O que é Marketing Digital? Tudo que você precisa saber para criar as suas estratégias on-line
Marketing digital, apesar de ser um conceito muito conhecido, ainda possui uma certa complexidade que dificulta o seu entendimento.
Afinal, qual a finalidade e as características de uma estratégia de marketing digital? Como ele pode ser aplicado? E quais as suas vantagens?
Seja você um profissional da área ou alguém que está pesquisando sobre o assunto, já deve saber sobre a importância das técnicas envolvendo o marketing digital. Então, chegou o momento de se aprofundar e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Vamos lá?
O que é marketing digital?
Marketing digital é o conjunto de estratégias e ações de marketing executadas por meio de canais on-line para promover produtos, serviços e marcas. Dessa forma, ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.
Como sabemos, o marketing digital é um termo amplo que abrange uma variedade de estratégias e canais. Desse modo, ele não se prende a determinados processos, pois, aproveita todas as vantagens que a internet tem a oferecer.
De acordo com o Philip Kotler, considerado pai do marketing, essa técnica se caracteriza como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Atualmente, torna-se impossível falar de marketing, sem mencionar o papel da internet nesse processo. Afinal, como vimos anteriormente, o público está cada vez mais conectado e realiza tarefas como compras, facilmente de maneira on-line.
A internet no desenvolvimento do marketing digital
Por isso, vemos uma imensidão de alternativas para aproveitar as vantagens dos canais digitais como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros.
O conceito de marketing ensinado por Kotler, parte do pressuposto de que essa ferramenta funciona como uma espécie de acordo entre duas partes, num processo naturalmente social.
Desse modo, o marketing digital se apoia em detalhes como: cultura, fatores psicológicos, geográficos, jurídicos que, na maioria das vezes, influenciam as pessoas no momento de fechar uma compra.
Estamos falando aqui sobre um espaço infinitamente abrangente, com possibilidades igualmente infinitas. É por isso que empresas de diversos segmentos buscam a todo instante as melhores oportunidades dentro desse cenário.
De maneira resumida, pensemos em marketing como o conjunto de estratégias e ações de marketing executadas para promover produtos, serviços e marcas. Adicione a internet nessa somatória, e você terá o marketing digital como principal resultado.
Ou seja, é o processo de divulgar uma solução através de canais digitais, nos mais variados formatos e também com objetivos que podem ir além da venda. Mas isso, podemos ver mais adiante. Antes de nos aprofundarmos, precisamos entender como o marketing digital se formou e, para isso, precisamos relembrar um pouco de história.
A história do marketing digital
O marketing surgiu com a necessidade das empresas de se comunicarem com seus clientes para divulgar seus produtos e serviços. No início, as estratégias de marketing eram bastante simples e baseadas na propaganda. Com o tempo, foi necessário reinventá-las, pois as empresas passaram a se preocupar, também, com a satisfação do cliente e com o relacionamento com o público.
Podemos associar a necessidade de meios para divulgação de produtos e soluções, ao desenvolvimento industrial. Afinal, com a alta oferta de bens e serviços, as empresas precisavam se destacar em meio aos concorrentes.
Ok… é possível até identificar esse tipo de prática durante o século XVIII, mas foi apenas em 1960 que esse conceito tomou forma, através da mala direta e também de técnicas de telemarketing.
Entre os anos 1970 e 1990, presenciamos, então, o avanço da tecnologia e o surgimento da Web 1.0, que estabelecia um processo de comunicação de mão única, ainda muito rudimentar. Foi nesse período que vivenciamos o surgimento do que hoje conhecemos como o maior buscador da atualidade, o Google.
Com os computadores se tornando mais comuns e a presença de um público fiel se expandindo de maneira rápida, não demorou muito para que o termo marketing digital começasse a ser utilizado.
Para se ter uma ideia, em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites. Algo que está há anos-luz de distância da experiência que temos hoje, com conteúdos sendo gerados a cada segundo.
Com o surgimento do que conhecemos hoje como marketing digital, ao final dos anos 2000, a internet já possuía cerca de 17 milhões de sites. Atualmente, fica quase impossível determinar esse número com exatidão, afinal, ele pode mudar em questão de segundos.
A influência do marketing no cenário digital
Falamos até o momento, sobre o marketing realizado através de mídias digitais. Mas, não podemos esquecer da influência que essas estratégias podem exercer dentro da internet.
Desse modo, muitos dos conceitos que sugiram com o desenvolvimento de técnicas específicas, foram se aprimorando e sendo adaptados para o meio digital.
Um deles, que você deve conhecer, é o 4Ps do marketing. Vamos relembrar esse conceito?
4Ps do marketing
Como sabemos, os 4 Ps do marketing são conceitos fundamentais que representam os elementos essenciais de uma estratégia de marketing, tanto no ambiente digital quanto fora dele.
