O que é game marketing, e como aplicar essa estratégia ao seu negócio?
Destacar a sua marca no mercado está cada vez mais difícil? Entender o seu público e entregar aquilo que ele pede parece uma tarefa impossível?
Se você está enfrentando problemas com a segmentação e engajamento do seu público, saiba que essa é uma missão que diversos profissionais de marketing vêm enfrentando nos últimos tempos.
Destacar a sua marca no mercado exige criatividade e empenho máximo. Dessa forma, apostar em novas estratégias tem sido a solução do segmento.
Pensando em inovação, as estratégias de game marketing, por exemplo, podem ser perfeitas para aumentar o reconhecimento e alcance do seu negócio. Afinal, você sabe quais são as características dessa ferramenta?
Se ainda não sabe, se prepare, porque hoje você vai conhecer todos os detalhes desse método e descobrir se ele é ou não o jeito certo de evoluir o marketing da sua empresa. Confira!
Universo dos games e vantagens mercadológicas
Mesmo que, atualmente, você não acompanhe o mundo dos games, com certeza você já viu algo a respeito do crescimento desse mercado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de análises Newzoo, mesmo apresentando queda de 1,1% entre os anos de 2020 e 2021, as projeções indicam arrecadação de US$200 bilhões em 2023.
Mas, por que números tão altos?
Hoje em dia, o segmento de games, tanto no Brasil quanto no mundo, possui um público altamente concentrado e engajado. Isso pode ser visto na indústria dos games, propriamente dita, mas também, no universo dos eSports.
Evidentemente, para a consolidação de um cenário tão amplo, foi preciso se apoiar em marcas que garantiram o crescimento do setor. Mas, hoje vemos uma inversão dos papéis.
Com a entrada de um público diverso, atualmente, o mercado dos games traz oportunidades cada vez mais interessantes para anunciantes.
Eu aposto que você já está curioso para saber como investir em estratégias de game marketing. Então, confira todos os detalhes da estratégia e veja se ela é para a sua empresa!
O que é game marketing?
É praticamente impossível não se deparar com um anúncio, estrategicamente, posicionado em um cenário de filme ou série hoje em dia, principalmente quando falamos de peças mais comerciais, os famosos blockbusters.
Nos games, a estratégia não é muito diferente, mas, temos a vantagem de poder aplicá-la de forma flexível. Seja com o investimento em posições em um game específico ou com a aposta nos eSports, destacar a sua marca nesse mercado não vai ser um problema.
De forma resumida, você pode aproveitar a plataforma como um mural para divulgação da sua marca. Empresas como Axe e Nokia, já investiram em estratégias de game marketing, no jogo eletrônico Splinter Cell: Chaos Theory (2005). Além disso, a própria desenvolvedora do game, utilizou alguns espaços no produto para homenagear equipes e divulgar eventos. Acompanhe!
Mas, não é só isso. Estar envolvido com times esportivos, também são é uma estratégia de reconhecimento de marca que pode apresentar bons resultados.
Por exemplo, a equipe de eSports, Black Dragon, possui em sua lista de patrocinadores empresas, como: Intel e oBoticário. A empresa de cosméticos ainda utiliza o fato de ser a primeira a patrocinar um time de esportes eletrônicos como estratégia de marketing.
Primeira marca de beleza a patrocinar um time de eSports, nosso maior orgulho! #AmorPeloGameIssoÉBeleza
oBoticário
Nos campos de futebol e pistas de corrida pelo mundo, é comum vermos inúmeros painéis com marcas que pagaram para aparecerem ali, no mundo dos games isso não é diferente.
Enquanto alguns games utilizam estratégias, conhecidas como easter eggs, como as vistas em Splinter Cell, outras apostam em formas mais diretas de anúncios.
Desse modo, utilizando os simuladores de esportes para mostrar a sua marca para o mundo.
A sua empresa está preparada para o game marketing?
De fato, quando vemos pela primeira vez, essa parece ser uma estratégia muito segmentada, ou seja, para um público extremamente específico. Mas, como você pode perceber, não existe um segmento específico para começar a investir em campanhas envolvendo games.
Além disso, o game marketing é um método já consolidado no mercado, utilizado há um bom tempo, e que pode apresentar resultados satisfatórios para sua empresa. Dessa forma, tornando-se ideal para você que quer inovar nas campanhas de marketing do seu negócio.
Claramente, como todas as outras estratégias, essa é uma campanha que exige estudo intenso para aplicação, mas, que não deve estar fora do seu campo de escolha. Isso porque, pode apresentar a sua marca para um mercado promissor, com possibilidades únicas de segmentação de público.
A diversificação dos adeptos ao mundo dos games possibilitam um alcance maior de pessoas e, ainda, um público-alvo específico, com base nos temas dos produtos escolhidos para divulgação. Portanto, entregando tudo que você precisa para atingir seus objetivos.
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