Marketplaces ou e-commerce? Conheça a melhor solução para 2024
Os marketplaces e e-commerces têm se tornado cada vez mais relevantes, afinal, num mundo regido pela internet, até as lojas altamente tradicionais estão galgando seus espaços no mercado de vendas on-line. Porém, é importante reconhecer a diferença entre os tipos dessa categoria de solução, para compreender qual é a ideal para cada empresa.
Inicialmente, deve-se distinguir o que são e-commerces e marketplaces. Sendo assim, um e-commerce é uma loja virtual, própria de cada empresa. Ou seja, ela é responsável por todos os processos logísticos e financeiros, bem como o desenvolvimento e design.
Por outro lado, os marketplaces são como shoppings on-line. Lá, milhares de empresas – ou pessoas físicas, dependendo de cada caso – podem se cadastrar, rapidamente criar suas lojas e começar a vender.
Cada solução tem seus prós e contras. É justamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura e aproveite!
Melhores marketplaces em 2024
Meta Marketplaces
As redes sociais da Meta extrapolaram seu uso tradicional e hoje já contam com soluções para vendas on-line. São soluções especialmente interessantes em se tratando de vendas B2B.
No Instagram Shopping você pode criar uma loja e catalogar todos os seus produtos, incluindo uma breve descrição e o preço. No entanto, o processo de venda não é automatizado. Para realizar uma compra, os clientes são levados a enviar uma mensagem direta para a loja.
É uma boa solução para lojas iniciantes, principalmente quando ainda não se têm os recursos para investir em outras plataformas, afinal, ela é gratuita. Além disso, pode ser usada como uma estratégia para aumentar a visibilidade de uma marca, quando a empresa já anuncia seus produtos em outras plataformas.
Esse processo manual se repete no Facebook Marketplace, onde se pode anunciar itens de uma conta pessoal, inclusive. É importante ressaltar que essa plataforma é dominada por anúncios mais amadores, ou seja, se o seu objetivo é consolidar a sua marca, opte por outra opção.
Mercado livre
Empresa argentina que se consolidou no Brasil, tornando-se uma das maiores plataformas de venda on-line, o Mercado livre é uma ótima opção para quem prefere não assumir riscos. Isso porque a plataforma é bastante renomada, além de oferecer suporte relevante aos vendedores.
Além disso, é impossível negar a sua relevância no mercado latino-americano: esse é o maior marketplace da América latina, com cerca de 132 milhões de usuários cadastrados, segundo a própria empresa.
Outro ponto importante é o gigantesco leque de vantagens que o Mercado Livre oferece aos consumidores – com planos de frete grátis, pacotes com direito a plataformas de streaming, entre outros – que o torna a primeira escolha de muitos consumidores quando desejam realizar uma compra.
Por outro lado, também se pode considerar o grande volume de compradores e vendedores uma desvantagem, porque aumenta a concorrência. Finalmente, as demais desvantagens da plataforma envolvem as taxas cobradas e as limitações na customização das lojas. Por isso, recomenda-se avaliar os objetivos da empresa antes de se juntar ao Mercado Livre.
Magalu
Uma das maiores varejistas do Brasil, hoje também é referência em se tratando de marketplaces. Por oferecer uma grande variedade de recursos de suporte aos vendedores, tornou-se uma escolha recorrente daqueles que estão iniciando sua jornada nas vendas on-line.
As empresas cadastradas no Magalu contam com serviços de entregas facilitadas, integração com as lojas físicas da marca, além da possibilidade de receber treinamentos para melhorar ainda mais os negócios.
O marketplace da Magalu se destaca quando o assunto é o atendimento ao cliente. Por meio de automações, os compradores podem acompanhar todo o processo de venda desde o momento que adicionam um produto no carrinho até a entrega. Assim, o vendedor tem a tranquilidade de não precisar gerir a relação com seus clientes.
Por fim, as desvantagens são comuns as dos demais marketplaces: taxas, limitações na customização das lojas e alta concorrência.
Plataformas de E-commerce
Você já ouviu falar na Nuvemshop? Diferente dos exemplos anteriores, ela é uma plataforma de e-commerce. Ou seja, ao contratá-la o vendedor pode criar um e-commerce próprio e personalizável.
A Nuvem Shop, porém, é só um exemplo de plataformas deste modelo. Como ela, existe uma grande variedade de opções, como Jet E-commerce, Shopify, entre outras.
Tais soluções podem ser opções para negócios iniciantes, cujos vendedores já têm alguma habilidade com ferramentas digitais.
Todas elas têm a premissa de ser uma solução simples e fácil que dispensa as etapas de desenvolvimento web de uma loja on-line. Assim, qualquer pessoa conseguiria criar uma loja a partir dos layouts disponíveis. As plataformas também podem contar com integração a diversas formas de pagamento e fretes.
Mas, é claro que também é possível desenvolver uma loja do zero, tornando-a verdadeiramente personalizadas às necessidades e objetivos de cada empresa, sem depender das limitações dos demais recursos. Afinal, o desenvolvedor criará uma página única.
De qualquer forma, ter uma plataforma de vendas on-line própria é a melhor escolha dos negócios que desejam se estabelecer digitalmente, ganhando uma maturidade maior nesse mercado.
Além disso, a empresa tem um controle maior de seus processos – podendo, por exemplo, escolher disponibilizar as formas de pagamento que considere mais adequadas. Nesse sentido, também garante um contato mais próximo com seus consumidores, o que possibilita o desenvolvimento de estratégias de fidelização.
Por fim, com um e-commerce, a empresa evita as cobranças de taxas sobre a venda de cada produto. Ou seja, o lucro sobre cada item torna-se maior. Assim, é possível administrar preços mais baixos e criar promoções.
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