Anunciar no Google: passo a passo para aumentar seus resultados de forma descomplicada
Se você tem um negócio, sabe que a presença online é fundamental para alcançar um público maior e aumentar as vendas. E anunciar no Google é uma das melhores formas de conseguir isso.
No entanto, muitas pessoas sentem-se inseguras em relação a anunciar no Google, por acharem que é complicado ou por não saberem por onde começar. Por isso, hoje eu vou compartilhar com vocês um passo a passo simples e descomplicado para anunciar no Google e aumentar seus resultados.
1- Crie uma conta no Google Ads
O primeiro passo para anunciar no Google Ads é criar uma conta. Acesse a página de login do Google Ads e clique em “Comece agora”. Você precisará fornecer algumas informações, como seu endereço de e-mail, nome da empresa e orçamento diário de publicidade. É um processo intuitivo, pois, em cada etapa, serão solicitadas as informações necessárias.
Portanto, com a conta criada, você será direcionado para a página de criação de campanha.
2- Escolha seu objetivo de campanha
Anunciar no Google permite uma série de possibilidades e conquistas, como por exemplo: você pode aumentar as vendas, gerar mais tráfego para o site, obter mais leads ou promover um produto ou serviço específico. Logo, antes de iniciar a campanha é necessário que o seu principal objetivo com ela, seja definido.
Feito isso, dependendo do objetivo escolhido, você indicará os acionadores de conversão. Principalmente, se for cadastro, terá que ser configurada a página que aciona a captura do contato. Geralmente é uma página de /obrigado, entretanto, a de vendas, possivelmente é /checkout.
Sobretudo, é com base nessas configurações que o Google vai trabalhar na entrega, e que você usará de métrica para otimizações. A não configuração acarretará em dados incompletos para a campanha e, se configurada incorretamente, certamente trará dados incorretos.
Posteriormente você irá escolher o tipo de campanha:
Pesquisa Google
Apareça no momento certo para clientes com grande intenção
Essa opção de campanha é a mais comum e básica do Google Ads. Ela permite que você exiba seus anúncios nos resultados de pesquisa do Google, primordialmente, quando as pessoas buscam por termos relevantes do seu negócio. Certamente, é uma ótima opção para alcançar clientes com intenção de compra, pois, seus anúncios aparecerão para pessoas que estão procurando ativamente o que você oferece.
Performance Max
A Performance Max, é uma opção de campanha recente e mais avançada. Com ela, você pode alcançar públicos-alvo em toda a rede do Google, com uma única campanha, incluindo a Pesquisa, a Rede de Display, o YouTube e o Gmail.
A Performance Max usa machine learning para otimizar automaticamente seus anúncios com base em seus objetivos de marketing, como: conversões ou vendas. É uma opção de campanha recomendada para quem tem um orçamento maior e deseja alcançar o maior número possível de clientes em potencial.
Rede de Display
A Rede de Display do Google permite que você exiba seus anúncios em mais de 3 milhões de sites e aplicativos parceiros do Google. Sem dúvida, uma boa alternativa para aumentar o reconhecimento da marca e alcançar um público mais amplo. Os anúncios na Rede de Display são exibidos em diversos formatos, como: banners, imagens, vídeos e textos.
Shopping
A campanha de Shopping permite que você exiba seus produtos diretamente nos resultados de pesquisa do Google, de acordo com as buscas pelo produto. Isso faz com que os compradores vejam seus produtos e comparem preços antes de fazerem uma compra. Com a campanha de Shopping, dessa forma, anúncios de produtos devem incluir imagens, preço e informações relevantes.
Vídeo
A opção de campanha de vídeo permite que você exiba seus anúncios em vídeos do YouTube e em outros sites e aplicativos parceiros do Google. Com os anúncios em vídeo, você pode falar sobre a sua marca ou produto, e incentivar as pessoas a tomarem ações, como: visitar seu site ou fazer uma compra.
Discovery
A opção de campanha Discovery permite que você exiba anúncios em diversos produtos do Google, como: o YouTube, o Gmail e o Discover. Por tanto, uma ótima opção para alcançar um público mais amplo e aumentar a conscientização da marca. Os anúncios Discovery incluem imagens e textos exibidos em um formato semelhante a um feed de notícias.
