Na era do social, site institucional ainda é relevante?
Em tempos de império das redes sociais, pode-se pensar que ter um site institucional é dispensável. No entanto, trata-se de uma falácia. Na atualidade, ter um site de qualidade, pode ser o diferencial que destaca uma empresa dos concorrentes.
Além de ser uma vitrine para os negócios, também desempenha o papel de uma central de informações da empresa, esclarecendo as dúvidas dos consumidores de forma rápida. Assim, pode ser o primeiro ponto de contato entre uma marca e o potencial cliente.
Neste artigo você vai compreender do que se trata um site institucional e descobrir porque ele ainda é relevante.
O que é um site institucional?
O site institucional é uma plataforma on-line própria de determinada empresa, que agrega as informações mais relevantes para aquele negócio. Isso não envolve apenas os aspectos comerciais, ou seja, com objetivo de obter vendas e atingir mais clientes, como ocorre com sites exclusivamente de e-commerce.
Na verdade, um site institucional faz parte das estratégias de diferentes instâncias da empresa, como branding, marketing, relações públicas, recursos humanos, entre outros. Este é um aspecto que pode variar entre as características individuais de cada empresa.
Afinal, ele deve contar com páginas explicativas sobre os produtos ou serviços prestados, além de outras que aprofundem em informações sobre a essência e razão de existir da empresa.
Também é comum que os sites institucionais tenham seções específicas para a aquisição de talentos e prestação de contas com a sociedade ou poder público. Esta última característica pode ser necessária especialmente para as empresas cuja atividade final envolve temas mais sensíveis, como nas organizações sem fins lucrativos.
De forma geral, um site institucional mais básico contém as seguintes páginas: home, serviços ou produtos, sobre a empresa e contato. No entanto, sabemos que ao pesquisar sobre determinada empresa, o público deseja encontrar o máximo de informações possíveis, eliminando as suas dúvidas de uma só vez.
Por isso, é interessante incrementá-lo com outros elementos, pensando em como causar uma boa impressão no visitante. A seguir, você confere alguns elementos que também se recomenda adicionar em um site institucional, tornando-o mais completo.
Cases
A página de cases pode ser uma ótima maneira de comprovar ao público o valor da sua empresa. Isso pode ser interessante tanto para converter leads em clientes, como também construir uma reputação consistente para a sua marca.
Trabalhe conosco
Além de disponibilizar um canal para que as pessoas se cadastrem em vagas abertas ou no banco de talentos, também é interessante criar conteúdos que mostrem a sua empresa como um bom lugar para se trabalhar.
Prêmios, destaques e certificações
Assim como a página de cases, a de prêmios, certificações e outros destaques semelhantes também agrega muito valor à empresa, considerando, principalmente, as estratégias de branding.
O site institucional na era do social
Com tanta influência que as redes sociais exercem na sociedade, especialmente nos aspectos comerciais e mercadológicos, pode-se pensar que sites institucionais estão obsoletos. Porém, isso não é verdade.
Hoje, mais do que nunca, as marcas devem contar com um site bem estruturado, confiável, responsivo e com conteúdo relevante. Afinal, é por meio dele que os clientes poderão atestar a veracidade das publicações nas redes sociais, além de ter acesso às informações da sua empresa de forma centralizada.
Embora as redes sociais sejam um canal relevante para se relacionar com os consumidores, geralmente é pelo site que público-alvo tem o primeiro contato com a empresa.
Isso porque o Google continua sendo a principal ferramenta para realização de pesquisas com finalidade comercial. Inclusive, pesquisas recentes apontam que cerca de 93% dos brasileiros fazem buscas no Google antes de realizar uma compra.
Sendo assim, ao realizar um projeto eficiente para o seu site institucional – visando as técnicas de SEO, UX e UI, entre outras – as chances do seu negócio ser apresentado nos resultados do Google tornam-se maiores do que se tivesse apenas um perfil nas redes sociais.
Outro aspecto que devemos considerar, é que as mídias sociais têm recursos limitados. Além disso, sabemos que elas estão em constante transformação. A plataforma social que está na moda hoje, pode se tornar antiquada em pouco tempo. Por isso, é fundamental ter um site ao mesmo tempo em que se marca presença nas redes sociais.
O que é preciso para obter um site para a sua empresa?
A melhor forma de obter um site para a sua empresa, é contratando um serviço especializado em desenvolvimento. Isso porque, mesmo que exista uma grande diversidade de ferramentas, que podem auxiliar uma pessoa leiga a construir um site, são os profissionais capacitados e experientes que o desenvolvem de forma eficiente e responsiva.
Além disso, há outros elementos que se deve considerar ao construir um site institucional, como Design UI & Design UX, áreas que definem como será sua aparência e usabilidade, respectivamente. Na atualidade, esses aspectos podem ser decisivos quando um potencial cliente deve escolher entre a sua empresa ou um concorrente.
Sendo assim, conte com a equipe da Beatz para desenvolver um site institucional com a qualidade que a sua empresa merece. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato e converse com os nossos especialistas.