Produto (Product): refere-se ao próprio produto ou serviço que uma empresa oferece. Isso inclui a qualidade, o design, funcionalidades, embalagem e todas as características que tornam o produto ou serviço atraente para os clientes.
Preço (Price): envolve a determinação do preço, pelo qual o produto ou serviço será vendido aos consumidores. Isso inclui estratégias, descontos, promoções e, como o preço se compara com o da concorrência.
Distribuição (Place): conhecido aqui no Brasil como “praça”, trata-se da forma como o produto ou serviço chega aos consumidores. Isso envolve a seleção de canais de distribuição, logística, armazenamento e todos os aspectos relacionados à disponibilidade do produto no mercado.
Promoção (Promotion): refere-se às atividades de marketing usadas para promover o produto ou serviço. Ou seja, a publicidade, promoções de vendas, relações públicas, marketing digital, eventos, entre outros, destinados a informar, persuadir e convencer os consumidores a comprarem.
Com o tempo, vimos o desenvolvimento dos processos envolvendo a venda de uma solução. Desse modo, a evolução desse conceito se tornou inevitável. Hoje, já falamos em 8 Ps do marketing, que abordam termos como: pessoas, processos, posicionamento e performance.
Conceitos que você encontra em marketing digital
Como toda a nova estratégia, existem conceitos que fazem parte da rotina dos profissionais que a aplicam. Isso não seria diferente no marketing digital.
Então, vamos entender um pouco mais sobre os processos de criação de uma estratégia de marketing digital, através da etimologia base para essas técnicas.
Persona
Para falar com um público específico, principalmente com as opções de segmentação da internet, precisamos de uma representação fictícia desse cliente, com base em dados demográficos e comportamentais. Esse é o papel da persona em uma campanha de marketing.
Lead
Os leads são indivíduos ou empresas que demonstraram interesse em um produto ou serviço, muitas vezes fornecendo suas informações de contato. Essa é uma etapa fundamental para o processo de vendas, pois, é nesse momento que você identifica as possibilidades de negócio para a sua empresa.
Para entender melhor o assunto, você pode conferir um pouco mais sobre a estratégia para conversão de leads através do marketing digital que utilizamos aqui na Beatz.
Funil de vendas
O funil de vendas, é um termo que indica o processo pelo qual um cliente em potencial passa, desde o conhecimento da marca até a finalização da compra. Desse modo, através de técnicas específicas para definição do funil de vendas, você pode mapear a jornada que os seus visitantes e leads percorrem através da sua campanha de marketing digital.
Landing Page
Você, com certeza, já se deparou com uma Landing Page enquanto navegava pela internet. Essa, é uma página na web, projetada especificamente para receber visitantes e direcioná-los para uma ação específica, como preencher um formulário ou fazer uma compra.
Para isso, em geral, ela oferece um determinado item, sendo ele um material valioso ou a possibilidade de um contato, em troca de informações para que esse visitante seja inserido em uma lista de leads.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas para melhorar a visibilidade de um site nos resultados dos mecanismos de busca. Com ele, podemos atribuir características que favoreçam o ranqueamento de determinada página nos principais buscadores.
É através de estratégias coerentes de SEO, que você pode conquistar as primeiras páginas de resultados do Google, ou de qualquer outro buscador na internet.
CRM
CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um conjunto de estratégias, processos e tecnologias que as empresas utilizam para gerenciar e melhorar o relacionamento com seus clientes. Isso envolve a coleta, análise e uso de dados para entender as necessidades dos clientes, oferecer um atendimento mais personalizado e, em última instância, fortalecer a fidelização e a satisfação do cliente.
Fluxo de nutrição
Um fluxo de nutrição, no contexto do marketing digital, é uma sequência automatizada de mensagens ou conteúdo direcionado a um grupo específico de leads ou contatos com o objetivo de nutri-los ao longo do ciclo de compra.
Benefícios que a internet trouxe para o marketing digital
De fato, se você acompanhou o nosso artigo até aqui, sabe que o marketing on-line trouxe uma infinidade de soluções para os impasses que surgiram no processo de propagar uma ideia, um produto ou um serviço.
Com certeza, alguns desses benefícios se destacam ao pensarmos em uma estratégia de marketing que tem como principal veículo o meio digital. Afinal, essa é uma área com muitas nuances e informações sobre consumo e comportamento.
Pensando nisso, separamos algumas das principais vantagens para se apostar em estratégias de marketing digital. Confira a seguir!
Interatividade
Falamos anteriormente, sobre o advento da Web 1.0. Nesse período, a principal característica da internet estava na comunicação de mão única. Mas, um dos principais fatores que resultou no avanço da internet para uso pessoal e posteriormente para o marketing, foi a interatividade.
