O que é Google Ads e quais os primeiros passos para começar a usar?
Um ponto que se destaca ao falarmos sobre marketing digital, é o uso de ferramentas que potencializem os resultados e otimizem a rotina dos profissionais da área. Mas, para isso, é preciso conhecer a fundo as plataformas e suas funcionalidades.
Como sabemos, o mundo do marketing digital é repleto de ferramentas e estratégias, e uma das mais poderosas e amplamente utilizadas é o Google Ads. Então, se você está interessado em promover seu negócio on-line, é essencial entender o que é o Google Ads e como ele funciona.
Por isso, neste artigo vamos explorar mais uma das características que podem otimizar a rotina de profissionais como você e potencializar os resultados da sua empresa. Vamos nessa?
O que é o Google Ads?
O Google Ads é uma plataforma de publicidade on-line criada pelo Google, a gigante das buscas na internet. Anteriormente conhecida como Google AdWords, essa ferramenta permite que empresas criem anúncios que serão exibidos nos resultados de pesquisa da plataforma, em sites parceiros e em várias outras propriedades e ferramentas de pesquisa, como é o caso do YouTube.
Dessa forma, os anúncios criados no Google Ads podem ser exibidos de várias maneiras, incluindo anúncios de texto simples, anúncios gráficos, em vídeo e até mesmo em aplicativos móveis. Além disso, a principal vantagem dessa ferramenta é que ela permite que os anunciantes alcancem um público-alvo altamente segmentado, o que significa que seus anúncios serão exibidos para pessoas que têm maior probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços.
Como o Google Ads funciona?
Antes de nos aprofundarmos no assunto, precisamos entender como essa ferramenta é aplicada na prática. Então, agora que sabemos o que é o Google Ads, vamos dar uma olhada em como ele funciona:
1. Leilões de palavras-chave
O principal diferencial do Google Ads são os leilões de palavras-chave. Os anunciantes escolhem termos relevantes para seus produtos ou serviços e definem um lance máximo que estão dispostos a pagar sempre que alguém clicar em seu anúncio. Quando alguém faz uma pesquisa no Google usando uma dessas palavras-chave, ocorre um leilão em tempo real para determinar quais anúncios serão exibidos.
2. Índice de qualidade
Ademais, o Google considera o índice de qualidade ao determinar a classificação dos anúncios. Dessa forma, medindo a relevância do anúncio, da página de destino e da taxa de cliques esperada. Sendo assim, quanto mais relevante e útil for o anúncio para o usuário, maior será essa métrica, o que pode permitir que um anúncio com um lance menor supere um anúncio com um lance mais alto.
3. Formatos de anúncio
Ao investir em uma campanha de anúncios através do Google Ads, você pode escolher entre vários formatos. Entre eles, podemos citar:
- Anúncios de texto: são simples textos que aparecem nos resultados de pesquisa;
- Anúncios gráficos: opções mais visuais que podem ser exibidos em sites parceiros do Google;
- Anúncios em vídeo: uma escolha em vídeo, que é exibida no YouTube e em outros sites com essa finalidade;
- Anúncios de aplicativos móveis: campanhas projetadas para promover aplicativos móveis.
4. Segmentação e programação
O Google Ads oferece opções avançadas de segmentação, permitindo que os anunciantes escolham quem verá seus anúncios com base em fatores como localização geográfica, idioma, dispositivo e muito mais. Além disso, você pode definir programações específicas para exibir seus anúncios apenas em determinados horários ou dias da semana.
5. Orçamento flexível
Como se não bastassem todos os demais benefícios da plataforma, você ainda pode definir um orçamento diário ou mensal para seus anúncios e ajustá-lo a qualquer momento. Desse modo, ganhando um controle total sobre os gastos com publicidade e a capacidade de otimizar a campanha com base no desempenho.
Guia para montar uma campanha no Google Ads
Com tantos detalhes e características únicas, de fato, aplicar essa ferramenta em seu negócio pode ser um desafio. Por isso, preparamos um passo a passo completo sobre como montar a sua primeira campanha de anúncios através do Google Ads. Confira todos os detalhes e tire as suas dúvidas!
