Marketing Off-line: o tradicional que está longe de ficar obsoleto!
Mesmo com a revolução digital que mudou a forma como nós fazemos marketing, ainda há estratégias que sobrevivem há décadas, como é o caso do Marketing Off-line.
Embora haja quem diga que essa é uma técnica velha, ou pior, que esteja morta, isso está longe de ser verdade. Afinal, muitos investem em meios on-line e off-line para veicular suas campanhas até hoje.
Isso acontece porque o meio off-line ajuda a fortalecer e reforçar o posicionamento das marcas, além de fazer com que os clientes se lembrem do seu negócio, quando precisarem de um produto ou serviço similar.
Mas, sejamos francos, o Marketing Off-line ainda hoje está em todos os cantos. Se você está lendo este texto na zona urbana de uma cidade, olhe pela janela. É bem provável que na sua área de visão tenha algum outdoor.
O que é o Marketing Off-line?
Como muitos já sabem, ou imaginam, ele é o marketing que abrange todos os meios de divulgação não digitais, como:
- Cold calls;
- Televisão;
- Rádio;
- Jornal;
- Outdoor;
- Revista.
De fato, o Marketing Off-line tem como principal objetivo difundir as marcas no mercado, fazendo uso das mídias tradicionais para reforçar o seu Branding e Posicionamento. E quando falamos de mídias tradicionais, nos referimos a jornais e revistas físicas, rádio analógico, televisão, entre outros.
Tal estratégia é muito comum de grandes empresas e multinacionais. Afinal, quem nunca se deparou com um anúncio de um novo modelo de carro de marca alemã que toma duas páginas de uma revista? Ou até mesmo os emblemáticos “comerciais de margarina” transmitidos entre os intervalos das novelas de TV?
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, essa técnica de marketing não é só para marcas colossais. Na verdade, empresas de médio ou pequeno porte também podem, e devem, investir no Marketing Off-line.
Por exemplo, no caso das empresas de médio porte, pode-se usar as mídias tradicionais, como a veiculação de um comercial de rádio, outdoors ou anúncios em revistas locais. Assim, consegue-se atingir um maior número de pessoas, atraindo e conquistando mais clientes.
Para as empresas de pequeno porte, pode-se usar os flyers, folders ou anúncios menores em jornais e revistas locais, até se obter recursos para investir em veículos maiores e mais diversificados.
A seguir, você confere alguns dos numerosos benefícios de investir em Marketing Off-line, mesmo no contexto de ascensão digital.
Os benefícios de investir no Marketing Off-line
Ainda que o Marketing Digital tenha dominado o universo da publicidade nos últimos anos, é importante lembrar que o Marketing Off-line possui vantagens que fazem dele uma excelente escolha para muitos negócios. Alguns exemplos são:
Credibilidade
Utilizam os canais de comunicação comuns há bastante tempo. Isso faz com que eles transmitam mais credibilidade às ações. Principalmente na era das “fake news”, que circulam no âmbito digital.
Maior alcance
Apesar da internet estar presente em quase todos os cantos do mundo e transmitir informações com uma velocidade singular, os meios tradicionais ainda oferecem um alcance de público muito grande. Isso porque, no Brasil ainda há pessoas que não possuem acesso à internet, ou realmente preferem os meios tradicionais.
Relacionamento mais íntimo com o cliente
Os canais digitais são conhecidos por sua capacidade de proporcionar união e relacionamento entre marcas e pessoas, de forma bastante eficiente. Ainda assim, mesmo no Marketing Off-line é possível estar perto do seu público, ter um contato direto com ele e entender as dores que o atingem.
Como é o caso da entrega de flyers. Por meio deles, você consegue um contato direto com o cliente e ainda pode falar com ele. Ou então, o oferecimento de brindes personalizados, que tornam a experiência do cliente ainda mais satisfatória.
Especificamente essa última estratégia, foi tema de diversas pesquisas que comprovaram: os consumidores dão mais valor aos brindes do que a descontos. E como vantagem extra você fortalece a sua marca, afinal, será lembrada sempre que a pessoa usar o item.
Como podemos te ajudar
Para criar uma campanha off-line efetiva, é preciso seguir algumas etapas, como:
Definir o objetivo da campanha: todo planejamento precisa de um objetivo, seja ele de marketing, financeiro ou de campanha. Afinal, ter um objetivo bem definido ajudará muito nos esforços, montagem de equipe e execução do projeto, além de facilitar a verificação do ROI (retorno de investimento).
Conheça a sua persona: conhecer a persona é sempre essencial para qualquer ação, seja ela on-line ou off-line. Dessa forma, isto vai definir pontos muito importantes, como: o visual da campanha, os meios a serem usados e o tom de voz.
