O que é a liderança estratégica e como a implementar?
Liderança estratégica é uma abordagem da liderança que, objetivando o sucesso dos negócios a longo prazo, envolve atribuições de gestão de pessoas e vai além de capacidades analíticas. Ao longo deste texto, você vai aprender o que configura “ser um líder estratégico”, além de se inspirar com exemplos notáveis.
Líder ou chefe: qual é a diferença?
Quando falamos em liderança, precisamos abrir um parêntese importante: existe uma importante distinção entre um líder e um chefe. Embora ambos estejam na linha de frente das empresas e/ou equipes, a atuação dessas duas personas na dinâmica organizacional influencia o desempenho da empresa em diversas esferas (cultura, negócios, integração dos empregados etc.).
Geralmente, um chefe ou patrão, muitas vezes, se concentra apenas em dar ordens e controlar as atividades da equipe. Assim, orientam suas atividades pela autoridade, impondo decisões sem considerar as opiniões e/ou perspectivas da equipe. Dessa forma, a relação com os subordinados, torna-se predominantemente unidirecional.
Embora essa maneira de gerir empresas e equipes seja tradicional e mostre preocupação genuína com resultados imediatos dos negócios, acaba perdendo de vista o desenvolvimento de habilidades e o bem-estar dos membros da equipe. Como resultado, tem-se o distanciamento de uma visão do futuro da organização.
Um líder, por sua vez, inspira e motiva sua equipe a alcançar objetivos comuns juntos. Assim, incentiva a colaboração e a participação ativa de todos os membros. Por isso, o líder deve se dedicar em aprender e desenvolver suas capacidades psicossociais, demonstrar empatia e habilidade de escuta, além de construir um canal aberto ao feedback construtivo.
Por, geralmente, possuírem uma visão de longo prazo e capacidade de definir uma direção estratégica para a organização, também se preocupam em desenvolver talentos, capacitando os membros da equipe para crescerem e contribuírem significativamente.
Como líderes atuam estrategicamente?
Como dito, o termo líder pressupõe um olhar estratégico da pessoa nessa posição. Assim, quando falamos em liderança estratégica, devemos reconhecer que, em teoria, todos os líderes deveriam agir dessa maneira.
Assim, os líderes atuam estrategicamente quando estabelecem uma visão clara do futuro da organização, definindo metas e objetivos tangíveis para guiar o progresso. Realizando isso a partir de uma análise detalhada do ambiente de negócios externo e interno para identificar oportunidades e ameaças.
Eles também estão sendo estratégicos quando desenvolvem estratégias para alcançar os objetivos organizacionais, considerando capacidade de crescimento e diversificação a partir das necessidades da empresa e do mercado.
Outro momento em que a competência estrategista de um líder é exposta, é durante as tomadas de decisões sensíveis, por meio de sua capacidade de considerar as informações disponíveis, avaliando os possíveis impactos antes de decidir.
Mas a estratégia também se mostra pela forma com que o líder se comunica e engaja seus subordinados. Afinal, isso garante que todos entendam seu papel na organização, o que os torna mais propensos a alinharem seus esforços em direção aos objetivos estratégicos.
Em resumo, o que faz um profissional assumir um posicionamento de liderança estratégica são as atividades que ele toma para alcançar o sucesso a longo prazo. Por exemplo:
- Definir uma visão clara;
- Desenvolver estratégias relevantes para o bem geral da empresa;
- Tomar decisões com embasamento;
- Comunicar-se efetivamente com seus liderados;
- Saber se adaptar às mudanças no ambiente de negócios.
Exemplos de liderança estratégica
Além de tudo o que foi exposto até agora, os líderes têm outra coisa em comum: todos eles se inspiram em outros líderes para construir sua própria história. Confira a seguir, alguns personagens que são verdadeiros exemplos de liderança estratégica.
Steve Jobs | Apple
Por décadas o Steve Jobs tem sido citado como um exemplo de liderança estratégica. Sua capacidade de definir uma visão clara e inspirar sua equipe a alcançá-la criou um império da tecnologia e, mesmo após seu falecimento, ainda é uma inspiração para líderes iniciantes ou experientes.
Além de conduzir a Apple em seu caminho para se tornar uma das empresas mais inovadoras do mundo, Jobs tinha uma habilidade inumana de antecipar necessidades e desejos dos consumidores. Ao lado de sua equipe, adotou uma abordagem centrada no usuário, que se tornou padrão para o setor de tecnologia.
Indra Nooyi | PepsiCo
A ex-CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, também é reconhecida por sua exemplar liderança estratégica. Ela ganhou essa fama especialmente por seu feito em transformar a empresa, tornando-a mais saudável e centrada no consumidor.
Enquanto estava à frente da marca, ao lado de sua equipe, ela expandiu o portfólio de produtos da PepsiCo, incluindo opções mais saudáveis. Além disso, defendendo iniciativas de sustentabilidade e diversidade da empresa. Foi sob a direção de Nooyi que a marca passou a reconhecer a importância de valores corporativos alinhados com as expectativas dos consumidores modernos.
Note que esses dois nomes têm algumas características em comum: ambos moldaram o futuro de suas organizações, a partir da definição de visão convincente e consistente. Eles tiveram a capacidade de identificar oportunidades de mercado e orientar suas equipes para atingir os objetivos. Mas um aspecto se destaca: eles conseguiram o sucesso corporativo ao considerarem as opiniões, desejos e necessidades das pessoas.
Em geral, a liderança estratégica envolve a habilidade do líder em saber ponderar duas aspirações. A primeira é seu olhar nos negócios e compromisso com a excelência e a inovação. A segunda é a valorização das pessoas envolvidas nos processos de toda a cadeia de produção da empresa.
Aprenda mais sobre estratégia de gestão e negócios nos demais artigos disponíveis no blog da Beatz!