1 – Crie uma conta no Google Ads
- Acesse o Google Ads;
- Clique em “Comece agora” e siga as instruções para criar uma conta.
2 – Configure sua conta
- Após fazer o seu cadastro, siga as etapas para configurar as informações da sua empresa, incluindo nome, endereço e método de pagamento.
3 – Entenda seus objetivos
- Antes de criar a campanha, defina seus objetivos específicos, como: aumentar as vendas, gerar leads ou promover a conscientização da marca.
4 – Escolha o tipo de campanha
- No Google Ads, você pode escolher entre vários tipos de campanha, incluindo: Campanhas de Pesquisa, Campanhas de Display, Campanhas de Vídeo e muito mais (falaremos sobre isso mais a frente);
- Selecione o tipo de campanha que melhor se adapta aos seus objetivos.
5 – Defina seu orçamento diário
- Determine o valor máximo que você está disposto a gastar por dia na campanha;
- Lembre-se de que você pode ajustar o orçamento a qualquer momento.
6 – Escolha suas palavras-chave
- Identifique palavras-chave relevantes para seus produtos ou serviços;
- Use a ferramenta de palavras-chave do Google Ads para encontrar sugestões e estimativas de tráfego.
Você ainda pode optar por utilizar outras ferramentas para te ajudar nessa escolha, como é o caso da SemRush que utilizamos aqui na Beatz.
7 – Escreva seus anúncios
- Crie anúncios atraentes e relevantes que incluam suas palavras-chave;
- Siga as diretrizes de tamanho e formato para cada tipo de anúncio;
- Se você ainda não sabe quais são essas diretrizes, basta acessar o suporte do próprio Google e conferir na aba “campanhas”.
8 – Configure a segmentação
- Escolha sua localização geográfica alvo;
- Defina outros critérios de segmentação, como: idioma, dispositivo e programação.
9 – Defina seu lance
- Determine o valor máximo que você está disposto a pagar por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM);
- Considere o Índice de Qualidade para otimizar seus lances.
É importante lembrar: as métricas são essenciais tanto aqui como em qualquer outra campanha de marketing, por isso, tenha a certeza de que você conhece todas as siglas importantes para os resultados do seu trabalho. Por isso, temos um artigo perfeito para te ajudar nesse estudo. Acesse agora mesmo clicando no link abaixo. 👇
Veja quais métricas de marketing são indispensáveis para acompanhamento da sua estratégia
10 – Acompanhe conversões
- Configure o acompanhamento de conversões para medir o desempenho da campanha;
- Isso permite que você saiba quantos cliques estão gerando ações valiosas, como: compras ou inscrições.
11 – Lance sua campanha
- Revise todas as configurações;
- Clique em “Lançar” para ativar sua campanha.
12 – Monitore e otimize
- Acompanhe o desempenho regularmente;
- Faça ajustes conforme necessário, como otimizar lances, adicionar palavras-chave ou criar novos anúncios;
- Use os relatórios do Google Ads para obter insights valiosos.
Dicas adicionais para campanhas no Google Ads
- Realize testes A/B para otimizar seus anúncios e páginas de destino.
- Mantenha-se atualizado com as práticas recomendadas do Google Ads.
- Considere a contratação de uma agência de marketing digital se você não estiver familiarizado com a plataforma.
Lembre-se de que o sucesso no Google Ads requer paciência e ajustes contínuos. Desse modo, à medida em que você ganha experiência, sua campanha se tornará mais eficaz em atingir seus objetivos de marketing. Portanto, esteja disposto a aprender e adaptar sua estratégia conforme avança.
Quais as campanhas mais inteligentes do Google Ads?
Como vimos anteriormente, o Google Ads é uma das plataformas de publicidade on-line mais populares e poderosas disponíveis hoje em dia. Isso porque, ele oferece uma variedade de tipos de campanhas, cada uma projetada para atingir diferentes objetivos de marketing. No passo a passo que vimos anteriormente, notamos que um dos pontos para criar a sua campanha no Google Ads é a escolha do tipo certo de anúncio. Mas, para isso, precisamos compreender quais são esses anúncios e os diferenciais entre eles.
