinho de muitos influencers e jovens no mundo todo. Ele é uma rede social que não para de crescer e oferece vantagens como brand awareness e mais engajamento para as marcas.
Ele é a rede social que une negócios e relacionamento entre pessoas, empresas e organizações.
O LinkedIn beneficia bastante as empresas B2B, pois 80% dos leads para estas empresas vêm desta rede social. Além de ser um ótimo meio de recrutamento e seleção.
Enfim, estas são apenas três das principais redes sociais que podemos utilizar para implementação de uma ação de marketing.
Como podemos te ajudar
É muito difícil estruturar uma campanha de Marketing Digital sem utilizar as mídias sociais, então, na hora de planejar a campanha, iremos:
Fazer a análise da persona
É essencial saber onde está a sua persona, o que ela consome, quais as mídias sociais que ela utiliza etc. Com este conhecimento será possível delinear muitos pontos da estratégia da campanha.
Escolher a melhores mídias sociais para a empresa
Agora vamos à escolha da melhor mídia social para você entrar em contato com a sua persona. Nesta etapa é muito importante fazer uma análise dos concorrentes diretos da empresa, para saber o que está funcionando e o que pode ser melhorado.
Criar um cronograma
Constância é algo muito importante dentro de uma campanha nas mídias sociais, pois ela mantém o público engajado e acompanhando a sua marca. Quando esta frequência é quebrada, há possibilidade de se cair no esquecimento.
Sendo assim, é muito importante criar um cronograma para as publicações, para conseguir manter a constância e até realizar algumas mudanças rápidas, se preciso.
Monitorar as métricas
Fazer a análise das métricas faz parte de todo planejamento de campanha, afinal, só assim iremos saber se é necessária alteração de alguma publicação ou a taxa de sucesso e rejeição de certa ação de marketing.
Como você pode ver, as mídias sociais são meios incríveis onde é possível atingir centenas de pessoas com uma publicação, e construir uma relação com estes clientes em potencial.
Então, se você quer estreitar os laços com os seus clientes, entre em contato conosco!