Como criar um blog profissional em 2023? Veja o guia completo da Beatz!
Ok… eu sei que isso pode não parecer novidade, mas, os blogs são uma das melhores ferramentas de marketing de conteúdo que a sua empresa pode investir. Somando isso à produção de vídeos para Youtube e uma boa estratégia nas redes sociais, sua empresa estará no caminho certo.
Eu sei que algumas dessas coisas são conversa para uma outra hora, mas, é sempre bom lembrar que cada um desses pontos compõem um todo. Mas, partindo para o assunto deste artigo: como criar um blog?
De fato, esse trabalho vem se tornando cada vez mais fácil com o passar dos anos. Afinal, hoje podemos encontrar diversas plataformas que oferecem as melhores ferramentas para ajudar mesmo aqueles que não possuem muita intimidade com a programação de um site.
Porém, quando escolhemos a ferramenta certa, qual o caminho a seguir? Ahhh… eu já estava quase me esquecendo: qual a razão para criar um blog hoje em dia?
É isso que vou relatar nesse blog hoje. Então, se você tem dúvidas sobre o uso desse recurso ou como implementá-lo na sua estratégia de marketing, continue a leitura e confira todos os detalhes!
Vamos do princípio: qual a razão para se criar um blog?
Eu sei que você se perguntou isso e posso dizer que essa é uma dúvida comum, principalmente para empresas que não conhecem o papel desse recurso nas estratégias de marketing.
Hoje em dia, com plataformas como TikTok e as redes sociais, compactando cada vez mais os seus conteúdos, parece que produzir textos de blog é caminhar para o lado contrário.
Entretanto, é importante lembrar que tudo pode depender do seu público-alvo, mas, o blog é uma forma muito importante de mostrar a sua empresa nos resultados de pesquisa do Google.
Apesar de vermos hoje em dia que o Google percebe maior concorrência entre as principais plataformas de pesquisa, ele continua sendo o maior nesse segmento. E isso, pode ser algo que ainda perdure por muito tempo.
Além disso, atualmente, o Google processa, diariamente, cerca de 8,5 bilhões de pesquisas feitas na plataforma no mundo todo. Obviamente, nem todos estão buscando por respostas relacionadas a sua marca, mas, uma parcela considerável está.
Por isso, você precisa estar presente nesse espaço, organicamente. Além disso, os textos de blog também são essenciais para nutrir o seu público, fazendo com que ele passe pelas etapas do funil de venda. Desse modo, você pode:
- Instigar a descoberta de uma dor que o seu público ainda não tenha identificado;
- Revelar um desejo;
- Auxiliar oferecendo soluções para esse problema (entre elas o seu produto/serviço);
- E por fim, apresentar a sua marca como a melhor opção.
Mas, calma! Ainda vamos aprofundar isso, ok?
Como criar um blog?
Não vou fazer você esperar muito por essa resposta; agora, vou revelar todos os segredos por trás de uma boa estratégia de conteúdo para blog. Além disso, vou listar também, as melhores ferramentas para te ajudar nessa nova missão. Então, continue acompanhando e confira todos os detalhes!
Planejamento
Eu sei que isso é repetitivo aqui no blog da Beatz. Mas, concordamos que o planejamento é uma das partes mais importantes de uma estratégia de marketing, certo?
Então, por que seria diferente na produção de conteúdo?
Por isso, pensar em um planejamento é fundamental para a sua campanha de conteúdo para blog. Aliás, é nessa etapa que você documenta tudo que foi pensado pela equipe responsável.
Assim, tendo acesso mais fácil aos temas de blog, seus objetivos, canais onde serão veiculados e divulgados, entre outras informações pertinentes ao sucesso da sua estratégia, você poderá tomar decisões mais assertivas, melhorando seus resultados.
Pesquisa para criar um blog
É de extrema importância que você, ou a equipe responsável pela produção dos textos, tenha conhecimento pleno sobre o assunto. Por isso, a pesquisa deve ser uma etapa fundamental no processo de planejamento e produção.
Desse modo, não faltando com informações relevantes para o seu público. Além disso, a pesquisa é imprescindível, até mesmo, para a credibilidade do seu novo blog.
Com isso em mente, crie um mapeamento de palavras-chave e veja as principais dúvidas do seu público (ferramentas como Google Trends, podem te ajudar nessa tarefa).
Ahhh… é sempre bom estar de olho no que a concorrência está fazendo, além de ter em mente alguns materiais que possam ajudar na produção. Então, invista em uma análise de benchmarking e, também, numa curadoria de conteúdos base.
Pré-produção
Eu sei que a empolgação para começar a ver o seu blog recheado de conteúdo é muita, mas, existem alguns passos a serem seguidos antes de começar a produzir. Na pré-produção, você vai definir tudo que a sua equipe deve saber sobre o tema a ser tratado no seu blog, ou, até mesmo para você que vai produzir textos sozinho.
Então, é essencial que você tenha um bom briefing, que vai ajudar a poupar tempo na busca por informações importantes. Além de ser essencial para documentar a divisão de tarefas (caso necessário) e os cronogramas de produção.
Assim, você tem mais controle sobre o processo e otimiza o tempo destinado ao trabalho de criar os melhores textos de blog.
Criação
Essa é a etapa mais aguardada, o momento de criar os textos, artes, vídeos que acompanharão o material, entre outros formatos que podem estar presentes no conjunto final. Confira alguns passos que vão te ajudar a obter os melhores resultados!
Título
Uma pergunta para começar a falar sobre títulos: você consegue transmitir a sua ideia com apenas 65 caracteres?
