Esse é o momento para a sua indústria se preocupar com métricas de vaidade?
Investir no marketing da sua indústria é essencial para que ela atraia novos clientes e cresça. Logo, as mídias sociais são ótimos canais de divulgação e ampliação do seu negócio. Afinal, um conteúdo relevante tem grande poder de dar visibilidade e gerar reconhecimento para sua empresa. Mas, após publicar seu conteúdo, é preciso analisar os dados para entender como o público está reagindo ao que você posta. Nesse sentido, as métricas, que consistem em informações como interações, visualizações e compartilhamentos, são fornecidas pelas próprias plataformas. No entanto, algumas dessas métricas podem confundir até mesmo profissionais experientes, que podem acabar se prendendo em números e indicadores que não o ajudarão a compreender o sucesso das ações de marketing, as chamadas “métricas de vaidade”.
Por isso, usar essas informações para medir o desempenho dos seus conteúdos nas redes sociais pode parecer uma tarefa simples, mas, acaba sendo muito difícil, já que muitas vezes os indicadores são imprecisos e insuficientes para apontar um verdadeiro resultado do desempenho das mídias sociais da sua indústria.
Acompanhe o texto e aprenda mais sobre o uso das métricas de vaidade, e como evitar cair na ilusão de priorizá-las!
O que são métricas de vaidade?
Métricas de vaidade são dados que não ajudam a tomar decisões estratégicas ou relevantes para o negócio, dessa forma, não trazendo resultados reais.
Isso não significa que você deva ignorar ou descartar esses dados, mas, é preciso saber que essas métricas podem trazer apenas apontamentos superficiais e vagos, e que podem, inclusive, prejudicar o desenvolvimento da sua indústria se colocadas como prioridade.
Lembre-se de que você pode estar recebendo milhares de likes, mas isso, não significa, necessariamente, que o objetivo principal da sua marca está sendo atingido.
Por isso, as métricas de vaidade são vistas como um empecilho na estratégia de marketing digital.
Quais as principais métricas de vaidade?
Finalmente, chegou o momento de entender quais indicadores podem estar prejudicando suas análises e, por consequência, as estratégias digitais. Conheça abaixo, as principais métricas de vaidade.
Curtidas
A verdade é que os “likes” não garantem nenhuma tomada de decisão. A curtida em seu post, mostra que a pessoa gostou do seu conteúdo. No entanto, será que ela continuará te acompanhando? E em algum momento, ela vai adquirir seus produtos?
Assim, no final das contas, você pode ter várias curtidas, mas nenhuma conversão. É por isso que focar nessa métrica de vaidade ou até mesmo comprar curtidas reduzirá a qualidade e as estratégias da sua análise, e não trará progresso para sua indústria.
Seguidores
Se você tem muitas pessoas seguindo os conteúdos que posta, mas isso não reflete em nenhum tipo de ação, esses seguidores são apenas números e não fazem muita diferença para o seu negócio.
O problema, muitas vezes, está em não conseguir construir uma relação sólida com seus seguidores e não na falta deles.
Dessa forma, há outras métricas mais valiosas para te ajudar na análise do sucesso de suas campanhas e redes sociais.
Compartilhamento
Compartilhamento não é sinônimo de conversão e você só saberá se a sua estratégia está gerando resultado se aqueles que compartilharam seu conteúdo efetuarem uma tomada de decisão ou encaminharem seu material para quem fizer isso.
O compartilhamento dos seus conteúdos pode te ajudar a levar mais tráfego para o site. Porém, esses números não comprovam se os usuários estão caminhando na sua jornada de compras.
Cliques
A taxa de cliques te ajuda a saber se você está conseguindo levar pessoas ao seu site ou blog, por exemplo. Porém, de nada adianta ter muitos cliques em seu link e uma baixa taxa de conversão. Muitas pessoas podem apenas clicar no link do seu produto por curiosidade e acabar saindo sem sequer se interessar por ele.
Desse modo, é preciso que outros pontos estejam sendo analisados e bem executados em sua estratégia, e que você tenha um objetivo definido por trás da métrica.
Taxa de rejeição
Essa taxa representa o número de pessoas que abandonaram a sua página antes que ela cumprisse alguns requisitos determinados pelo Google, para que não seja considerada como rejeitada pelo usuário. Além do tempo, também é analisado a interação com os links listados, o que determinará se ela será considerada como rejeitada.
Essa métrica, é uma das que vale a pena ser observada na estratégia do marketing da sua indústria, porém, a listamos aqui, pois, ela pode tornar-se um perigo caso não seja interpretada da maneira correta.
Por exemplo, normalmente, a alta taxa de rejeição é negativa para sites centrados em oferecer conteúdo. No entanto, nem todas as páginas são iguais. Existem algumas desenvolvidas para receber um alto volume de interações, enquanto outras não necessitam disso.
Dessa forma, para avaliá-la, é muito importante considerar as particularidades e objetivos de cada negócio.
Mas, então, quais métricas realmente importam?
Aqueles que investem em marketing para a sua indústria, estão sempre preocupados com o retorno de suas campanhas. E para que o resultado esperado seja atingido, as métricas analisadas devem ser aquelas que trazem dados relevantes, que indicarão o quanto o negócio está evoluindo ou, o quanto precisa melhorar em algum aspecto.
Dessa forma, ao invés de focar em curtidas, seguidores, compartilhamentos e cliques, pense a respeito do alcance. Ou seja, o número de pessoas atingidas pela sua ação.
Considere, também, a conquista do objetivo da publicação. Por exemplo, se sua publicação tinha links externos, quantas pessoas saíram e concluíram determinada ação?
Assim, as métricas são indicadores fundamentais para avaliar o sucesso da estratégia de marketing das suas mídias sociais. Você encontra mais sobre esse tema, com outras métricas que merecem atenção, em nosso texto sobre métricas de marketing. Confira!
Aplique os aprendizados na sua empresa
Agora que já sabe mais sobre as métricas de vaidade, você pode imaginar que, muitas vezes, pode ser desafiador até para profissionais de marketing descobrir o verdadeiro valor delas nas mídias sociais de uma empresa.
Por conta disso, é importante lembrar que essas métricas reforçam a ideia de que ter uma presença digital é muito importante, mas, que não adianta simplesmente criar páginas e focar em anúncios on-line sem um objetivo claro e sem que seus conteúdos cheguem às pessoas certas.
Portanto, as métricas de vaidade não devem ser descartadas, mas sim compreendidas, sobre qual espaço ocupam em sua estratégia e qual é o seu objetivo além delas. Lembre-se de que há outros indicadores que te ajudarão a medir os esforços de suas ações, com resultados reais e maior eficiência.
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