O que são prompts? Conheça os melhores para usar no ChatGPT em 2024
Não adianta tentar nadar contra a maré da tecnologia. Cedo ou tarde, seus colegas, colaboradores, você mesmo ou seus concorrentes recorrerão à inteligência artificial. Seja para otimizar processos, reduzir o tempo de produção ou melhorar entregas, o ChatGPT tem assumido um papel importante em muitas empresas.
O problema é que, embora essa ferramenta de fato seja muito útil, diversos usuários ainda não estão preparados o bastante para extrair todo o potencial da plataforma.
Assim, para que o ChatGPT gere bons resultados, o usuário precisa saber fazer os comandos de modo a forçar a inteligência artificial a pensar e entregar o que é proposto.
Por isso, é tão importante não ser generalista ou inespecífico ao dar as instruções para a plataforma. Afinal, o chat não tem o mesmo nível de contexto que está na mente do usuário.
Nesse sentido, os usuários mais assíduos têm estudado os mecanismos do ChatGPT e criado métodos para que a plataforma entregue os resultados desejados.
A exemplo disso, hoje entendemos que existem formas melhores e piores de desenvolver um prompt para a plataforma.
Mas, caso você não saiba o que é são prompts, como eles funcionam ou como desenvolver um bom prompt para o seu texto, acalme-se, porque neste artigo, vamos explicar o que você precisa para dar bons comandos à inteligência artificial generativa.
Inteligência artificial generativa
A inteligência artificial por si só não é tão recente. A grande novidade da vez, que ainda estamos aprendendo a usar e refinar, é a inteligência artificial generativa. Isso porque, até então, as ferramentas serviam para o tratamento e processamento de dados.
Já o ChatGPT, lançado em 2022, funciona a partir de inteligência artificial generativa. Isso significa que a ferramenta é desenvolvida para simular o método de aprendizado humano.
Ou seja, a IA generativa funciona de modo a processar grande quantidade de informações e traduzi-las em forma de uma conversa natural entre humanos.
E a partir dessa interação com os usuários, a inteligência artificial continua a reaprender suas respostas e formas de interação. Assim, denominamos esse processo de machine learning.
O que são prompts?
Os prompts são os comandos e instruções que o usuário fornece ao ChatGPT para estimular a inteligência artificial a gerar os melhores resultados.
Nesse sentido, existem várias formas de dar comandos para o chat. Mas em geral, a ferramenta tende a gerar resultados mais eficientes para prompts com diretos, simples, mas com detalhamento sobre aquilo que você deseja.
Dê contexto o bastante para o ChatGPT:
Lembre-se que a plataforma ainda não absorve em tempo real as informações colocadas na internet. Ou seja, determinados assuntos e eventos ainda não estão atualizados no banco de dados do ChatGPT.
Por isso, ao fazer um prompt para a plataforma, invista tempo em fornecer contexto, dialogar e fazer perguntar ao chat. Uma boa forma de começar uma interação é perguntando se o chat está familiarizado com determinado conceito, empresa, ideia e assim vai.
Por exemplo, se nós da Beatz quiséssemos fazer um post para o nosso LinkedIn, um bom começo seria perguntar: “Você conhece a agência Beatz?” e caso a plataforma gere alguma informação errada, não hesite em corrigi-la!
Não pare o prompt na primeira resposta
Seguindo o exemplo anterior, após verificar o que o chat sabe sobre nossa agência, podemos começar a aprofundar o conhecimento dele sobre o que fazemos.
Dessa forma, geramos contexto para o sistema fornecer boas respostas. Assim, podemos continuar nossos prompts informando os tipos que clientes que atendemos, o impacto que queremos causar, a imagem que queremos passar etc.
Dadas todas essas informações, enfim você poderá pedir para a inteligência artificial gerar um texto com mais chances de obter uma resposta satisfatória.
Delimite os prompts
Agora que você já sabe da importância em dar contexto ao chat, aqui vai outra dica super valiosa: para obter resultados ainda mais refinados e compatíveis com o que você deseja, especifique o tamanho ou plataforma em que pretende publicar seu material.
Ou seja, informe ao chat que você deseja um texto adaptado para o LinkedIn ou para um spot de rádio, por exemplo.
Outra forma de fazer essa restrição é delimitando o número de palavras ou caracteres que a inteligência artificial deve atingir. Se você quiser um texto para estampar uma camiseta, por exemplo, você pode fazer um prompt solicitando uma frase com até 5 palavras.
Use os prompts para forçar a criatividade da inteligência artificial
Como citado no tópico anterior, restringir a operação da inteligência artificial é uma forma de fazê-la buscar mais informações e meios de comunicá-la.
Assim, outro jeito de obrigar o ChatGPT a desenvolver textos criativos é pedir um número maior de opções do que você realmente precisa. Por exemplo:
Caso você precise de um título para e-mail, peça para ele criar 5 sugestões que transmitam o tom de voz que você deseja. Pode ser criativo, formal, curioso, impactante e assim vai.
Como eles podem te ajudar
A vantagem de ter prompts na manga é que o uso da inteligência artificial fica muito mais fluida. Assim, você já sabe o percurso de caminhos a seguir para obter as respostas que deseja.
Outra solução interessante é que o ChatGPT pode ser dividido por abas, que ficam salvas na plataforma. Assim, se você já construiu repertório sobre algum tema dando contexto para o chat, não precisará fazer esse percurso novamente. Basta entrar na mesma aba e começar a conversar com o chat, que absorveu o contexto anteriormente.
Módulo completo sobre inteligência artificial
Como você já viu, a IA Generativa é uma ferramenta muito útil para economizar tempo e adequar sua comunicação ao seu objetivo. E ignorar o potencial dessa plataforma significa ficar para trás daqueles que estão se aprimorando em utilizá-la com eficiência.
Por isso, aqui na Beatz, nosso curso de Trust Marketing tem um módulo completo com 21 aulas explicando a fundo como usar a inteligência artificial a favor do seu negócio.
Lá, ensinamos como usar o ChatGPT para criar e-mails, campanhas de marketing, definir a persona de uma marca, analisar uma conversa de WhatsApp e muito mais.
Aprofunde seu conhecimento sobre prompts e Inteligência Artificial Generativa no módulo 9 do Trust Marketing.
E para não perder qualquer novidade sobre como alavancar suas vendas com marketing digital, acompanhe a Beatz nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn e Spotify.