Qual a diferença entre marketing e marketing digital? Entenda de uma vez por todas!
É normal refletir qual a diferença entre marketing e marketing digital com tantos termos e técnicas no mundo da propaganda. E se você ainda tem alguma dúvida acerca desses dois, essa é a hora de esclarecer tudo!
Prepare-se para o material que preparamos, faça suas anotações e não esqueça mais a diferença entre marketing e marketing digital.
Para começar: existe mesmo uma diferença?
A resposta é: sim e não!
Quando falamos de marketing, de forma geral, estamos falando sobre traçar estratégias para alcançar os consumidores, melhorar a comunicação, instigar a compra de produtos/serviços e aumentar as vendas.
A diferença só começa na maneira em que cada um se flexiona no seu meio, atingindo seus objetivos e gerando resultados para as empresas. O marketing usa mídias mais tradicionais, como a televisão e o rádio, veículos de comunicação impressos e outdoors. Já o marketing digital busca os espaços presentes nas redes e mídias sociais para gerar e converter leads.
Por mais simples que pareça, esse detalhe sobre qual a diferença entre marketing e marketing digital gera uma série de discrepâncias que listaremos abaixo.
Gerar o primeiro contato
Se a primeira impressão é a que fica, sabemos o nível da importância em traçar uma forma criativa para ter o contato inicial com o cliente.
Para o marketing on-line, o apelo visual é essencial, seguido de um conteúdo enxuto, dinâmico e informativo. Isso porque, se a imagem dos anúncios não atrai os olhares e o texto não tem uma leitura fácil, o material será ignorado. E piora ainda mais quando lembramos que as pessoas já recebem uma alta exposição de anúncios diariamente.
Já o marketing tradicional pode aproveitar algumas opções a mais que o contato presencial pode oferecer. Um grande exemplo disso é o marketing sensorial, que explora os outros sentidos do corpo, além da audição e da visão. Algumas táticas são feitas através dos aromas nos produtos ou no PDV, texturas diferentes em amostras e materiais que chegam até os consumidores etc.
Estilo de vida do público-alvo
Um fator importantíssimo quando focamos em qual a diferença entre marketing e marketing digital, sem dúvidas é o estilo de vida do público-alvo.
Com o passar do tempo, as pessoas que passam a maior parte do dia conectadas valorizam mais a rapidez, a praticidade e a inovação. Mas isso não significa que apenas as pessoas mais jovens estejam nesse meio. Segundo dados da Agência de Notícia do IBGE, 62,1% dos idosos na faixa dos 60 anos representam uma parcela das pessoas conectadas no Brasil.
Por outro lado, o estilo de vida de quem não tem essa conexão com a internet valoriza outras perspectivas e fatores diferentes que existem no dia a dia. Sabe aquelas pessoas que evitam comprar em lojas on-line por medo de fraudes, ou que só compram roupas e acessórios se conseguirem experimentar na loja? Esse é um comportamento comum de um público alcançado com exatidão pelo marketing tradicional.
Por isso, não deixe de conferir e estudar o seu público-alvo, verifique todo e qualquer detalhe que pode ser importante antes de traçar as ideias das ações de vendas e escolha o marketing certo para estabelecer um caminho até os possíveis clientes!
Dados gerados com cada ação
Um fator que dá vantagem para o marketing digital é a geração de dados e a sua precisão que ajudará em ações futuras.
Impulsionar um post no Facebook ou no Instagram, faz com que o Meta Business gere um infográfico que mostra com clareza a quantidade de pessoas expostas ao seu post, quantas curtiram, salvaram, entraram em contato ou visitaram o seu perfil através daquele impulsionamento.
Mesmo alcançando uma grande quantidade de pessoas, as mídias de massa presentes nas opções do marketing tradicional mostram informações mais limitadas, como: a audiência, que exibe quantas pessoas foram expostas ao seu contato, mas não identifica quantas realmente se interessaram pelo serviço ou produto mostrado.
Custos-benefícios distintos
Quando avaliamos o custo-benefício entre o marketing e o marketing digital, podemos imaginar duas situações diferentes que ajudam a compreender as vantagens e desvantagens de cada um deles.
Primeiro vamos imaginar a veiculação de um anúncio seguindo as táticas do marketing digital. Sendo um material intangível, que não considera o custo de nenhuma matéria-prima quando feito, apostar no on-line é mais barato. Mas é importante lembrar que, se o seu concorrente desembolsar uma quantia maior de verba, ele alcançará uma exposição ainda maior entre os consumidores.
Já para o lado do marketing tradicional, podemos avaliar a situação de um outdoor. Por conta do tamanho e da impressão no material que será usado, essa é uma mídia mais cara do que o anúncio citado acima. Mas, se você escolhe um outdoor bem posicionado em uma avenida e fecha um contrato que tenha um bom prazo estabelecido, seu material terá uma grande exposição apesar daquele espaço ser seu apenas enquanto os dias no contrato durarem.
Saber quanto o cliente está disposto a investir na ação de vendas é um fator importantíssimo entre o marketing digital e o marketing convencional.
Enfim, esses são alguns esclarecimentos sobre qual a diferença entre marketing e marketing digital. Se você gostou desse assunto e quer aprender com os nossos conteúdos, não deixe de visitar o nosso blog. E se você ainda precisa de ajuda para avaliar e decidir se deve investir no marketing ou no marketing digital, é só entrar em contato e falar com os nossos especialistas!