Agência de Marketing Digital: descubra como ter sucesso nos negócios!
Se você já tem sua própria agência de marketing digital ou possui interesse em entrar neste mundo, este artigo é para você!
Sabemos que a forma pela qual as marcas publicizam seus produtos e serviços muda cada vez mais rápido. Você já deve saber muito bem, que há alguns anos estamos na hora e vez do marketing digital.
Certamente, na atualidade, esta é a forma mais eficiente de obter resultados reais, e, por isso, cada vez mais é possível ver o surgimento de agências especializadas em marketing digital. Por isso, separamos os fatores essenciais para você ter resultados reais no gerenciamento de sua agência.
Gerindo uma Agência de Marketing Digital
O primeiro aspecto que você deve levar em consideração é que, com uma boa gestão, o tipo de negócio de uma agência de marketing digital, em particular, pode ser bastante lucrativo.
Isso porque, os recursos necessários para realizar as atividades, geralmente são mais baratos do que empresas de varejo ou de desenvolvimento de produtos digitais, por exemplo. Os maiores custos envolverão a aquisição e treinamento de profissionais capacitados. A capacitação dos profissionais, aliás, é uma das chaves do sucesso, lembre-se disso!
Por outro lado, dada a facilidade de começar um negócio como este, temos um cenário muito competitivo. Ora, muitas agências de marketing – e este pode até ser o seu caso – começam em casa.
Assim, para obter mais resultados e crescer neste mercado, é preciso se destacar. Mas, você vai ver que isso não é tarefa complicada.
Alguns passos para o sucesso nos negócios
No Brasil, existem mais de 11 mil agências de marketing e comunicação. Para você ter uma noção do quanto esse número é expressivo, o país possui 5.565 municípios, dos quais a maioria tem menos do que 20 mil habitantes. Com certeza, a concorrência é acirrada.
Para se diferenciar da concorrência, a seguir, você confere três importantes pilares para gerir uma agência de marketing digital de sucesso.
Estude os modelos de negócio
O que chamamos de agência é um modelo de negócio criado há quase dois séculos. Por isso, é bastante estabilizado e conhecido. No entanto, cada agência pode ter suas próprias metodologias e sistemas, o que gera ainda mais valor e imagem de autoridade no assunto.
Nesse sentido, é possível inserir em sua agência de marketing digital um modelo de consultoria ou assessoria. Mais do que os produtos e análises de marketing digital, entregue a seus clientes a expertise de sua equipe.
Então, mostre que sua agência é uma autoridade na área. Ofereça conselhos sobre as melhores estratégias em termos de marketing digital, às quais, favoreçam o desempenho dos negócios de seu cliente.
Isso está alinhado a um aspecto muito importante em se tratando de gerenciamento de uma agência de marketing digital: nunca perca o foco nos clientes.
Por vezes, eles não entenderão o que sua agência faz e como ela pode entregar resultados. Outras, pedirão por serviços ou estratégias que podem não ser os mais adequados para aquele negócio. É o seu papel compreender profundamente o negócio e mercado de atuação do seu cliente, para o guiar da melhor forma.
Métodos de cobrança
Você sabe como cobrar pelos serviços de sua agência de marketing digital?
Pois é… este é um tema que pode ser bastante sensível. No entanto, é imprescindível que seja analisado e colocado em execução de forma a favorecer sua empresa e a de seu cliente.
Isso pode ser feito de inúmeras formas, das quais alguns exemplos são:
- Cobrança por resultado;
- Porcentagem dos lucros do cliente;
- Custo fixo mais uma porcentagem do lucro;
- Precificação por hora trabalhada.
No entanto, métodos mais comuns envolvem um custo inicial para estruturação das operações e uma mensalidade.
Para escolher o melhor método, avalie a maturidade da agência. É interessante começar com métodos mais seguros e, ao ganhar mais maturidade nos negócios, partir para modelos mais dinâmicos que podem resultar em lucros mais altos.
Além disso, considere a rotatividade de clientes. Pode ser triste dizer adeus, mas sim, clientes se vão. Isso é totalmente comum e deve ser um indicador para analisar o desempenho de seus negócios.
Entretanto, mesmo que perca alguns clientes, ao entregar um trabalho de excelência e personalizado para os que ficam, você adquire oportunidades para escalar sua lucratividade. A partir de resultados reais, você pode cobrar mais e oferecer serviços adicionais.
Isso não significa que deva parar se prospectar clientes, hein?! Nunca perca de vista a construção de uma boa imagem e reputação do seu negócio, faça networking, participe de eventos e publique cases.
Mensuração, melhoria e resultado!
Se escolheu o marketing digital para construir o seu negócio, com certeza você é uma pessoa inquieta que está sempre em busca de inovação, melhoria contínua e resultados, não é mesmo?
Pois bem, nunca perca isso de vista! Mesmo após adquirir certa maturidade neste mercado, uma agência de marketing digital de sucesso está sempre avaliando os acertos e os erros, examinando novas rotas possíveis e aderindo a diferentes metodologias.
Afinal, comunicação e tecnologia são campos muito dinâmicos em que surgem novidades diariamente. Ora, se hoje uma inteligência artificial pode redigir longos artigos em questão de segundos, devemos nos preparar para o que vem por aí.!
Atente-se às tendências! Uma falha de muitas empresas é se tornar obsoleta, porque não investem em melhoria contínua e permanecem fazendo o mesmo por anos e anos. Por outro lado, clientes vão correr atrás do melhor. Então, ofereça o melhor.
Nesse sentido, forneça à equipe, programas de atualização profissional com treinamentos e cursos, bem como, se reserve alguns recursos para obtenção de ferramentas que otimizem o trabalho.
Com estes três pilares em mente, você já pode começar a construir um caminho de sucesso para a sua agência de marketing digital. E para você ficar sempre atualizado sobre os principais assuntos do universo da comunicação e marketing, acesse as nossas redes sociais (Instagram, Facebook ou LinkedIn).