Link building de A a Z: todos os termos que você precisa conhecer
Você tem explorado todo o potencial do link building, na estratégia de SEO da sua empresa? Você deve, ao menos, ter ouvido falar dessa ferramenta. Mas, o que queremos dizer é: você precisa aplicá-la o quanto antes.
Apesar dos diversos mitos que rondam essa palavra, sobre sua complexidade, ele merece atenção. Mesmo porque, a conquista de links de qualidade é muito facilitada, através dele.
No entanto, para conseguir um bom resultado, é crucial conhecer essa ferramenta a fundo. Para isso, continue a leitura e conheça o glossário do link build que separamos para você!
O que é link building?
Antes dos termos, vamos entender melhor o que é, de fato, link building.
No geral, essa ferramenta é formada por uma série de técnicas aplicadas, para conquistar links relevantes e qualificados, de outros sites. Isso é feito, portanto, para alavancar a reputação e a autoridade do site, nos mecanismos de busca.
Ou seja, o posicionamento orgânico do seu site sobe, resultando em mais tráfego. Com isso, é possível que esse seja um fator de classificação do Google.
Mesmo porque, ao investir em link building você não deposita valor apenas na quantidade de links trocados. Mas, na qualidade de cada um deles.
Cuidado a ser tomado no link building
A troca de links entre sites deve ser coerente. E essa, é uma das maiores premissas do link building. Mesmo porque, é crucial que você faça essa transação com sites que tenham sentido para a sua marca.
Imagine, por exemplo, que você está desenvolvendo a estratégia de SEO para uma empresa de produtos de limpeza concentrados. Não fará sentido algum trocar links com um portal de esportes, mesmo que este tenha alta autoridade de domínio.
Essa é uma troca sem sentido e que pode, por vezes, ser penalizada pelo Google. E isso refletirá diretamente no posicionamento orgânico do seu site.
Dicionário do link building
Confira agora os principais termos dessa ferramenta.
A
Alt Tags
Essas tags são usadas para descrever as imagens usadas nos textos. Assim, sua principal função é descrever a imagem para usuários com deficiência visual.
Alvo
Trata-se da página que você quer o link, para levar seu usuário até ela.
Análise de competitividade
Muito comum também, como análise competitiva, essa é uma estratégia usada para estudar e, sobretudo, identificar os links usados em links de outros sites. Para tanto, o ideal é montar uma relação de concorrentes e conferir seus conteúdos.
Âncoras de ruído
São palavras-chave que apontam um caminho ao leitor, como “site”, “clique aqui”, entre outros.
Atributos
Trata-se da descrição mais profunda sobre um elemento HTMLs, que são especificados, sempre na tag inicial.
Autoridade de domínio
Essa é a métrica que mostra se o seu site terá uma boa classificação.
B
Backlinks
Conhecido também apenas por links, podem ser os links de entrada e links recebidos. Sendo assim, os backlinks são todos os links aplicados em outros sites e portais, que apontam para o seu site.
Bots
Popularmente chamados de robôs, spiders ou rastreadores, os bots recuperam as informações dos sites.
C
Canônicos
Esse é o elemento que aponta aos mecanismos de pesquisa, quais são as páginas desejadas, para usar como fontes originais. Sua principal função, portanto, é evitar conteúdos duplicados.
Citações
São as informações relevantes da empresa, que indicam aos mecanismos de busca a confiabilidade desse negócio. Sendo assim, usam-se dados como endereço, telefone, razão social, entre outros.
Classe C
Rede ou bloco classe C, trata-se dos endereços IP.
Classificação de domínio
É a métrica desenvolvida para indicar a força do perfil de link do site.
Classificação de URL
Essa é a métrica que aponta a força do perfil backlink do alvo.
Conteúdo
São os vídeos, textos, e-books, infográficos e outros materiais desenvolvidos para serem consumidos pelo leitor. Entenda mais sobre estratégias de conteúdo, clicando aqui.
Conteúdo duplicado
Apesar de ter diversas razões, o conteúdo duplicado pode ser ruim para as métricas do Google. Portanto, é crucial evitar que isso aconteça.
