Quanto a sua empresa deve investir em SEO?
Se você ainda não definiu um orçamento para suas estratégias de SEO, chegou a hora de pensar no assunto.
Afinal, o Search Engine Optimization é uma ferramenta essencial para alavancar o seu negócio no mundo digital.
Além disso, se você já investe em campanhas otimizadas para os buscadores online, mas, não sabe o quanto está gastando, pode estar sofrendo com custos desnecessários.
Por isso, precisamos calcular o quanto a sua empresa pode investir em SEO. Entendendo, dessa forma, qual a melhor maneira de distribuir o capital entre as ações necessárias.
Então, se você quer otimizar o orçamento destinado às suas campanhas de marketing e melhorar os resultados, acompanhe o texto e tire suas dúvidas.
Boa leitura!
Como definir um orçamento para investir em SEO?
De fato, estabelecer um orçamento para investimentos em técnicas de SEO pode não ser uma tarefa fácil. Mas, é extremamente necessária!
Afinal, todo recurso é finito, principalmente quando falamos de verba para investimento. Além disso, precisamos entender se o planejamento é válido para o seu negócio.
A regra é clara: não podemos desperdiçar recursos financeiros.
Mas, tudo se torna mais difícil por conta da particularidade de cada negócio. A sua empresa precisa encontrar as suas prioridades e, a partir daí, definir qual o melhor caminho. Por isso, podemos afirmar que esse é um processo difícil, porém, que pode ser simplificado.
O especialista em SEO, Bruce Clay, afirma que o principal critério para definir um orçamento para suas estratégias de otimização é analisar o faturamento da empresa.
Para isso, o fundador da Bruce Clay Inc., uma empresa global de otimização de marketing, diz que o recomendado é que sejam investidos entre 5% a 10% da receita total do negócio.
Além disso, o especialista aconselha que o foco da sua empresa seja na etapa de topo de funil. Assim, aumentando a possibilidade de trabalhar a conversão dos seus visitantes.
Outra métrica estabelecida pelo especialista, é o investimento da sua empresa em tráfego pago. Desse modo, com base nesse valor, é preciso refletir sobre o investimento de cerca de 25% a mais em SEO.
O papel dos concorrentes na definição do investimento em SEO
Definitivamente, analisar o seu rendimento e outros investimentos, pode te ajudar a definir estratégias para investir em SEO. Mas, você ainda precisa prestar atenção em alguns detalhes.
A análise de concorrentes, por exemplo, pode te ajudar a definir em quais palavras-chave investir. Bem como, isso pode influenciar em outras etapas do seu processo de otimização para buscadores online.
Aparecer nas primeiras páginas de uma SERP pode não ser fácil, mas, com estudo e planejamento torna-se uma tarefa possível. Definir o limite de gasto com estratégias de SEO é a mesma coisa.
Se você já sabe em quais palavras-chave a sua empresa quer aparecer e brigar por uma posição, metade do caminho já foi superado. Agora, você precisa saber que os seus concorrentes entrarão nessa disputa.
Com isso, você consegue definir qual investimento vale a pena e qual não proporcionará os resultados esperados. Tornando a definição de metas e orçamentos muito mais fácil!
Quais as tarefas básicas de uma estratégia de SEO?
Certamente, você deve saber que existem alguns pontos que devem ser levados em consideração ao montar sua estratégia. A listagem dos passos de uma boa campanha de SEO pode te dar a perspectiva necessária para estabelecer um orçamento.
Por exemplo, se você sabe que a sua empresa precisa, urgentemente, de backlinks de qualidade, não existe razão para não focar seus recursos nessa estratégia.
Mas, afinal, quais são os pontos que proporcionarão bons resultados para o seu negócio?
A seguir, listamos alguns itens que não podem faltar na sua lista. Acompanhe!
Otimização do site
De nada adianta definir orçamentos exorbitantes se a otimização do seu site não estiver incluída no seu planejamento. Afinal, uma das prioridades dos buscadores, atualmente, é a experiência do usuário.
Desse modo, tornar o seu site mais atrativo, resultando em uma permanência maior do visitante, pode gerar resultados melhores com o ranqueamento do seu conteúdo.
Conteúdo
Um bom texto de blog não está só na forma como você se comunica com o seu visitante, é preciso se atentar para alguns pontos essenciais.
Antes de postar um conteúdo, pergunte-se: eu estou, de alguma forma, ajudando o usuário que pesquisou por essa palavra-chave?
Com isso em mente, a chance de entregar um conteúdo de qualidade é bem mais alta. Assim, satisfazendo o visitante do seu blog e o próprio buscador.
Backlinks
Se o seu site é referência para a produção de outros conteúdos, assim, aumentando a quantidade de backlinks, saiba que o Google enxerga ele como relevante para os seus usuários.
Assim, entregando o seu conteúdo para mais e mais pessoas. Além disso, investir em estratégias de backlinks, pode garantir uma autoridade maior de domínio e, desse modo, assegurar boas posições nas SERPs.
Controle e planejamento
O seu orçamento não deve ser voltado apenas para os conteúdos que você produz, pois, sem um bom planejamento de marketing digital sua estratégia não vai muito longe.
Por isso, trabalhar na análise de mercado e entender o que pode ou não dar certo para o seu negócio, é uma ótima forma de definir o quanto será gasto em sua campanha.
Assim estabelecendo meios de manter o controle de gastos e planejando as ações que serão tomadas durante o processo de implantação de uma estratégia, por exemplo.
O que o Google está procurando?
Ou melhor: o que as pessoas estão procurando no Google?
Se você acompanha o nosso blog, já deve saber de uma mudança de algoritmo. Essas modificações também indicam uma alteração de comportamento do usuário.
Atualmente, as pessoas prezam por conteúdos que respondam todas as dúvidas que elas possam ter sobre um determinado assunto. Com isso, podemos compreender que o Google moldou sua forma de entrega de conteúdo com base nos desejos do usuário.
Então, é isso que você precisa compreender. Ao escolher uma palavra-chave, por exemplo, qual a dúvida que o seu público pode ter em relação àquele tema.
Assim, torna-se muito mais simples o processo de ranquear os seus textos, fator que pode contribuir com a redução de gastos desnecessários, por exemplo.
Dica bônus: o que não fazer ao investir em SEO?
Quando estamos investindo em algo novo (até mesmo quando já estamos há um tempo no mercado) buscamos pela forma mais fácil de fazer isso. Essa é uma característica comum e válida.
Afinal, nosso papel é aumentar os resultados da nossa empresa.
Mas, muitas vezes, o caminho mais fácil pode não ser o mais eficiente e, em muitos casos, pode prejudicar o seu negócio.
Métodos que possuem como objetivo burlar os buscadores não são, nem de longe, a melhor opção para o seu planejamento.
Isso porque, as plataformas de pesquisa online estão cada vez mais inteligentes e podem reconhecer tais ações. Assim, prejudicando de forma drástica o ranqueamento do seu site.
Por isso, aposte em opções válidas para investir em SEO e afaste o seu negócio dos Black Hats, nome dado aos métodos prejudiciais.
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