SEO: o que é, como aplicar e analisar, e quais as principais vantagens para o seu site
Três letras estão moldando a forma como produzimos conteúdo para a internet. Apenas três letras ditam quais são as melhores práticas para a criação de uma página na web, assim como, os erros que podemos cometer no caminho. O SEO (Search Engine Opitimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, é o conjunto de diretrizes para produção de conteúdos com potencial de ranqueamento nas SERPs, ou seja, nas páginas de resultados dos buscadores.
Desse modo, entender a fundo todas as nuances desse tipo de ferramenta é a chave para despertar o potencial que a sua empresa pode desenvolver. Afinal, como vimos em outros artigos, a internet é um campo aberto com muito espaço a ser conquistado, e você pode fazer isso com as táticas certas.
Pensando nisso, esse tema não poderia passar despercebido. Foi por isso que trouxemos todos os detalhes que você precisa saber sobre SEO e as melhores dicas para começar a aplicar em suas produções. Então, vamos lá!
O que é SEO?
Independente do segmento, todas as empresas que apostam na criação de um site, têm um objetivo em comum: alcançar cada vez mais pessoas. Trocamos o antigo cartão de visitas por um site estruturado, capaz de levar um visitante em uma jornada de aprendizado sobre nossa empresa. Mas, com a popularidade, chegou também a concorrência, e manter o seu site no topo das pesquisas é algo que, com certeza você quer conquistar.
Para entender de fato o que é SEO, pense no Google (ou em qualquer outro buscador on-line) como uma grande biblioteca. Sem sombra de dúvidas, a quantidade de conteúdo publicado diariamente é infinitamente extensa, por isso, é necessário uma forma de organizar esse material. Além disso, o “bibliotecário” deve definir o que é coerente com a pesquisa feita pelo usuário e o que não é, evitando que ele se frustre com uma determinada resposta para a sua pergunta. Desse modo, se o seu conteúdo é pensado para uma determinada persona, você quer que ele seja mostrado como a melhor resposta para o que ela está pesquisando, certo?
É então que entra o SEO, e sem muitos rodeios para explicar o seu significado, essa é uma técnica de otimização para os motores de busca, um conjunto de regras que impactam os algoritmos das plataformas de pesquisa e determinam o ranking de uma página para determinada palavra-chave.
Se ainda não ficou claro, tenha calma. Pois, ainda temos muito o que conversar sobre SEO e você não vai sair deste artigo sem entender de uma vez por todas, tudo sobre o assunto.
A história do desenvolvimento do SEO
O SEO, ou Search Engine Optimization, surgiu na década de 1990, com o desenvolvimento dos primeiros mecanismos de busca. Na época, as plataformas eram baseadas em algoritmos simples, que se mantinham em foco, principalmente na relevância do conteúdo das páginas para as palavras-chave pesquisadas. A primeira vez que o mencionaram, foi em 1997 no livro Net Results, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner.
Lembra quando falamos da popularidade dos sites? Pois bem…
Com o aumento do número de páginas na internet, os mecanismos de busca começaram a desenvolver algoritmos mais complexos, que levavam em consideração uma série de fatores para determinar o posicionamento de um site nas SERPs. Entre esses fatores, podemos citar alguns, como:
- Palavras-chave: os resultados apresentados para uma determinada pesquisa devem ser coerentes com o que se procura ao pesquisar por um determinado termo-chave;
- Conteúdo: uma página sem conteúdo ou com conteúdo que não satisfaça o usuário não é suficiente para ser ranqueada, por isso, sofre penalidades;
- Estrutura do site: o site em si, deve estar dentro dos parâmetros estabelecidos pelos motores de busca, para facilitar a análise dos bots e experiência do usuário;
- Links: ancorar links, tanto externos quanto internos, auxilia no tópico anterior e, também, na autoridade de domínio do seu site;
- Velocidade: a velocidade do site é um fator importante para a experiência do usuário e também para o ranqueamento.
Através do desenvolvimento desses algoritmos, surgiu a necessidade de estabelecer estratégias e técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca. Essas estratégias e técnicas são conhecidas como SEO, como vimos anteriormente.
No início, o SEO era uma estratégia relativamente simples, que se baseava, principalmente, na aplicação de palavras-chave no conteúdo do site. Com o tempo, a complexidade foi aumentando, envolvendo assim, uma série de fatores, incluindo a qualidade do conteúdo e a estrutura do site.
A influência do Google no SEO de hoje
Desde o surgimento da internet, sabemos que as big techs trabalham dia após dia para otimizar ainda mais a experiência de usuários e marcas que utilizam esse tipo de serviço. É por isso que vemos a todo instante uma atualização que promete mudar o modo como usamos a internet. A prova disso, são as IAs dos últimos anos.
