Podcast no Youtube: confira quais são as apostas da plataforma
A plataforma de vídeos, Youtube, já deixou claro os seus passos perante a popularização dos conteúdos em formato de podcast. Afinal, hoje, ela é a maior player na disputa por consumo de videocast ou vodcast (gravação de podcast transmitida em vídeo).
Com as investidas do Spotify, que possibilitaram o upload de trechos em vídeos dos conteúdos. O Youtube, agora, aposta em uma aba específica para o esse formato, reunindo os maiores canais (em número de assinantes) em um só lugar.
Desse modo, a plataforma de vídeos do Google abandona o posicionamento passivo na briga pela posição de número um no consumo de conteúdo em um formato em ascensão.
Mas, quais as vantagens da nova aposta de podcast no Youtube, e como isso pode impactar a produção dos vídeos?
É isso que vamos discutir no texto de hoje. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes!
Como funciona a nova aba de podcast no Youtube?
O conceito é bem simples, da mesma forma que a plataforma fazia curadoria de conteúdo com base no gênero e, até mesmo no formato. Agora, reservaram uma parte para os vídeos com características de podcast.
Você deve pensar que essa não é uma mudança tão significativa. De certo modo, como eu disse antes, é um conceito simples que já existia para outros tipos de vídeos.
Mas, a modificação pode trazer resultados valiosos para o futuro desses tipos de vídeos.
Em primeiro lugar, o formato de podcast já cresce há um bom tempo no mercado. Atualmente, de acordo com a pesquisa Podcast Insight 2021, existem cerca de 2 milhões de podcasts ativos.
Um número expressivo, que só é possível por conta do aumento de ouvintes. Isso mesmo, a demanda desse tipo de vídeo/áudio cresce, proporcionalmente, à quantidade de programas.
O Youtube sempre foi líder no mercado. Porém, com esse crescimento, outras plataformas de streaming investiram na novidade, como: Spotify, Apple, entre outras.
Fator que resultou nas tentativas do Google de destacar o seu aplicativo nesse mercado.
Por que dividir os podcasts de outros tipos de vídeos?
Em primeiro lugar, essa não é bem uma divisão, mas, é uma forma de encontrar o seu programa mais facilmente na plataforma. Essa é a real intenção do Youtube de dizer aos seus consumidores: “ei, eu tenho algo para você!”.
De fato, o Youtube já domina o mercado de podcasts. Mas, apesar de apresentar resultados superiores no segmento, nada destacava a marca como líder de mercado.
Plataformas de streaming, como Spotify, já faziam campanhas para divulgação de seus programas originais. Aliás, com investimentos significativos no formato.
Foi daí que veio a necessidade de tomar uma posição. Assim, colocando a marca como uma concorrente forte, não só para o mercado, mas também, para o público.
O que motivou a mudança na entrega de podcast no Youtube?
Mas, se o Youtube já era o número um em consumo de podcasts, por que mudar?
Como vimos anteriormente, a plataforma sempre manteve uma postura inerte na disputa. Mas, eles nunca sofreram tanta pressão da concorrência como agora.
Seja pela promoção de conteúdos originais ou a inserção de vídeos em aplicativos de áudio, cada mudança indica um passo da concorrência mais próximo do Youtube nessa corrida.
O posicionamento do Google em relação aos podcasts no Youtube, tendem a mudar ainda mais. Isso porque, os esforços para dominar o mercado estão vindo de todos os lados.
De acordo como estudo da Edson Research de 2022, mais da metade do público de podcasters (termo utilizado para definir os profissionais da área), está concentrado no Youtube.
Mas, com os investimentos aumentando, esse é um cenário que pode mudar a qualquer momento.
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