Descubra quais foram as últimas mudanças de marketing e atualize suas campanhas
As mudanças de marketing são inevitáveis, isso é um fato muito repetido aqui no blog. Quem nos acompanha, sabe que estamos a todo momento falando sobre novas estratégias e técnicas de sucesso.
Em 2023, por exemplo, vimos grandes evoluções na forma com a qual implementamos os conceitos tão conhecidos nesse universo. Como sabemos, essa é uma característica esperada no setor. Afinal, o marketing é uma área intrinsecamente ligada a tendências.
Isso significa que profissionais como você, precisam estar atentos a tudo que possa indicar uma mudança de consumo, comportamento e outros detalhes que podem impactar.
Cultura, política, tecnologia, economia, tudo que possa representar um impacto nos modos de consumo, pode significar uma mudança em estratégias de marketing. Por isso, hoje vamos listar tudo que você precisa saber para atualizar as suas campanhas.
Não queremos que você fique atrás da concorrência, então, continue a leitura e confira todas as novidades!
As tendências e mudanças sempre estiveram presentes no marketing
Antes de prosseguir para o principal tópico desse artigo, precisamos alinhar alguns pontos. Em primeiro lugar, quando pensamos em tendência, devemos ter em mente que isso não, necessariamente, precisa ser algo revolucionário.
Afinal, tendência tem como significado “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma”. Ou seja, pode ser apenas uma nova forma de consumir um determinado produto ou conteúdo.
Um exemplo muito forte, que permeia até os dias de hoje, são os podcasts. O que começou de forma simples, em 2004, como uma nova maneira de se fazer rádio, transformou-se em uma indústria com milhões de seguidores. Logo, esse campo tornou-se receptivo para empresas que encontraram um modo de utilizar o áudio para divulgar o seu produto, serviço ou, simplesmente, comunicar-se com o seu público de forma mais pessoal.
Obviamente, existem outros exemplos que se transformaram em ferramentas imprescindíveis para os profissionais da área. Bem como, temos alguns que, apesar de serem tendências, ainda não se encaixaram na realidade de muitas empresas. Esse, é o caso das NFTs e, o tão comentado, Metaverso.
Isso não descarta a possibilidade de se tornarem parte de estratégias de sucesso para pequenas, médias e até mesmo grandes empresas que ainda não se beneficiam dessas ferramentas. Mas, queremos que o foco das tendências que citaremos ao longo do texto, tenham um direcionamento diferente, mais próximo da realidade que vivenciamos hoje e no cenário em que estamos inseridos.
Veja a seguir, quais mudanças de marketing podem indicar oportunidades de ouro para a sua empresa!
1. Personalização
Há muito tempo, a personalização vem sendo um artifício fundamental no marketing digital, mas, ela nunca foi tão necessária quanto agora. Já falamos muito por aqui sobre a necessidade de delimitar o seu público.
Isso porque, falar tudo para todo mundo acaba sendo uma estratégia falha, que não traz bons resultados para a sua empresa. Por isso, entender quem é a sua persona, hoje, mostra-se crucial para uma estratégia de qualidade. Aliás, você precisa conhecê-la a fundo e, principalmente, entender as suas dores e desejos. Pois, a personalização do conteúdo, tem se mostrado algo eficaz e atrativo para os leads de diversos segmentos.
Afinal, o consumidor quer se sentir especial e fizer com que um conteúdo o atinja de maneira única, pode ser extremamente vantajoso para as suas campanhas. Além disso, pode ser algo essencial para a construção de um relacionamento sólido com os seus leads.
2. Curadoria
Com o gancho da personalização do conteúdo, entramos na curadoria. Essa é uma tendência que tem tomado conta de diversas estratégias e, pode ser uma mudança de marketing que chega para ficar.
Do mesmo modo que os seus conteúdos devem se tornar especiais para o seu lead a forma com a qual são entregues precisa ser, igualmente, especial. Por isso, aposte em estratégias de curadoria.
Ou seja, com base nas informações que você possui, selecione os conteúdos mais interessantes para aquele lead. O envio pode ser feito de muitas maneiras e, algo extremamente presente na rotina de inúmeras agências e empresas é a newsletter.
3. TikTok e Reels
Se você ainda não aderiu ao TikTok, saiba que, uma hora ou outra, vai precisar se aventurar pela plataforma. Isso porque, ele está liderando o ranking de redes sociais mais valiosas do mundo em 2023, de acordo com dados da Brand Finance.
O engajamento da rede social de vídeos é surpreendente, os resultados têm destaque no mercado e a empresa investe cada vez mais nos recursos de marketing, fator que mostra a relevância do TikTok para os profissionais nos próximos anos.
Para você que ainda não vê espaço para a sua empresa na plataforma, pode aproveitar a sua versão do Instagram, o Reels, que também mudou a forma de consumo de conteúdo, que antes era focada em fotografias.
Quer aprender a criar conteúdo profissional para o TikTok? Confira nosso artigo completo com as principais dicas para criação de vídeos na rede social!
4. Comunidade
A criação de comunidades é outra tendência de marketing para 2023. Você já se pegou pensando em como conseguir mais clientes, isso é um fato. Mas, e se a resposta estivesse nos próprios clientes?
Criar um ambiente que permita a sensação de pertencimento, mostrou-se algo muito valioso para as estratégias de marketing. Isso quer dizer que, o seu lead não precisa ter acesso ao seu conteúdo e não ter mais nenhum papel nisso. Afinal, ele pode ser uma ponte entre você e novos clientes.
Com a criação de comunidade, você leva o seu produto/serviço para um novo patamar. Você estará vendendo uma causa, na qual o seu público vai acreditar e divulgar. Isso, por si só, pode ser uma conquista e tanto, não é mesmo?
5. Pessoas
Por último, mas não menos importante, como você deve ter percebido, o marketing, suas mudanças e tendências, prometem ser sobre pessoas. É lógico que as novas tecnologias podem impactar e facilitar o alcance dos seus objetivos, mas, suas estratégias devem ser voltadas para seres humanos.
Há algum tempo falamos sobre isso aqui no blog da Beatz. Afinal, muitos profissionais ainda veem o mecanismo de busca como única preocupação na hora de criar conteúdo e esquecem que, após o ranqueamento de sucesso, uma pessoa de verdade consumirá esse material.
Ter isso em mente, pode te colocar à frente da concorrência. Pois, essa é uma das principais mudanças de marketing que vão tomar conta das estratégias em 2023 e nos próximos anos.
Gostou do artigo? Acha que faltou alguma tendência que seria imprescindível? Que tal nos acompanhar também nas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram)?
Lá você pode interagir com a gente, compartilhar suas experiências com essas tendências e ajudar mais profissionais da área a conquistarem resultados positivos. Estamos esperando por você!