Mas, esse histórico de atualização já vem de muito tempo, e muitas delas partiram do Google. Por mais que tentemos expandir a discussão do termo SEO, não tem como falar sobre o tema, sem mencionar o papel da gigante tecnológica nesse processo. Afinal, a empresa lutou para combater o que conhecemos como BlackHat, que é um termo utilizado para se referir a práticas prejudiciais de publicação de um site.
Desse modo, ao longo do seu crescimento, o Google teve que pensar em diversos fatores que poderiam contribuir para que tudo o que estivesse no topo dos resultados, fossem conteúdos relevantes e condizentes com as pesquisas feitas.
Google Helpful Content
O Helpful Content é um conceito que foi introduzido pelo Google em 2022 e determina a necessidade de produzir conteúdos uteis para que sejam ranqueados. Dessa forma, ele representa o conteúdo que é útil para os usuários, ou seja, que atende as suas necessidades e expectativas. Além disso, a plataforma de pesquisa está dando cada vez mais importância a esse termo. Pois, acredita que ele é o tipo de conteúdo que os usuários estão procurando nos resultados de uma busca.
O Google utiliza uma série de fatores para determinar se um conteúdo é útil, incluindo:
- Relevância: o artigo deve ser relevante para a pesquisa do usuário;
- Abrangência: o conteúdo deve ser completo e fornecer todas as informações que o usuário precisa;
- Confiança: o texto deve ser preciso e confiável;
- Usabilidade: a página deve ser fácil de navegar e entender;
- Validade: o conteúdo deve ser válido e atualizado.
Os sites que produzem conteúdo baseado nesses fatores têm mais chances de serem bem ranqueados nos resultados de pesquisa do Google. Isso porque, a plataforma quer fornecer aos usuários os resultados de pesquisa mais relevantes e úteis possíveis.
Fatores para análise e aplicação de SEO
Como vimos anteriormente, existe um caminho muito longo e complexo para chegarmos ao que conhecemos hoje como SEO. Desse modo, para que uma estratégia seja bem-sucedida, é importante analisar uma série de fatores. Para isso, temos profissionais especialistas e dedicados em entender todas as vertentes e pontos de impacto em uma estratégia de SEO.
As diretrizes para otimização podem ser divididas em duas categorias. Sendo elas:
SEO on-page
É tudo aquilo que pode ser modificado internamente, ou seja:
- Otimização de títulos e descrições;
- Uso de palavras-chave;
- Estrutura do site;
- Imagens e vídeos;
- Velocidade do site.
SEO off-page
Já os elementos off-page, como o próprio nome sugere, são relacionados a fatores externos que podem impactar o seu site. Entre eles, podemos citar:
- Link building;
- Guest posts;
- Social media;
- Publicações pagas.
Como ficar de olho nesses detalhes?
Uma das principais vantagens de se trabalhar com marketing digital, é a infinidade de ferramentas que estão a sua disposição, prontas para te ajudar em todos os processos envolvendo estratégias como a de SEO. De fato, falar sobre essas técnicas e não revelar o caminho para alcançar o sucesso, estaríamos finalizando este artigo da maneira errada.
Por isso, você vai ver a seguir, algumas das melhores ferramentas que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Confira!
Google Search Console
Falando sobre SEO, o Google hora ou outra dá as caras. Dessa vez, ele aparece com o Google Search Console. Essa, é uma ferramenta gratuita que fornece informações sobre o desempenho do seu site nos resultados de busca do Google. Ter um norte no processo de análise é fundamental, por isso, contar com dados de como o principal buscador da internet enxerga o seu site, é a chave para um futuro promissor para o ranqueamento das suas páginas.
Yoast SEO
Pensando em direcionamento, você pode conversar com qualquer redator que ele, com certeza, vai falar sobre o Yoast SEO. Esse um plugin gratuito para WordPress que ajuda a otimizar o seu site para SEO. Para isso, ele indica, enquanto você escreve, se o seu conteúdo atende aos principais fatores de ranqueamento, ou seja, aqueles que vimos anteriormente.
- Uso de palavras-chave;
- Distribuição do termo-chave entre os subtítulos;
- Análise de Alt Text, meta descrição e título do resultado de pesquisa;
- Legibilidade do conteúdo;
- Entre outros fatores.
SEMrush
Outra ferramenta indispensável é o SEMrush. Ao contrário das anteriores, essa é uma opção paga que oferece uma série de recursos para SEO, incluindo análise de backlinks e monitoramento de palavras-chave. Você, provavelmente, vai usar muito para a pesquisa de palavras-chave para a sua estratégia. Pois, a plataforma indica diversas informações relevantes para essa escolha, como: volume de pesquisa com aquele termo, dificuldade de ranqueamento baseado na autoridade dos sites que ranqueiam com ela, entre outros inúmeros fatores.
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Espero que tenha gostado do conteúdo. Não se esqueça que você encontra muitos artigos como esse em nosso blog. De marketing a tendências do segmento, trazemos tudo em primeira mão para te manter informado!