Desse modo, entramos no que conhecemos como Web 2.0, que promovia uma via de mão dupla para a comunicação entre anunciantes e consumidores. Além disso, com o tempo, o processo evolutivo da internet aprimorou a interatividade. Sendo esse, um dos principais recursos para marcas engajarem o seu público e para os consumidores terem voz ativa no crescimento de uma empresa.
Métricas concretas
Sem sombra de dúvidas, algo que está ao lado de qualquer profissional de marketing são informações de qualidade. A internet é um espaço preparado para te entregar tudo o que você precisa para analisar suas estratégias e melhorá-las através do embasamento em informações de confiança.
Direcionamento
Ao pensar em um espaço com tantas pessoas conectadas, com certeza, você pensa na quantidade de consumidores que a sua empresa pode alcançar, certo?
Bom… esse é um pensamento válido, mas, não podemos esquecer do real benefício do marketing digital. Nesse caso, a segmentação. Da mesma forma que a web pode proporcionar uma infinidade de métricas para acompanhamento de resultados, ela também pode te dar direcionamento.
Lembra quando falamos sobre persona? Isso é essencial para que a pessoa certa chegue até você, o que só é possível através de informações concretas e uma definição de público-alvo coerente para a sua solução.
Cases de marketing digital para se inspirar
Um dos pontos a serem definidos ao pensarmos sobre marketing digital, é o seu objetivo com uma campanha. Nem tudo vai ser sobre gerar vendas. Você também pode preparar o terreno para que a sua empresa monte acampamento nessa imensidão que é a internet.
É por isso que, campanhas de branding no espaço digital fazem tanto sucesso. Mas, para você que pensa em vendas e resultados concretos, pode ficar tranquilo, porque o marketing digital também é para você. Uma prova disso, são os cases da Beatz Marketing Digital. Através de estratégias focadas em resultados, conseguimos entregar aumentos de conversão de leads, usuários e oportunidades qualificadas para todos os nossos clientes.
Para conferir mais detalhes, você pode acessar a nossa página de cases e ficar por dentro de tudo que produzimos por aqui!
Campanha “Like a girl” da Always
Essa campanha da marca de absorventes Always foi lançada em 2014 e se tornou um sucesso mundial por abordar um tema delicado e importante: o empoderamento feminino. O vídeo da campanha, que mostra meninas e mulheres de diferentes idades e culturas fazendo atividades cotidianas, foi visto mais de 100 milhões de vezes no YouTube.
A campanha foi um sucesso porque:
- Abordou um tema relevante e importante para o público-alvo da marca;
- Utilizou uma linguagem simples e direta que ressoou com o público;
- Foi criativa e impactante, gerando um grande buzz nas redes sociais.
Campanha “Dumb Ways to Die” da Metro Trains
Essa campanha da empresa de transporte público Metro Trains, da Austrália, foi lançada em 2012 para conscientizar as pessoas sobre os perigos de andar na linha do trem. O vídeo da campanha, que mostra personagens fofos e engraçados morrendo de maneiras estúpidas, foi visto mais de 1,8 bilhão de vezes no YouTube.
A campanha foi um sucesso porque:
- Utilizou um humor negro para chamar a atenção do público;
- Foi criativa e memorável, gerando um grande buzz nas redes sociais, principalmente no TikTok;
- Foi eficaz na mensagem que queria passar.
Campanha “Real Beauty Sketches” da Dove
Essa campanha da marca de produtos de beleza Dove foi lançada em 2013 para promover a aceitação da beleza natural. O vídeo da campanha, que mostra mulheres sendo desenhadas por um artista forense antes e depois de serem maquiadas, foi visto mais de 600 milhões de vezes no YouTube.
A campanha foi um sucesso porque:
- Abordou um tema importante para o público-alvo da marca;
- Foi criativa e impactante, gerando um grande buzz nas redes sociais;
- Foi eficaz na mensagem que queria passar.
Vemos então que, em todas as campanhas as empresas aproveitaram os recursos que a internet tem a oferecer, e engajaram o público certo para gerar reconhecimento de marca e, consequentemente, maior procura por seus produtos e/ou serviços.
Outra empresa que se destaca quando o assunto é usar a internet para fazer marketing, é a Netflix. Em todo o seu processo de desenvolvimento, o digital sempre foi o cerne do que construiu a empresa, então, nada mais justo do que entender os grandes feitos de marketing que eles estão fazendo até os dias de hoje!
Estratégias que você encontra no marketing digital
Como vimos no início desse artigo, o marketing digital se forma a partir de um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma ideia, produto ou serviço, através dos meios digitais.
Mas, quais são essas estratégias? Separamos as principais por aqui, para que você entenda melhor como o marketing digital é aplicado na prática.