Conteúdo Evergreen
Conteúdo sempre verde, em tradução livre, é aquele que não fica desatualizado com facilidade.
Código fonte ou Source Code
É o código de programação das páginas, que pode ser visualizado no navegador. Mas, nem todos os códigos são vistos dessa maneira.
D
Deep Links
São aqueles links que vão para outras páginas, diferentes da página inicial.
Desindexado
Trata-se dos sites expulsos dos índices dos motores de busca. Isso acontece por diversos motivos, mas, o principal deles é a violação das diretrizes.
Diretrizes do Google Webmaster
São as diretrizes de indexação. Por isso, é crucial conhecê-las e segui-las, para não ser penalizado.
Diretórios
São todos aqueles sites que fazem um catálogo de outros sites. No entanto, mesmo que muitos sejam valorizados, principalmente os locais, alguns são listas de spam que não trazem nenhum resultado.
Disavow
Você tem a opção de negar que alguns links sejam creditados em seu site. Assim, quando você faz isso, acaba pontuando isso ao Google para facilitar. De todo modo, você pode enviar uma lista de negação para a empresa.
Disclaimer
Esse termo é muito comum em diversas áreas. Porém, no link Building, é a notificação sobre a compra de links de uma página. Ou, de conteúdo patrocinado.
Divulgação
Esse é o termo que nomeia os contatos feitos com outros sites, para falar sobre o interesse de trocar links. Esse contato pode ser, sobretudo, por e-mail, telefone ou mídias sociais.
E
Endereços IP
É a identificação do computador, formada por uma série de números.
Esquema de links
Essa é a violação das diretrizes do Google, configurada, por exemplo, pelo uso de links que manipulem o ranking de um site no resultado de pesquisa dos buscadores.
F
Fluxo de confiança
Trata-se da categorização do site.
G
Google Analytics
É a ferramenta gratuita, que oferece todas as informações do seu site.
H
Href
Atributo da tag de âncora, para links que contenham URL.
I
Indexação
Trata-se do rastreamento e catalogação que um mecanismo de busca faz, sobre um site.
Indexação Mobile-First
É a mecânica que o Google usa, para indexar os sites recentemente. Trata-se, portanto, do rastreio e da indexação da versão móvel primeiro. Ou seja, se a sua versão é apenas a do desktop, somente essa versão será indexada.
Infográficos
Esse é um formato muito comum de conteúdo, formado por textos, gráficos e imagens, no mesmo conteúdo.
J
Juice Link
Ele indica o valor de um link. Apesar de não ser um termo querido.
L
Landing Pages
São as páginas criadas, para coletar contato de possíveis clientes. Conhecido, também, como leads.
Limpeza
Essa é uma ação necessária para fazer a eliminação dos links que podem ser ruins, ou até mesmo de spam. Além disso, pode ser o ajuste de qualquer outro problema em relação ao site.
Links de segundo nível
Esses são aqueles links instalados em sites que, de alguma forma, se conectam ao seu.
Links editoriais
São os links doados, sem solicitação prévia.
Links de entrada
São os links que outros sites instalam no conteúdo, que levam até o seu. Esses, são chamados de links de entrada.
Links de imagem
É o link através de uma imagem, que se conecta a outra, seja interna ou externamente. Mesmo porque, nem todas as imagens contêm link.
Links internos
São os links instalados no conteúdo do seu site, que levam para outros sites. Eles são cruciais para navegação e rastreabilidade.
Links não naturais
Refere-se aos links patrocinados, spammys, ou aqueles que compõem um esquema de links para ranqueamento.
Links não seguidos
São aqueles links que recebem a tag rel=nofollow a um link, para indicar que não deve ser contado para o site que ele aponta, pelos mecanismos de busca.
Links quebrados
É, definitivamente, um elo quebrado, que leva para um recurso que não existe.
Links recíprocos
Trata-se dos links trocados. Ou seja, o link A leva para o link B, e vice-versa.
Links de rodapé
Como o próprio nome já diz, são os links presentes no rodapé. Antes, eram considerados spam. Mas hoje em dia, não são mais.
