Instagram Ads: veja como configurar a plataforma e melhore os resultados do seus anúncios
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo e conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Desde que foi adquirido pelo Facebook em 2012, o Instagram passou por várias transformações e atualmente oferece uma variedade de recursos e ferramentas para os usuários, como por exemplo o instagram ads, uma ferramenta que possibilita a postagem de publicidades e anúncios.
Os anúncios do Instagram são uma excelente maneira de alcançar um público maior e promover sua marca, produtos ou serviços.
Nesse artigo eu vou te ensinar configurar o instagram ads para obter os resultados que você deseja. Quer aprender?
Então, continue a leitura a seguir
Turbinar publicação x Gerenciador de anúncios
Em primeiro lugar, no Instagram ads existem duas maneiras de publicar um anúncio: “turbinar uma publicação” ou “criar um anúncio pelo Gerenciador de Negócios”. Embora ambas as opções sejam pagas e permitam que você alcance um público maior, há algumas diferenças importantes entre elas.
Turbinar uma publicação
Turbinar uma publicação no Instagram é uma opção rápida e fácil de aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Dessa forma, você está pagando para que a plataforma alcance mais pessoas do que alcançaria organicamente.
Embora turbinar uma publicação seja simples e possa trazer algum resultado, é importante ressaltar que você tem menos controle sobre o desempenho do anúncio. Pois, a segmentação para um post impulsionado é mais limitada, permitindo apenas que você escolha um público com base em idade, localização e interesses gerais. O processo de turbinar é muito simples: basta escolher uma publicação existente em seu perfil, definir o público-alvo, o orçamento, a duração da campanha, e pronto.
Gerenciador de Negócios
Por outro lado, criar um anúncio pelo Gerenciador de Negócios do Instagram ads oferece mais opções de segmentação e controle sobre a campanha publicitária. Você deve escolher o objetivo do anúncio, o formato (imagem, vídeo, carrossel, entre outros), segmentar o público-alvo com mais precisão, definir um orçamento diário e determinar a duração da campanha.
O Gerenciador de Negócios também oferece a possibilidade de criar anúncios no Instagram Stories e no Instagram Shopping, permitindo que você alcance um público mais amplo e específico.
Além disso, você consegue acompanhar métricas mais detalhadas sobre o desempenho do anúncio, como: taxa de cliques, custo por conversão, impressões e alcance.
Configurando sua conta no Instagram ads
Antes de começar a criar anúncios no Instagram, você precisará configurar uma conta de anúncios. Para fazer isso, siga os seguintes passos:
- Acesse a sua conta do Instagram e clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela.
- Clique em “Anúncios” na seção “Configurações”.
- Selecione “Criar uma conta de anúncios” e siga as instruções para preencher as informações de contato e pagamento. Porém, recomendo primeiramente que você crie uma conta no gerenciador de negócios e assim vincular o seu perfil do Instagram
- Depois de criar sua conta de anúncios, você poderá acessá-la através do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
- Definindo seus objetivos de anúncios
Definir objetivos
Antes de criar um anúncio no Instagram, é importante definir os seus objetivos e metas. Você tem a opção de escolher, por exemplo:
- Reconhecimento da marca: aumentar a visibilidade da sua marca para um público maior.
- Conversão: aumentar as vendas ou ações específicas do usuário, como fazer uma reserva ou se inscrever em uma lista de e-mails.
Após a definição da sua meta de anúncios, você poderá escolher entre vários tipos de formatos no instagram ads, como por exemplo:
- Anúncios de imagem única: um anúncio com uma imagem ou vídeo estático.
- Anúncios de carrossel: um anúncio com várias imagens ou vídeos que os usuários podem percorrer.
- Anúncios de vídeo: um anúncio com um vídeo curto.
- Anúncios de coleção: um anúncio com várias imagens ou vídeos em tela cheia que destacam produtos.
Configurar o público-alvo
Além de definir objetivos, é primordial que você configure o seu público-alvo corretamente antes de utilizar o instagram ads. A plataforma oferece uma variedade de opções de segmentação, incluindo idade, localização, interesses e comportamentos.
Portanto criar um público personalizado inclui pessoas que já interagiram com sua marca no Instagram ou em outros lugares online. Além disso, o Instagram também permite que você crie um público semelhante, que é uma lista de pessoas com características semelhantes às do seu público existente.
Definir o orçamento e o cronograma do anúncio
Antes de lançar seu anúncio, é importante definir seu orçamento e cronograma. Você deve escolher entre um orçamento diário ou um orçamento vitalício para o seu anúncio.
O orçamento diário é a quantidade que você está disposto a gastar em um único dia para o seu anúncio. Já o orçamento vitalício é o valor total que você está disposto a gastar durante todo o período de exibição do anúncio.
Você também precisará definir o cronograma do seu anúncio, ou seja, o tempo de exibição do anúncio. O Instagram ads permite que você escolha entre exibir seu anúncio continuamente ou definir uma data de início e fim para o anúncio.
Conteúdo do anúncio para Instagram ads
A criação do conteúdo do anúncio é uma das partes mais importantes da configuração. Pois, você precisa criar um material que chame a atenção do público-alvo e transmita a mensagem da sua marca.
Ao criar o conteúdo do anúncio, certifique-se de que ele está em conformidade com as políticas de publicidade do Instagram. Além disso, use imagens e vídeos atraentes que chamem a atenção do público.
Você também tem que adicionar um texto de descrição ao seu anúncio, que aparece abaixo da imagem ou do vídeo. Procure optar por textos curto e diretos, para que os usuários possam entender facilmente a mensagem do anúncio.
Análise de desempenho do anúncio
A análise de desempenho deve ser feita baseada na definição dos seus objetivos. Ao definir metas claras, você consegue avaliar o sucesso da campanha e fazer ajustes para melhorar os resultados.
Configurar um anúncio no Instagram pode parecer complicado no início. Mas, seguindo as etapas corretamente e prestando atenção às dicas mencionadas, você irá criar anúncios atraentes e eficazes. O Instagram ads é uma plataforma poderosa para alcançar um público amplo e engajado, e investir em anúncios trazem ótimos resultados para a sua empresa.
Por fim, lembre-se de que o Instagram ads está em constante evolução. Novos recursos e formatos de anúncios são adicionados regularmente, então é importante ficar atualizado sobre as novidades e testá-las em suas campanhas publicitárias. Fique ligado no nosso blog e receba todas as novidades em primeira mão. Não deixe de nos acompanhar também, nas redes sociais, (Instagram, Facebook ou LinkedIn) vai ser um prazer te ver por lá!