3 – Defina seu orçamento e estratégia de lances
O próximo passo é definir seu orçamento diário. Essa é a quantia máxima que você está disposto a gastar por dia em seus anúncios.
Um dos grandes benefícios de anunciar no Google Ads é a flexibilidade para determinar seu orçamento de publicidade. Você pode escolher quanto quer investir por dia ou por campanha, e o Google só vai cobrar quando alguém clicar em seu anúncio.
Ao definir seu orçamento, antes de mais nada, é preciso ter em mente o tamanho do seu negócio, o tamanho do seu público-alvo e o objetivo da campanha. Dessa forma, é possível começar com um orçamento menor e aumentá-lo conforme você for ganhando confiança e obtendo resultados.
Além disso, é necessário definir sua estratégia de lances. Isso significa decidir quanto você está disposto a pagar por clique em seus anúncios, e quais tipos de lances deseja usar (por exemplo: lance de custo por clique, lance de conversão ou lance de valor de conversão), podendo estar ligados com o objetivo da campanha. Caso escolha a opção “visualização de vídeo”, a cobrança será definida pelo CPM, o custo por mil visualizações, já que o único objetivo é a visualização.
4 – Escolha suas palavras-chave
As palavras-chave são termos de pesquisa que os usuários digitam no Google para encontrar produtos e serviços. Ao anunciar no Google Ads, você precisará escolher quais dessas deseja segmentar em seus anúncios.
Para escolher as palavras-chave corretas, é importante entender quais são as principais palavras-chave que seus clientes em potencial usam para pesquisar produtos e serviços relacionados ao seu negócio.
Você também pode usar ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google para encontrar ideias de palavras-chave relevantes. Nesse caso, a ferramenta mostra dados como o volume de busca, o nível de concorrência e o custo médio por clique.
Alguns formatos como Performance Max e de alcance, não precisam de palavras-chaves. No caso delas, é solicitado a indicação de público-alvo e, você faz isso indicando comportamentos, interesses dos usuários e/ou dados demográficos. Para saber como encontrar e definir um público-alvo, veja nossa matéria específica sobre o assunto “Como encontrar seu público alvo”
5 – Escolha sua segmentação
O Google Ads oferece diversas opções de segmentação, que permitem a você alcançar públicos específicos com seus anúncios. Por exemplo, você pode segmentar seus anúncios por localização geográfica, idade, sexo e interesses.
Acima de tudo, é importante escolher a segmentação correta para seus anúncios, para garantir que eles sejam exibidos para as pessoas certas e aumentem suas chances de conversão.
6 – Crie seus anúncios
Hora de criar seus anúncios. Os anúncios no Google geralmente incluem um título, descrição e URL final.
Sem dúvidas, criar anúncios atraentes e relevantes para seus clientes em potencial ajuda nas conversões. Certifique-se de incluir informações sobre os produtos ou serviços que está promovendo, e uma chamada para ação clara e atraente, para incentivar as pessoas a clicarem em seus anúncios.
7- Acompanhe e otimize suas campanhas
Após criar suas campanhas no Google Ads, é importante acompanhar seus resultados e fazer ajustes e dessa forma melhorar o desempenho. Isso envolve analisar métricas como o número de cliques, custo por clique e taxa de conversão e ajustar suas palavras-chave, anúncios e estratégias de lances de acordo.
A partir dessas métricas, é possível identificar quais palavras-chave e anúncios estão gerando mais tráfego e conversões, além de descobrir quais campanhas e grupos de anúncios precisam de ajustes. Analise ao mesmo tempo os dados do Google Analytics, bem como testar diferentes variações de anúncios para identificar quais são mais eficazes.
A criação de títulos, descrições e chamadas para ação atraentes, certamente farão toda a diferença na conversão de um cliente em potencial.
Ao utilizar o Google Ads de forma inteligente e estratégica, as empresas conseguem, ao mesmo tempo, aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços, alcançar novos clientes e, em última análise, aumentar suas receitas. Portanto, é fundamental dedicar tempo e esforço para acompanhar e ajustar constantemente as campanhas no Google Ads.
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