SEO para empresas: descubra como aumentar os resultados da sua indústria
De fato, o SEO – Search Engine Optimization, se tornou uma estratégia essencial para empresas de todos os portes. Isso porque, o conjunto de técnicas é uma excelente ajuda para que a sua marca tenha boa colocação em páginas de buscas.
Então, se deseja um lugar de destaque no Google, e outras vantagens para a sua empresa, você deveria apostar nessa grande tática.
Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Continue a leitura e veja porque você deve se preocupar em otimizar o seu site!
Definição de SEO
Muito usada no mundo do Marketing Digital, a estratégia nada mais é do que a otimização do seu site para que os mecanismos de busca, como: Google, Yahoo e Bing, encontrem o seu texto e, consequentemente, estimulem a geração de mais leads.
No entanto, é importante entender que essa prática não envolve apenas o uso da palavra-chave. Mas, sim, um conjunto de outros aspectos, como: a criação de um conteúdo diferenciado para a sua persona, velocidade da página, o uso de link building, entre outros.
Além disso, o uso do SEO é ideal para quem está em busca de mais tráfego orgânico para a sua página, economizando bastante em relação a anúncios. Visto que você recebe cliques sem ter que pagar por isso.
Ou seja, por meio dessas técnicas, é possível fazer com que o seu site seja otimizado e consiga alcançar a primeira página em qualquer buscador.
SEO On Page e Off Page
Quando falamos sobre SEO, é importante destacar que há uma divisão entre duas categorias, sendo elas: On Page e Off Page.
A primeira, visa compreender todas as mudanças que podem ser realizadas em um determinado site. Além disso, inclui definições de bons títulos, uso de meta-descrição, imagens etc.
Enquanto isso, a Off Page mostra as otimizações realizadas por fora do seu site. Ou seja, analisa os backlinks, buscas diretas e menções que a sua marca recebe.
Importância do SEO para empresas
Podemos dizer que seu principal objetivo é garantir que uma página de seu site se torne relevante para a pesquisa do usuário. Assim, essa estratégia deve oferecer as melhores respostas e se destacar entre as demais.
Dessa forma, investir em SEO para empresas é essencial para que ela seja notada, tonando-se referência na área e atraindo mais clientes.
Como usar o SEO a favor da empresa?
Agora que você já sabe a importância do SEO para empresas, vou te dizer a melhor forma de usar essa estratégia para alcançar maiores resultados.
Primeiramente, é possível iniciar esse processo pelas palavras-chave. Pois, é através delas que os buscadores encontram os melhores sites para ranquear. Então, realize uma boa pesquisa e escolha os melhores termos, e que se encaixem com o seu conteúdo.
Entretanto, para que você consiga um lugar de destaque, dê preferência para palavras mais específicas, evitando o uso de termos gerais e que têm uma concorrência maior.
Conforme se adiciona mais conteúdos em sua página, é preciso tomar muito cuidado com o título de cada um e analisar a dificuldade que possuem de ranquear. Uma ferramenta muito eficiente e que pode te ajudar nisso, é o SEMRush, com o qual você consegue fazer uma pesquisa mais a fundo para saber como aquela palavra está em relação à concorrência.
Uma boa dica para o uso de palavras-chave, é optar pelas long tails. Ou seja, aquelas que possuem duas ou mais palavras e que sejam mais específicas.
Outro fator muito importante, é a navegação pelo seu site. Neste caso, estou me referindo à velocidade de carregamento, que não é muito legal estar lenta, tanto para o cliente, quanto para o ranqueamento no Google.
Além disso, garanta que a sua página tenha um design responsivo para que seja acessada de qualquer dispositivo, incluindo celulares.
Adaptar o site para mobile é essencial, visto que muitos realizam pesquisas através deles. Por esse motivo, você deve dar um foco e atenção especial para que o seu público tenha uma boa experiência.
Com isso, é possível reduzir a taxa de rejeição do seu site, trazendo ainda mais leitores e fidelizando-os.
Saiba aplicar o SEO para empresas
É claro, toda essa estratégia só funciona da maneira correta se for bem aplicada. Sendo assim, confira essas dicas que separei para você:
Faça um planejamento
Sem dúvida, o planejamento é a base para que tudo ocorra da melhor maneira no momento de se colocar em prática. Antes de iniciar qualquer parte da estratégia, é necessário fazer um estudo completo, incluindo a análise de palavras-chave, assim como citei no tópico anterior.
Contudo, ainda precisamos dar foco em outros fatores, como:
- Quais objetivos você deseja alcançar;
- O perfil do seu público-alvo;
- Como vai aplicar as estratégias.
Essa primeira etapa é fundamental para aumentar a eficácia e diminuir riscos de falhas.
Monitore os resultados
Para saber se tudo está ocorrendo da melhor maneira, é preciso acompanhar as métricas. O mais indicado, é realizar essa ação desde o início, evitando assim, que falhas passem despercebidas.
Assim, você também evita começar tudo do zero caso precise de ajustes ou mudanças em sua estratégia.
Organize uma boa equipe
Contar com profissionais qualificados, é fundamental ao sucesso do SEO para as empresas. Sabemos que no mundo do marketing, estamos sempre com novidades e mudanças frequentes.
Então, pense em organizar uma equipe que esteja disponível e a par da maior parte do que vem acontecendo. Garantindo assim, que a sua estratégia ocorra da melhor maneira.
Invista na produção de conteúdo
Mesmo que o site da sua empresa seja mais focado em vendas, o indicado é que tenha um lugar reservado para que você coloque os seus conteúdos.
Entretanto, quando nos referimos a produção de conteúdo, não quer dizer para focar apenas em blog. Mas, sim, em materiais ricos e posts para as redes sociais.
Aplicando essas dicas, será mais fácil melhorar os resultados da sua empresa e se destacar na primeira página de buscadores! Gostou desse conteúdo e quer ver mais dicas de SEO para empresas? Acesse o nosso blog e confira outros materiais. Tenho certeza que eles ajudarão a esclarecer todas as suas dúvidas!