Inbound Marketing
Essa é uma estratégia de marketing que visa atrair clientes em potencial para uma empresa, por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso. O objetivo, é que os clientes em potencial encontrem a empresa de forma natural, sem que eles precisem interromper sua jornada de compra. Desse modo, se diferenciando das técnicas, muitas vezes intrusivas, do marketing tradicional.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo, é uma parte fundamental do inbound marketing. Ele consiste na criação e distribuição de conteúdo de alta qualidade, que seja relevante para o público-alvo da empresa. O conteúdo pode ser de diferentes formatos, como artigos, vídeos, e-books, infográficos, entre outros materiais.
SEO
Como vimos anteriormente, SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, e trata-se do conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.
O SEO é uma parte fundamental do marketing digital, pois ajuda a aumentar o tráfego orgânico do site, ou seja, das pessoas que encontraram a sua página nos resultados de busca, sem que a empresa tenha pago por isso.
Existem algumas práticas positivas que podem auxiliar você nessa jornada, para alcançar a primeira página de resultados do Google. Entre elas, podemos citar:
- Usar as palavras-chave certas
- Criar conteúdo de qualidade
- Otimizar o título e a descrição das páginas
- Construir links internos
- Construir links externos
Você pode aprender tudo sobre SEO através dos artigos que publicamos aqui no blog. Temos Guias Completos para te ajudar a entender melhor esse processo!
Marketing Intelligence
Marketing intelligence, também conhecido como inteligência de mercado, é o processo de coleta, análise e interpretação de dados relevantes para o marketing de uma empresa. O objetivo do marketing intelligence é fornecer informações que ajudem as empresas a tomarem decisões de marketing mais assertivas.
Trust Marketing
Trust Marketing, ou Marketing de Confiança, é uma estratégia data driven marketing, desenvolvida pela Beatz Marketing Digital e focada na Jornada de Compras do Cliente. Dessa forma, ele tem como objetivo gerar confiança (autoridade) antes de demonstrar a oferta comercial. Para isso, utiliza ferramentas de branding, marketing de conteúdo, SEO, tráfego pago, automação e redes sociais para atrair, se relacionar e vender.
Indicações da Beatz: livros e filmes para você entender mais sobre o universo do Marketing Digital
A criatividade e a técnica devem sempre caminhar juntas quando o assunto é marketing. Por isso, não podemos deixar de considerar o aumento do nosso repertório no processo de definição de uma estratégia. Da mesma forma que analisamos algumas das peças de sucesso, criadas por empresas que colheram ótimos resultados através do marketing digital, precisamos expandir isso.
Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a entender mais, como o marketing pode fortalecer uma empresa e fazer com que ela cresça e se destaque no mercado. Confira e aproveite para atualizar as suas listas!
Filmes sobre marketing digital
A Rede Social (2010)
Descubra os tramites da criação do Facebook, uma das empresas de tecnologia mais bem-sucedidas do mundo e os impasses que estavam por trás do que se tornou uma das maiores ferramentas de marketing da história.
Jobs (2015)
Ótima chance para conhecer o fundador de uma das marcas mais conhecidas do mercado, a Apple.
O Lobo de Wall Street (2013)
Conheça a história de Jordan Belfort, corretor da bolsa de valores que se tornou um dos homens mais ricos do mundo, através da venda persuasiva. Apesar de contraditórios, seus métodos mostram que conhecer o público pode te levar a níveis inimagináveis.
O Diabo Veste Prada (2006)
O longa conta a história de Andrea Sachs, uma jovem jornalista que começa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly, editora da revista de moda Runway. Nessa obra podemos analisar os bastidores de um dos maiores cenários que se apodera do marketing para se destacar e dominar o mercado, o mundo da moda.
Livros sobre marketing digital
A Bíblia do Marketing Digital
De Cláudio Torres, esse é um livro completo sobre marketing digital, que aborda as principais estratégias e ferramentas para aplicação efetiva de uma campanha para a sua empresa.
Marketing de Conteúdo
Seth Godin fala sobre a importância da criação de conteúdo relevante e valioso para atrair clientes. Como vimos, esse é um passo fundamental no processo de implantação de uma estratégia de marketing digital.
Traction
Descubra o que Gabriel Weinberg e Justin Mares, fundadores de startups de sucesso, pensam sobre marketing digital, em um livro que ensina como construir um negócio de sucesso.
Marketing 3.0
Já falamos sobre Philip Kotler, e não poderíamos deixar de comentar seu livro sobre o marketing do futuro, que se concentra em criar relacionamentos com os clientes.
Com esse artigo você pode até saber tudo sobre marketing digital, mas, nada impede que a sua empresa comece com o pé direito, com a ajuda de uma agência com metodologia própria e anos de experiência em entregar resultados satisfatórios para inúmeros segmentos. Fale agora mesmo com a nossa equipe e veja como a Beatz pode ajudar sua empresa a crescer e se destacar entre os concorrentes!