Mudanças do Instagram: veja quais as expectativas para a plataforma e adapte as suas estratégias
A internet está mudando, não tem como negar. A forma como o público tem consumido conteúdo sofreu drásticas alterações e, estamos procurando por coisas cada vez mais rápidas e dinâmicas.
Ter isso em mente, vai te ajudar a se preparar para o futuro e, também, pensar em novos formatos para suas campanhas e estratégias de marketing. As mudanças do Instagram, por exemplo, já são um fato no meio corporativo e aceitá-las pode ser muito benéfico para sua empresa.
Antes de mais nada, você sabe quais são essas mudanças? Se você não tem acompanhado notícias sobre o assunto, continue a leitura e veja todos os detalhes que vão otimizar suas estratégias de marketing na plataforma.
Boa leitura!
Instagram ou TikTok?
Você provavelmente já ficou sabendo das comparações entre as duas plataformas.
Os vídeos que foram implementados na rede social lá em 2013, quando a atual Meta comprou o aplicativo, ao longo dos anos foram ganhando, cada vez mais espaço.
Esse fator resultou em mudanças de interface e, após o surgimento da plataforma de vídeos chinesa, os recursos do Instagram ficaram cada vez mais diferentes.
Essas mudanças geraram revolta no público, e foram mobilizadas campanhas para que o “Instagram voltasse a ser o Instagram”. A pressão foi ainda maior quando influenciadores entraram na discussão e exigiram que as mudanças parassem.
Kim Kardashian e Kylie Jenner deixaram claro o seu descontentamento a respeito dos vídeos, cada vez mais comuns no feed. Mas, não parou por aí.
As declarações dessas influenciadoras geraram uma resposta da plataforma, dada por Adam Mosseri, chefe da rede social. Na resposta, ele afirmou que os vídeos eram parte das novas estratégias do Instagram e as mudanças continuariam.
Confirmando então, o foco do aplicativo em vídeos, cada vez mais próximo do que encontramos no TikTok.
Pressão de usuários e influenciadores sobre mudanças do Instagram
Como você viu anteriormente, a pressão de grandes influenciadores gerou resposta da plataforma. Apesar de Mosseri vir a público dizer que esse seria o futuro do Instagram, o movimento iniciado na rede social gerou resultado.
A rede social prometeu rever o sistema a entrega exagerada de vídeos, mas, ainda defende a entrega de vídeos no feed. De acordo com o chefe da plataforma, os dados do Instagram apontam uma maior interação do público com o formato de vídeos.
Especialistas dizem que esse fator pode estar ligado a entrega superior de conteúdo em formato de vídeos, com plataformas como TikTok e, agora, no Instagram, os usuários tendem a consumir menos imagens estáticas.
Por isso, os dados informam uma interação maior do público com esse tipo de conteúdo.
Mas, por que entender sobre mudanças do Instagram?
A resposta para essa pergunta se estende a diversas outras situações que envolvem mudanças em redes sociais. Atualmente, as plataformas de mídia social são ferramentas fundamentais em estratégias de marketing digital.
As mudanças acontecem a todo momento e, em sua grande maioria, podem impactar em suas campanhas. Os vídeos, por exemplo, indicam uma mudança de consumo que permite potencializar os próximos conteúdos que você cria para a sua marca.
Acima de tudo, atualizar o seu repertório é essencial para que você não fique atrás da concorrência. Assim, criando materiais relevantes e que gerem curiosidade no seu público. Além disso, aumentar o engajamento dos seus seguidores, fica muito mais fácil quando você sabe o que eles procuram.
Obviamente, quando olhamos as discussões a respeito da entrega de conteúdo no Instagram, sabemos que as mudanças são em nível global. Mas, o fato abre caminhos para que você estude o seu público-alvo.
Quer mais notícias, novidades e dicas para administrar as suas campanhas de marketing digital? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todos os detalhes sobre o assunto!
Beatz Podcast
Já conhece o Beatz Podcast? Toda terça-feira às 18h30 em nosso canal no Youtube e depois, você pode acompanhar na integra lá no nosso perfil no Spotify, ou então, ver os melhores cortes em nosso Instagram.
Não perca tempo e corre para acompanhar, convidamos sempre um especialista para falar sobre assuntos envolvendo práticas para potencializar suas campanhas de marketing digital.
Até a próxima!