Links seguidos
Esse termo é usado para indicar aos mecanismos de buscas, que creditem os links para os destinos apontados. Assim, eles conseguem uma classificação mais alta.
Links ocultos
Trata-se dos links codificados, para que não fiquem visíveis como links.
Links tóxicos
São aqueles links usados para prejudicar o seu site.
M
Mapas do site/ Sitemaps
Essa ferramenta aponta aos mecanismos de busca, como encontrar todas as suas páginas na rede.
Marketing de Conteúdo
Essa é a estratégia de criar conteúdos, que sejam interessantes para atrair e compor links, depois de compartilhados.
Menção de marca
São todas as menções sobre sua marca, dentro de conteúdos de sites, blogs e mídias sociais, sem a criação de um link.
Modelos
Usado por especialistas, ele apresenta uma amostra que pode ser modificada, para a divulgação de links. Ou seja, é apenas o esboço de algo que é frequentemente aplicado.
O
Off page
Descreve, de forma geral, a prática de SEO fora da página. Mesmo porque, os links são instalados fora do site. Ou seja, não trabalham necessariamente, diretamente com o site.
On page
Ao contrário do off page, são os links do próprio site do SEO. Essa é uma estratégia muito usada, sobretudo, para melhorar a posição nos mecanismos de busca.
Open Rates
É a taxa de abertura de e-mails, disparados para os leads.
Operadores de pesquisa
São as palavras e/ou símbolos usados, para ajudar a conter uma pesquisa.
P
PageRank
Trata-se da métrica do Google, que indica a importância de um site.
Página de links/recursos
São aquelas que apresentam vários links, para que sirvam como um guia de recursos.
Página não encontrada
Muito conhecida por erro 404, são as páginas que não estão no mesmo endereço. Ou, foram excluídas definitivamente.
PBNs
Em português, Rede Privada de Blogs, são as redes compostas por sites.
Penalidade Manual
Essa penalidade é, sobretudo, diferente de um problema com algoritmos. Portanto, é passível de ser corrigida quando o Google envia a notificação de forma manual. Quando isso acontece, o ideal é fazer o reparo e solicitar uma nova consideração para o Google.
Posts de convidados
Trata-se dos artigos redigidos por criadores que não costumam escrever para o site em que são postados. No entanto, a alta frequência de postagens de hóspedes, com âncoras ricas, é considerada como violação pelas diretrizes de link building do Google.
Posts patrocinados
Como o próprio nome sugere, são os posts publicados mediante pagamento.
R
Robots.txt
É um arquivo de texto, que instrui os mecanismos de busca. Usado, na maioria das vezes, para bloquear os rastreadores de áreas específicas.
S
SERPs
Ao pesquisar por algum termo nos mecanismos de busca, aparece uma página com os resultados. SERP é o nome dado a essas páginas.
Spam
São todas as coisas online, que se destacam por serem indesejadas ou não solicitadas.
T
Taxas abertas
Trata-se do número que de leads que recebem e abrem seus e-mails.
Taxas de clique/CTR
É a métrica que indica, sobretudo, a quantidade de pessoas que clicam em um link, comparado a quantas vezes seu site é mostrado em algum lugar.
Taxa de conversão
Ela mede a quantidade de usuários dentro da página, que concluem um objetivo específico e desejado. Por exemplo, o preenchimento de um formulário, a compra de um produto, entre outros.
Textos de âncora
Trata-se dos textos contidos em um elemento âncora, junto com as palavras-chave clicadas para levar, então, a uma página de destino.
Tráfego
Aponta o volume de visitantes de um site, ou página específica.
U
URLs
É um endereço de web.
V
Velocidade
Trata-se, da velocidade de crescimento dos elos construídos.
W
Widget
São os bits de códigos incorporados nas páginas. Na maioria das vezes, são projetados para oferecer links de volta à página.
E então, gostou de conhecer o dicionário do link building? Sendo assim, continue em nosso blog, para conhecer mais conteúdos. Sobretudo, ao que se refere a marketing digital e suas estratégias!