1. Campanhas de Pesquisa
As Campanhas de Pesquisa são o tipo mais comum e básico no Google Ads. Elas exibem anúncios de texto no topo ou na parte inferior das SERPs (páginas de resultados do buscador) quando os usuários pesquisam palavras-chave relevantes. Essas campanhas são ideais para:
- Aumentar o tráfego para o site;
- Promover produtos ou serviços específicos;
- Direcionar um público-alvo altamente segmentado.
2. Campanhas de Display
As Campanhas de Display permitem que você exiba anúncios gráficos em sites parceiros do Google, como blogs e sites de notícias. Essas campanhas são compostas por conjuntos de imagens, presentes em páginas que o usuário navega em seu dia a dia. Desse modo, são ideais para:
- Aumentar a conscientização da marca;
- Alcançar um público amplo;
- Promover produtos visualmente atraentes.
3. Campanhas de Vídeo
Além disso, temos as Campanhas de Vídeo que são projetadas para promover vídeos no YouTube e em outros sites de vídeo parceiros. Desse modo, você pode criar anúncios com vídeos curtos ou longos e segmentar seu público com base em interesses, demografia e comportamento de visualização. Com esse tipo de campanha, você pode:
- Engajar o público com conteúdo visual;
- Promover vídeos de demonstração de produtos ou depoimentos de clientes;
- Aumentar a conscientização da marca por meio de vídeos cativantes.
4. Campanhas de Shopping
As Campanhas de Shopping são específicas para empresas que vendem produtos on-line. Elas exibem anúncios de produtos diretamente nos resultados de pesquisa do Google, com imagens, preços e informações relacionadas aos produtos. Por serem extremamente comerciais, esse tipo de anúncio é específico para:
- Promover produtos de e-commerce;
- Aumentar as vendas on-line;
- Exibir informações detalhadas sobre produtos, diretamente nos resultados de pesquisa.
5. Campanhas de Aplicativos
Como vimos antes, também temos as Campanhas de Aplicativos, que são voltadas para promover aplicativos móveis. Elas exibem anúncios que incentivam o download direto do aplicativo a partir das lojas, como a Google Play Store. Da mesma forma que vimos no tipo anterior, essa campanha tem um objetivo claro, por isso, são comuns para:
- Aumentar o número de downloads de aplicativos;
- Promover atualizações ou recursos específicos;
- Alcançar um público móvel.
6. Campanhas Inteligentes
Por fim, temos as Campanhas Inteligentes. Essa é uma opção simplificada que utiliza a automação do Google Ads para otimizar os seus anúncios em várias plataformas, incluindo pesquisa, display e vídeo. Por contar com o apoio da própria plataforma, esse tipo de anúncio é comum em casos que:
- O anunciante possui orçamentos limitados, escassez de tempo ou baixo conhecimento técnico;
- E para aqueles que desejam uma configuração simples e rápida.
Como escolher o tipo de campanha certo no Google Ads?
Sabendo o que é Google Ads, e que cada um dos seus tipos de campanha, oferece um benefício diferente, precisamos compreender como fazer essa escolha. De fato, boa parte dos critérios a serem observados, dizem respeito ao seu objetivo com determinado anúncio. Dessa forma, é importante considerar o que você deseja alcançar com sua campanha antes de decidir qual estratégia seguir. Além disso, lembre-se de que você pode criar várias campanhas para atingir diferentes metas e públicos.
Antes de mais nada, faça uma pesquisa de palavras-chave relevantes, defina seu orçamento e público-alvo, e crie anúncios atraentes. Dessa forma, você pode monitorar o desempenho de suas campanhas regularmente e fazer ajustes conforme necessário para garantir que estejam alcançando os objetivos estipulados de maneira eficaz.
Entender o que é Google Ads, pode ser o passo inicial para uma ampla gama de tipos de campanhas, permitindo que você adapte sua estratégia de publicidade on-line de acordo com seus objetivos de negócios e necessidades. Por isso, escolha com sabedoria e aproveite o poder dessa plataforma para expandir sua presença on-line e alcançar seu público-alvo.
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