Posts patrocinados ou orgânicos: qual deles vale mais a pena para a sua empresa?
Atualmente, as redes sociais são um dos meios mais eficientes de fazer com que sua empresa seja vista e, assim, cresça. No entanto, há muitos fatores que devem ser observados para que suas redes funcionem de maneira eficiente. Dessa forma, ter estratégias de marketing é algo importante e que apresenta uma maior capacidade de trazer resultados para todas as empresas que querem se destacar no mercado.
Visto isso, a construção da imagem de sua marca é um processo que ajudará a promovê-la e a criar uma imagem positiva na mente dos consumidores. Nesse sentido, há duas formas de alcançar as pessoas nas redes sociais, chamadas de orgânica e patrocinada.
A principal diferença entre os posts patrocinados e os orgânicos, é que esse último apresenta um modelo gratuito e os patrocinados conseguem alcançar exatamente o público que a sua empresa deseja.
Sendo assim, é preciso ter definido os objetivos de uma campanha para que as melhores práticas sejam aplicadas em sua estratégia.
Para entender as principais diferenças entre publicações orgânicas e patrocinadas, continue a sua leitura!
Post orgânico x post patrocinado: entenda a diferença
De fato, existem duas formas de alcançar as pessoas nas redes sociais. Uma delas é gratuita e chamada de orgânica, que consiste em posts distribuídos sem pagar nada para um percentual de pessoas que seguem a página do seu negócio. Dessa forma, a entrega de seus conteúdos é restrita, para pessoas que já seguem a página ou, até mesmo, que o algoritmo seleciona.
A segunda forma é a patrocinada, onde você paga para a plataforma mostrar algum anúncio ou publicação específica para um maior número de pessoas e, até mesmo, para pessoas que nunca interagiram com sua página. Dessa forma, o alcance desses anúncios é potencializado, mediante investimento. Você ainda pode comprar alcance extra para o seu conteúdo, escolhendo quem será impactado por ele.
Desse modo, nos posts orgânicos, você não precisa realizar nenhum investimento, o que, por outro lado, talvez não garantirá o retorno esperado, visto que as postagens orgânicas dependem de engajamento para aumentar o alcance da sua página e alcance para ter engajamento. Ou seja, pode ser um ciclo sem fim.
Por outro lado, nas publicações patrocinadas, seus posts ficam visíveis para um público mais amplo, sendo benéfico para páginas novas, que ainda têm poucos seguidores, assim como, para aquelas que desejam promover a sua empresa.
Quais as vantagens de investir em posts patrocinados?
Agora que você já sabe as diferenças entre posts patrocinados e posts orgânicos, deve ter percebido que investir no modelo patrocinado traz um maior potencial de resultados para a divulgação e crescimento da sua empresa, sendo uma funcionalidade muito importante para quem deseja obter mais resultados no marketing do seu negócio.
Sem dúvida, atuar com os dois modelos é o mais indicado. No entanto, para resultados mais precisos, talvez seja o momento de começar a anunciar seus posts nas redes sociais.
A seguir, listamos algumas das principais vantagens de pagar pela divulgação dos seus conteúdos:
Maior alcance
Como já citado anteriormente, patrocinar seus posts permite que seu conteúdo atinja o público que você quiser, de acordo com sua segmentação e chegue além dos seus seguidores.
Segmentação
Uma característica do modelo patrocinado é exatamente a capacidade de segmentação. Pois, nele é possível determinar país, região, cidade, idade, sexo, interesses etc., o que permite uma delimitação de acordo com o público-alvo do seu negócio.
Direcionamento
Outra vantagem é a possibilidade de encontrar as pessoas com maior probabilidade de responderem ao seu anúncio. Ou seja, aquelas mais propensas a realizarem uma ação como, por exemplo, assistir a um vídeo ou responder a uma enquete.
Versatilidade
Um post patrocinado pode ser uma imagem, vídeo, texto, notícia ou outro conteúdo, e poderá ser divulgado em vários espaços do Facebook, Instagram e LinkedIn, dentre eles, o feed de notícias, stories, reels, aba lateral, messenger e aplicativos.
Dessa forma, é importante que suas ações de marketing sejam planejadas com um objetivo em mente, para que assim, seja possível visualizar quais estratégias utilizar.
Patrocinar ou promover?
Existem, basicamente, duas categorias dentro das publicações pagas, que te permitem patrocinar um post por meio do “promover” e “criar anúncios”.
A primeira opção é a maneira mais simples e comum de investir na divulgação do conteúdo da sua marca. Você diz quanto investirá em dinheiro e em qual publicação, e a rede social decide para quem seu conteúdo chegará, visando levar sua postagem ao máximo da interação, a entregando para aqueles mais propensos a curtir, compartilhar e comentar esse conteúdo.
Já a segunda categoria, “criar anúncio”, é também conhecida como “dark post” (“post escondido”), e acontece na plataforma Facebook Business. Ela consiste em uma publicação em formato de anúncio que não vai aparecer na sua timeline. Dessa vez, é você que definirá o perfil do público para quem o seu anúncio será direcionado.
Mas, como patrocinar as postagens?
Para obter sucesso com essa ferramenta, é importante que você saiba como usufruir da melhor forma de suas funcionalidades. Você deve saber como criar uma conta de anúncios, ter objetivos claros, realizar uma boa segmentação, dentre outros passos que ajudarão a sua empresa a obter os resultados desejados.
Em nosso blog, te mostramos tudo o que você precisa saber para criar anúncios no Facebook Ads.
Então, não perca tempo e confira agora mesmo!
Ou seja…
Se o seu objetivo é atingir um número maior de pessoas mais rapidamente, os posts patrocinados são uma estratégia que pode gerar bons resultados na promoção da sua empresa.
Essa prática garante um posicionamento melhor para a sua marca, gerando maior destaque entre o público-alvo e concorrência, além de proporcionar um relacionamento mais próximo. Esse contato direto com os usuários fará com que eles sempre se lembrem da sua empresa.
Tenha em mente que patrocinar suas publicações é um trabalho a médio prazo, mas, que garante maiores ganhos e a criação de um canal eficaz de comunicação.
Vale lembrar que a plataforma de anúncios está constantemente realizando mudanças em seu algoritmo e gerenciador de anúncios. Por isso, é importante que você esteja sempre analisando o comportamento do seu público-alvo e estando alerta às novidades e atualizações.
Gostou das nossas dicas sobre posts patrocinados e quer aprender mais sobre as funcionalidades de marketing digital para o seu negócio? Continue nos acompanhando por aqui e não perca nossos podcasts todas as terças às 18h30. Te esperamos lá!