Estratégias de marketing no YouTube para alavancar a sua empresa
O YouTube se tornou uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeos do mundo, com bilhões de usuários ativos mensais. Desse modo, para as marcas e criadores de conteúdo, a rede oferece oportunidades inigualáveis para alcançar seu público-alvo.
São quase 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, ou seja, uma perspectiva de grande potencial para marcas e empresas. Entretanto, quando pensamos em estratégias de marketing no YouTube, o conteúdo orgânico apresenta alta competitividade.
Afinal, são mais de 500 milhões de horas de conteúdos publicados por minuto. E quando falamos de consumo, os números são ainda mais impressionantes. Pois, a plataforma é responsável por mais de um milhão de horas de conteúdos consumidos por dia.
Dessa forma, precisamos entender a fundo, as melhores estratégias de marketing no YouTube, assim potencializando a presença da sua empresa na plataforma.
Por isso, hoje vamos explorar as principais estratégias da plataforma. Sendo elas: anúncios e a criação de conteúdo orgânico. Então, vamos analisar as características de ambos e entender como essas abordagens podem beneficiar a sua empresa.
Como funcionam as estratégias de marketing no YouTube?
Como vimos anteriormente, existem duas formas de aproveitar as oportunidades que o YouTube proporciona para os usuários. Dentre essas, como já vimos nas estratégias de SEO, está o conteúdo orgânico, que não depende de investimentos para gerar alcance, por exemplo.
Da mesma forma, temos os anúncios pagos, que possibilitam um maior alcance e segmentação do público, através de investimentos destinados à plataforma. Vamos entender mais sobre ambos!
Anúncios pagos para estratégias de marketing no YouTube
Formatos
Existem diferentes tipos de anúncios que podem ser exibidos no YouTube, cada um com suas características únicas. Entre eles, podemos citar:
Anúncios de vídeo TrueView
Esses anúncios permitem que os espectadores pulem o anúncio após alguns segundos, tornando-os menos intrusivos e garantindo que você pague apenas quando alguém assiste pelo menos 30 segundos ou interage com o anúncio.
Anúncios Bumper
São anúncios curtos (6 segundos) que são exibidos antes do vídeo principal e não podem ser ignorados. Eles são ótimos para criar reconhecimento da marca de forma rápida e eficiente.
Anúncios Discovery
Exibidos nas páginas de resultados de pesquisa do YouTube e nas sugestões de vídeos relacionados. Eles aparecem como miniaturas com um texto de descrição.
Anúncios de sobreposição
São anúncios de banner semitransparentes que aparecem na parte inferior dos vídeos.
Segmentação de público
A segmentação de público é uma vantagem significativa dos anúncios no YouTube. É possível segmentar os anúncios com base em dados demográficos, interesses, comportamentos e até mesmo com base nos vídeos que os espectadores assistiram anteriormente. Essa segmentação precisa, permite que os anúncios atinjam o público certo, maximizando o retorno do investimento.
Acompanhamento de desempenho
Acompanhar o desempenho da sua estratégia é fundamental, e o YouTube oferece métricas detalhadas para acompanhar o desempenho dos anúncios, como visualizações, taxas de cliques, taxa de conclusão e muito mais. Essas análises ajudam a entender como o público está interagindo com os anúncios e permitem ajustar a estratégia conforme necessário.
Conteúdo orgânico para estratégias de marketing no YouTube
Da mesma forma que temos as características para os anúncios na plataforma, temos alguns detalhes importantes para estratégias de marketing no YouTube que utilizam conteúdo orgânico. Confira as principais dicas da Beatz para que a sua empresa comece a se aventurar por esse novo universo do marketing!
Identificação do público-alvo
Antes de criar conteúdo orgânico para o YouTube, assim como nas estratégias de SEO, é fundamental entender o público-alvo. Desse modo, a criação de personas de compradores pode auxiliar nesse processo, permitindo que os criadores produzam conteúdo que ressoem com as necessidades e interesses do público.
Aqui no blog da Beatz, você encontra alguns artigos que podem te ajudar nessa jornada de criação de conteúdo!
Conteúdo valioso e engajador
O conteúdo orgânico no YouTube deve ser valioso, informativo e engajador e, para isso, eles precisam ser relevantes. Vídeos que solucionam problemas, respondem a perguntas frequentes ou oferecem entretenimento relevante têm mais chances de atrair e reter a atenção dos espectadores. Por isso, é muito importante que você entenda o seu público e, assim, direcionar de maneira adequada a linguagem e as informações.
Otimização para SEO
Assim como em outras plataformas digitais, o YouTube também possui um mecanismo de busca. Portanto, otimizar os títulos, descrições e tags dos vídeos com palavras-chave relevantes é essencial para melhorar a visibilidade do conteúdo orgânico nos resultados de pesquisa.
Consistência e programação
Criar uma programação consistente de upload de vídeos ajuda a construir um público fiel. Os espectadores apreciam previsibilidade e saberão quando esperar novos conteúdos, o que pode aumentar o engajamento e a fidelidade à marca.
Vantagens de estar presente no YouTube
Assim como vimos anteriormente, a publicação de conteúdo orgânico como estratégia de marketing no YouTube, também tem suas vantagens. Veja quais são as principais logo abaixo!
Alcance massivo
Com bilhões de usuários, o YouTube oferece um alcance massivo e diversificado de públicos em potencial. A presença na plataforma possibilita que as marcas alcancem uma audiência global e diversificada.
Atenção do público
Os vídeos têm a capacidade de capturar a atenção do público de maneira única. Conteúdos visuais e envolventes podem estabelecer conexões emocionais com os espectadores, fortalecendo a afinidade com a marca.
Compartilhamento
Um conteúdo interessante e relevante tem o potencial de ser compartilhado pelos espectadores, aumentando o alcance de forma exponencial e possibilitando o crescimento viral.
Sua empresa está pronta para apostar em estratégias de marketing no YouTube?
Como vimos, o YouTube é uma ferramenta poderosa para marcas e criadores de conteúdo, que desejam expandir sua presença on-line e alcançar seu público-alvo. Isso porque, com um bom planejamento, que envolva anúncios direcionados e conteúdo orgânico valioso, as marcas podem aproveitar as vantagens do YouTube para aumentar a visibilidade, o engajamento e, em última instância, alcançar o sucesso no marketing digital.
Acha que está pronto para esse tipo de estratégia? Você pode aprender ainda mais sobre estratégias para o YouTube em nosso blog, através do artigo: SEO para YouTube: você sabe como colocar os seus vídeos no topo das pesquisas?
Esperamos que tenha gostado das dicas. Nos vemos na próxima!