Marketing Social: saiba como ele pode trazer mais valor para sua marca
De modo geral, ao longo de sua história, o Marketing vem sofrendo muitas mudanças. O que antes era empurrado até os consumidores, através das propagandas, para convencer a qualquer custo. Aos poucos, acabou transformando-se em estratégias de marketing de conteúdo, sendo bem mais agradáveis ao público-alvo.
Ou seja, ao invés de convencer as pessoas, o foco passou a ser o encantamento dos clientes. Isso é feito através da entrega de informações úteis, nutrindo-os durante toda a jornada de compra.
E, pensando nessa estratégia, o marketing social também pode agregar.
O que é Marketing Social?
O Marketing Social surgiu pela primeira vez quando Gerald Zaltman e Philip Kotler, na década de 70, notaram que os princípios do tão conhecido marketing tradicional poderiam, também, ser utilizados para muitas causas sociais. Ou seja, para vender atitudes, ideias e condutas.
Dessa forma, para o Marketing Social, seu objetivo principal é eliminar ou atenuar os problemas sociais. Problemas esses, principalmente, relacionados à fome, educação, saúde pública, moradia, entre outros.
Sendo assim, utiliza-se essa estratégia em empresas do terceiro setor e órgãos públicos, que fazem campanhas para doações, conscientização e afins.
Lembre-se, que o intuito é sempre envolver toda a população para a mesma causa e, a fazerem funcionar, por não serem, justamente, motivadas pelos interesses financeiros e comerciais, mas, sim, pelo bem comum.
Assim, o público pode se identificar com a causa social e se sensibilizar, passando a fazer parte do movimento. Bom, para facilitar seu entendimento, vamos citar alguns exemplos.
Exemplos de Marketing Social
Confira a seguir, alguns casos bem conhecidos:
Criança Esperança
Talvez, esse seja o exemplo mais conhecido entre os brasileiros. Desenvolvido e promovido pela TV Globo, com parceria da Organização das Nações Unidas (ONU) para a ciência, cultura e educação, a iniciativa surgiu em 1986. Em sua primeira edição, contou com uma ação pontual de doações para o nordeste brasileiro, como iniciativa do Renato Aragão, mais conhecido como “Didi”.
Então, após o seu sucesso, o projeto tornou-se uma campanha anual da emissora para ajudar instituições de crianças e adolescentes do Brasil todo. Atualmente, o Criança Esperança já arrecadou mais de R$ 300 milhões em doações para mais de 5 mil instituições do país. Sendo assim, colaborando para a formação e desenvolvimento de 4 milhões de adolescentes e crianças.
Além de todos esses resultados sociais, o público passou a associar a TV Globo com uma causa social concreta, com seus objetivos claros e com o envolvimento dos telespectadores.
O evento acontece uma vez por ano, ao vivo e com participação de muitos famosos, do público de casa e com um contador de doações em tempo real.
Teleton
Assim como o Criança Esperança, o Teleton é reconhecido em todo o Brasil. Todo ano, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) realiza o evento. Em um dia de transmissão, o projeto tem o objetivo de arrecadar fundos e ajudar a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
A iniciativa ajuda milhares de crianças que têm deficiência física.
Mc Donalds – McDia Feliz
No geral, os projetos que envolvem crianças, costumam tocar mais o coração das pessoas. Ainda mais, quando portam doenças graves.
Desde 1988, em todo último sábado de agosto, o Mc Donalds realiza o McDia Feliz. A ação consiste na arrecadação da venda do famoso sanduíche da empresa, o BigMac. Toda essa verba é voltada para ajudar instituições de crianças com câncer.
Esse projeto já é bem conhecido pela população. Além disso, o próprio McDonalds tem o Instituto Ronald McDonald, dedicado para causas como essa.
Programa Amazônia – Natura
Esse projeto social, realizado pela empresa de cosméticos Natura, é um ótimo exemplo da preocupação de uma marca com a proteção ambiental.
Através de um blog, ela promove ações comprometidas com toda a sua responsabilidade social e defende a preservação da Amazônia. A iniciativa surgiu em 2000 e, desde então, a empresa confirma seu compromisso com o reflorestamento através da extração sustentável de sua matéria-prima. Além disso, ela colabora com a renda de famílias locais, por meio de empregos.
Ypê plantando árvores para você
A Ypê, famosa marca de produtos de limpeza, também entrou para a corrente do bem e já tem diversos projetos com foco na proteção ambiental. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, já foram plantadas desde 2007, mais de 750mil mudas de árvores.
Além disso, em seu site, a empresa disponibiliza muitos conteúdos sobre conscientização ambiental como, por exemplo, o passo a passo de como plantar uma árvore.
A importância do Marketing Social
Do ponto de vista do mercado, uma das maiores vantagens de se trabalhar com o Marketing Social, é conquistar seus clientes. Nos tempos de hoje, onde a maioria das pessoas têm acesso rápido às informações, as empresas precisam encontrar novas formas de se diferenciar das outras.
Sendo assim, o Marketing Social passa a ser o grande diferencial. De acordo com uma pesquisa do Instituto Akatu, 50% da população do Brasil já valoriza e opta por empresas que têm projetos sociais. Ou seja, seu negócio acaba captando mais clientes.
Essa ação possui três etapas principais:
- Identifique os valores dos clientes e da própria empresa;
- Opte por uma ou mais causas e dedique-se aos seus objetivos;
- Na hora da escolha, alinhe a estratégia com os valores e objetivos.
Do mesmo modo, o Marketing Social pode ser uma opção poderosa para conquistar clientes e de transformação social. Além disso, aproxima a empresa do público, melhora sua imagem e reputação.
No geral, essas ações são tarefas da área de relações públicas ou marketing da organização. Porém, com o tempo, é bom integrar mais setores. Assim, mais pessoas podem dar ideias e participar do projeto.
Se você curtiu o texto, não deixe de seguir nosso blog e ver outros conteúdos sobre o mundo do marketing. Caso tenha restado com alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente!
Até mais!