Toda empresa de marketing é igual? Conheça alguns tipos e como atuam
O marketing pode ser orientado de várias maneiras nas empresas, mas, é inegável que ele é essencial para o bom desempenho dos negócios. Ainda que se tenham departamentos específicos para essa atividade, a contratação dos serviços de uma empresa de marketing pode potencializar os resultados.
Porém, com toda esta importância, a escolha pela empresa que dará apoio ao seu negócio deve ser bastante atenciosa, por isso, você deve conhecer os principais tipos de empresa de marketing que existem no mercado.
O que faz uma empresa de marketing?
De forma geral, uma empresa de marketing é responsável por fornecer a seus clientes, serviços com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, melhorar a relação com seus consumidores, impulsionar as vendas, dentre outros aspectos relacionados com o bom desempenho dos negócios.
As empresas de marketing podem oferecer ferramentas, técnicas e capacitação profissional com níveis altíssimos de especialização. Assim, embora muitas empresas tenham um departamento interno de marketing, é comum que também contratem tais serviços especializados. Isso porque, é bem improvável que se tenha tamanha expertise em tantas possibilidades de serviços de marketing em apenas uma equipe da empresa.
Empresa vs. Agência
Agora, uma pequena pausa para esclarecer uma dúvida, que pode ter surgido durante esta leitura: a diferença entre os termos empresa de marketing e agência de marketing. É importante frisar que não há problema algum em usá-los como sinônimos durante a fala do cotidiano, no entanto, não são o mesmo.
Quando falamos em empresa de marketing, tratamos de um termo guarda-chuva que abrange todo modelo de negócio, cuja atividade-fim é prestar serviços relacionados a marketing, que podem envolver desde as estratégias até as soluções finais. O que pode englobar as consultoras, as assessorias e, é claro, as agências.
Dessa forma, consideramos uma agência de marketing, especificamente aquelas empresas responsáveis pela criação e execução de campanhas de marketing. Por isso, elas comumente têm um grande apelo criativo.
Já as consultorias e assessorias, têm como premissa principal prestar serviços de aconselhamento, guiando seus clientes nas melhores escolhas e estratégias de negócios, comunicação e vendas. Ou seja, não necessariamente executam campanhas ou ações.
4 principais tipos de agências de marketing
Agências de pesquisa
Conhecer o mercado no seu ramo de atividade, é essencial para se ter um bom desempenho nos negócios. É isso que as agências de pesquisa podem proporcionar. Especializadas em coletar e analisar dados, esse tipo de empresa fornece informações estratégicas para tomadas de decisão.
Em outras palavras, podem ajudar os clientes a compreenderem o cenário em que estão inseridos, o perfil dos consumidores, comportamento de consumo, conjuntura econômica, dentre outros aspectos que impactam suas atividades.
Agências de publicidade
Embora não carreguem o termo marketing no nome, as agências de publicidade são, tradicionalmente, as primeiras a serem procuradas quando se quer aumentar as vendas em uma empresa.
Responsável pela criação de peças publicitárias com grande apelo criativo, dos mais diversos formatos, e veiculá-los em plataformas estratégicas para seus clientes, buscam obter resultados especialmente em aumento da visibilidade e vendas dos produtos. Ainda assim, também podem trabalhar em prol do estabelecimento de uma boa imagem e reputação dos seus clientes.
Agências de branding
Para ter sucesso nos negócios, independente do nicho de mercado, certamente obter uma marca forte e bem posicionada é vital. Essa é, justamente, a responsabilidade de uma agência de branding, capaz de criar e desenvolver a identidade de uma marca. Para isso, oferece serviços como a criação do design de logotipo, e a identidade visual, além de estratégias de posicionamento.
Agências de marketing digital
Criação de sites e gestão de tráfego, gestão de redes sociais, e-mail marketing, dentre outros serviços, é o que uma empresa de marketing digital faz. Assim, concentra suas atividades em estratégias para trair os consumidores de seus clientes de forma orgânica (redes sociais e otimização de textos de blogs, por exemplo), como também, por meio de anúncios pagos.
Agência… assessoria… consultoria de marketing digital?
Existem ainda, as empresas que oferecem um serviço mais personalizado, unificando as principais estratégias de marketing, para melhor atender as necessidades específicas de cada cliente.
Com uma potente expertise no assunto, unem execução à consultoria. Ou seja, ao mesmo tempo em que podem analisar seu cliente para orientá-los nas melhores práticas de marketing, também colocam os projetos em prática.
Esta é uma forma de oferecer um serviço completo para os clientes e centralizar as estratégias e gestão de relacionamento com os consumidores. Isso implica na participação da consultoria no processo de decisão sobre os melhores passos a seguir, em se tratando de marketing digital. Um modelo bem interessante de atuação, quando se considera a complexidade e necessidade de especialização que o marketing digital demanda.
É justamente com essa premissa que a Beatz atua, oferecendo serviços de excelência em: marketing digital, marketing analítico, marketing de conteúdo e marketing de performance. Sempre, é claro, com soluções modernas e equipe qualificada, para proporcionar um resultado tangível para os clientes.
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