Escolha do canal: esta etapa, é quando levamos em consideração onde a persona está, quais são os seus hábitos, o que ela consome, para conseguir escolher o melhor veículo para a campanha.
Análise e mensuração dos resultados: mensurar os resultados é uma constante em muitas ações de marketing. Afinal, é a partir deles que sabemos se atingimos os objetivos da campanha e ainda adquirimos dados valiosos, que podemos usar em campanhas futuras.
Contudo, como você pode ver, ainda usam amplamente o Marketing Off-line para divulgação de campanhas. Sendo assim, ainda é possível implementá-lo junto com ações on-line, para alcançar e fidelizar ainda mais consumidores.
Como aliar o off-line ao on-line?
Embora as estratégias off-line ainda apresentem um ótimo desempenho para diversos negócios, não se pode negar a relevância atual dos recursos on-line para promover marcas e empresas. Por isso, a melhor solução é combinar ambas as estratégias, alcançando assim, o potencial máximo da empresa.
Mas afinal, como fazer isso?
Publicações on-line de ações de marketing off-line
Sempre que se realizar uma ação de marketing off-line – como eventos, promoções etc. – é interessante publicá-las nas redes socais, promovendo uma conexão entre os dois universos: digital e analógico. Nesse sentido, uma solução interessante é colocar nos materiais físicos de marketing QR Codes que levem para o site e outras mídias digitais da empresa. Dessa forma, o público pode ter acesso fácil a essas informações.
Fomente a interação on-line
Quando um restaurante proporciona um ambiente ‘instagramável’ e pratos altamente decorados que enchem os olhos antes de encher a barriga, certamente está investindo em marketing on-line e off-line. Afinal, ao mesmo tempo em que garante a satisfação dos clientes durante a experiência da refeição, também incentiva a publicação de imagens desse momento.
No entanto, não são apenas os restaurantes que podem fazer isso. Todos os segmentos de negócios podem fomentar a interação on-line do público, a partir de ações off-line. É claro que cada empresa precisa avaliar as suas possibilidades, mas alguns exemplos de como se fazer isso são:
- Visitas técnicas com clientes em fábricas: as pessoas podem publicar imagens da experiência e interagir com publicações da empresa sobre o evento;
- Embalagens personalizadas: sabe quando se recebe uma embalagem bonita, com brindes (mesmo que simbólicos), acompanhada de um cartão com nosso nome e uma mensagem agradável? Isso é um diferencial importante, que pode proporcionar bastante interação nas redes sociais.
- Eventos: O poder de interação on-line de eventos é inegável. Na atualidade, é muito comum que as pessoas compartilhem suas experiências marcantes nas redes sociais. Não seria diferente com a participação em um evento de uma empresa que é cliente ou admirador.
Adquira leads com amostras grátis
Algumas empresas de bens de consumo e até serviços têm apostado em uma solução interessante para adquirir leads. Da mesma forma que no marketing digital, podemos oferecer materiais ricos – como e-books, guias e manuais digitais –, pode-se aliar o marketing off-line ao on-line por meio do oferecimento de amostras grátis em troca dos dados do lead.
Dessa forma, pode-se mostrar um pouco da qualidade do seu produto ou serviço para pessoas que já tenham algum interesse na empresa. Essa estratégia é especialmente comum em marcas de cosméticos ou clínicas de estética. No entanto, ela pode ser adaptada para os mais diversos segmentos de negócios.
Invista em veículos multicanais para anúncios de marketing off-line
A compra de espaço publicitário em jornais e revistas é uma das estratégias mais tradicionais de marketing off-line. Por outro lado, a compra de espaço publicitário em sites e blogs tem importância equivalente no marketing digital.
Portanto, por que não investir em veículos que possuam presença tanto digital quanto física? Essa estratégia é interessante, pois permite ao anunciante se relacionar com sua audiência, independentemente de sua preferência por consumir conteúdo on-line ou off-line.
Um exemplo é o grupo Mais Expressão, que possui jornal físico, jornal digital, revista e portal de notícias. São diversos pontos de contato com o público, que garantem ao anunciante maiores chances de impactar potenciais clientes.
O anúncio, por sua vez, pode ser adaptado para os parâmetros de cada canal. A publicidade para o jornal físico, por exemplo, pode conter um QR Code que leve ao site da marca, assim como a do portal de notícias pode levar a uma landing page ao ser clicado. Uma coisa é certa: as possibilidades são numerosas!
Pensando nisso, se você deseja trazer mais credibilidade para a sua empresa e aumentar o alcance das suas ações de marketing, considere planejar uma campanha de Marketing Off-line.
Então, se você deseja planejar uma campanha de Marketing Off-line, On-line ou ambas, entre em contato com a Beatz!