Se você ainda não sabe fazer isso, deve começar a treinar. Um bom título deve, de forma sucinta, transmitir a ideia central do seu texto, instigar a leitura e, acima de tudo, atrair leitores para o seu blog.
Isso tudo em apenas 65 caracteres. Eu sei que parece difícil, mas, é algo que se aprimora com o tempo, principalmente, quando começamos a analisar concorrentes e materiais de apoio.
Escaneabilidade
O seu texto também deve seguir uma estrutura que facilite a leitura. A escaneabilidade é o termo que utilizamos para definir o quão fácil é a leitura de um determinado artigo.
Neste blog, por exemplo, você consegue ver muitos intertítulos, algumas listas com bulletpoints e parágrafos curtos. Esses, são apenas alguns pontos a serem considerados na estruturação de um texto.
Argumentação
O desenvolvimento do seu texto não pode ser dispensado na etapa de criação. Como vimos anteriormente, conteúdo relevante é a alma do negócio, então, aposte em temas que possuam bastante conteúdo para serem usados como referência.
Além disso, você deve se atentar às práticas de SEO. Pois, além de ser relevante para o seu público, o texto deve estar dentro dos parâmetros de ranqueamento dos buscadores on-line. Você pode conferir algumas dicas para otimizar o seu conteúdo, em nosso blog!
Call to Action (CTA)
Como vimos anteriormente, o seu texto deve ter um objetivo e, para cumpri-lo, você deve levar o leitor a realizar determinada ação. Para isso, você precisa de uma chamada atrativa e que instigue esse ato.
Seja a conversão em uma landing page, um novo seguidor nas redes sociais ou assinar uma newsletter, tudo pode fazer parte da sua estratégia de conteúdo. Ao final desse blog, por exemplo, vou fazer um pedido para você e, esse pode ser o seu primeiro exemplo de CTA. Então, continue a leitura para não perder nada, ok?
Publicação
Pode parecer, mas essa não é a última parte do seu trabalho como produtor de conteúdo para blog. Óbvio que a publicação é de extrema importância, mas, antes disso é preciso seguir alguns passos, como:
- Revisar o conteúdo;
- Verificar as imagens e artes utilizadas (condizem com o texto e têm qualidade?)
- O conteúdo é relevante para o objetivo do briefing?
Se tudo estiver correto, chegou o momento de publicar e definir os métodos de divulgação do seu conteúdo. Isso pode ser feito através das redes sociais, bem como, outros canais que você julgue importante para o seu público.
Acompanhamento dos resultados
Por fim, você precisa acompanhar os resultados gerados pela sua nova publicação. De fato, alguns segmentos podem demorar para encontrar, no texto de blog, resultados satisfatórios. Mas, isso não significa que os textos de blog não serão benéficos para a sua empresa e para o seu público.
Além disso, muito disso pode depender das métricas utilizadas para análise, ao passo em que as métricas estão diretamente relacionadas ao seu objetivo. Aqui, já podemos entender como tudo está conectado.
Por isso, temos que ter todas essas informações em mente já no planejamento!
- Interação e engajamento: cliques, comentários e compartilhamentos;
- Tempo na página ou taxa de rejeição;
- Taxa de abertura de links;
- Leads conquistados através dos conteúdos;
- Dados de acessos orgânicos, entre outros.
Plataformas que te ajudam a criar um blog
WordPress
Para início de conversa, podemos falar do principal suporte para escrita dos seus textos. O WordPress oferece uma infinidade de vantagens para produção de conteúdo.
Com interface interativa, possibilidade de adicionar diversos plugins, ou seja, ferramentas que te auxiliam durante a escrita e a moldar o seu blog, essa talvez seja a melhor opção para aqueles que estão começando um novo blog. Mas, também ajuda àqueles que procuram uma forma rápida, simples e intuitiva para a publicação dos seus textos.
Google Trends
Já citei essa plataforma aqui antes, mas, vale a pena reforçar. O Google Trends é uma ferramenta fundamental para identificar, dentro do seu segmento, as principais dúvidas do seu público.
Isso porque, nela você tem acesso às principais perguntas feitas na plataforma. Sendo assim, ela te entrega muitas informações valiosas para a sua estratégia.
Answer the Public
Assim como o Google Trends, a ferramenta Answer the Public, possibilita que você saiba quais foram as principais pesquisas feitas, com base em uma palavra-chave. Aqui na Beatz, gostamos de utilizar essa plataforma para definir subtítulos para os nossos textos.
Afinal, a plataforma nos mostra como as pessoas estão pesquisando por determinado tema, quais as principais perguntas que estão fazendo e, assim, nos ajudando a montar a estrutura do seu texto.
Sem Rush
Já o Sem Rush é ideal para quem quer começar um planejamento de conteúdo para criar um blog. Como vimos, o mapeamento de palavras-chave é fundamental e o Sem Rush é uma das melhores ferramentas para pesquisa de palavra-chave.
Além disso, o Sem Rush auxilia nas pesquisas de benchmarking, entregando informações muito importantes para a sua estratégia.
Agora que você já sabe como criar um blog, chegou a hora de dar o primeiro passo em direção a essa nova forma de alcançar o seu público. Como você pode ver, essa não é uma tarefa simples; é preciso ter muito empenho em analisar as possibilidades.
Mas, você também pode investir em uma agência de marketing digital! Desse modo, você terá uma equipe especializada em produzir os melhores planejamentos para a sua empresa, bem como, todos os recursos para criar os melhores textos para atender as demandas do seu público.
Fale agora mesmo com o time Beatz e confira todos os detalhes.
Nos vemos na próxima!