Estratégia de SEO em 2022: como aparecer nas primeiras colocações este ano?
De fato, aparecer na primeira página do Google ainda é um grande desafio para muitas empresas, visto que um novo negócio surge a cada dia. E com isso, ocorrem diversas mudanças na estratégia de SEO, não sendo diferente para 2022.
Ao criar uma boa tática, você pode aumentar a sua presença online e trazer mais visitantes para o seu site.
Então, se você ainda não investe em uma estratégia de SEO em 2022, essa é a hora certa de correr atrás e conseguir bons resultados para o seu negócio.
Quer saber mais sobre isso?
Continue a leitura e confira as dicas que separei para o seu site se destacar entre os concorrentes.
Qual a principal função do SEO?
O SEO, cuja sigla é Search Engine Optimization, veio para melhorar os posicionamentos orgânicos nos principais buscadores da internet. Fazendo com que a sua empresa alcance ótimos resultados sem ter que investir muito dinheiro em campanhas.
Diariamente, realizam-se milhares de pesquisas, principalmente no Google. Essas buscas são feitas através de uma palavra-chave e, como resultado final, são apresentadas diversas opções que possuem alguma conexão com a sua keyword.
Os conteúdos pagos aparecem nas primeiras opções do buscador, seguidos pelos orgânicos e otimizados com a estratégia de SEO.
Ou seja, sua principal função é trazer mais tráfego qualificado para o seu site, sem depender de campanhas para ganhar visitantes.
Vantagens do SEO
Antes de falar sobre as principais tendências para 2022, é importante ressaltar sobre as principais vantagens dessa estratégia.
Posicionamento da marca
Diferente do que muitos pensam, você consegue ser visto como uma referência apenas por estar na primeira página do Google.
Isso porque, as pessoas já imaginam que se está naquela posição, significa que é um site relevante. Assim, você recebe mais cliques sem investir.
Dessa forma, além de criar conteúdos de qualidade, é essencial ter um CTA bem definido, para não deixar passar a oportunidade de uma conversão.
Menor investimento
Como citei anteriormente, com uma boa estratégia de SEO você não precisa estar sempre investindo em mídias.
É claro que unir essa tática com campanha paga, é uma ótima oportunidade para que mais pessoas vejam e conheçam seu serviço em diferentes plataformas. Entretanto, ninguém quer passar muito tempo investindo em campanhas pagas, não é mesmo?
Como funciona o ranqueamento do Google?
Em resumo, os robôs da ferramenta avaliam qual é a quantidade de usuários que visitam o site após a pesquisa e não retornam a SERP para fazer outra.
Assim, o seu conteúdo é pontuado como relevante. Pois, ele entende que o visitante encontrou o que precisava naquele link.
Contudo, caso aconteça uma conversão dentro desse website, a pontuação fica ainda maior.
Além disso, é ideal que o seu site esteja leve e com design responsivo, sem contar com o Call to Action (CTA) chamativo para convencer e converter o visitante em lead.
Estratégia de SEO em 2022
As estratégias de SEO estão em constante mudança durante anos, visto que as ferramentas estão trazendo cada vez mais novidades e que, algumas vezes, se torna mais complicado de acompanhar.
Por esse motivo, trouxemos para você algumas dicas que podem te ajudar a ranquear bem melhor este ano!
1. Pesquisa por voz
Atualmente, é bem comum que as pessoas realizem buscas por voz. Pois, sem dúvida, é mais fácil pedir para que uma assistente virtual faça a busca por você, do que escrever.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ilumeo, o uso de comando por voz cresceu mais de 47% durante o período da pandemia.
Pensando nisso, o indicado é adequar seus conteúdos para que seja possível realizar as buscas por esse formato.
O Google possui o seu próprio assistente virtual, que leva o nome de Google Assistant, escolhido como o melhor em termos de resposta. Pois, durante o seu uso, cerca de 70% das respostas dadas, apresentaram uma linguagem natural para parecer que foi, realmente, realizada por um humano.
Para otimizar o seu conteúdo, dê preferência por palavras-chave maiores, ou seja, as long tails. Além disso, as respostas devem conter em torno de 30 palavras. Pois, assim, o assistente pode lê-las de forma natural ao apresentar o resultado.
Se tiver alguma dúvida sobre quais questões estão sendo feitas para a pesquisa por voz, use a parte “pessoas também perguntam” como base.
2. Otimização de Imagens
Não é novidade que o Google tem explorado cada vez mais os recursos midiáticos, pensando em trazer os melhores resultados para quem está pesquisando. Dessa forma, dependendo de como foi realizada a busca, as respostas podem aparecer em formato de vídeo, imagem ou texto.
As imagens publicadas precisam estar com alt-text para que sejam encontradas e exibidas.
Sem dúvidas, todas as empresas que trabalham com produtos, precisam dar uma atenção maior nas imagens. Pois, a atenção recebida quando aparecem no topo do Google Leans, é maior.
3. Uso de vídeos
Como citei no tópico anterior, quando realizamos uma pesquisa, ela pode aparecer, também, em formato de vídeo. E, para que o seu vídeo ganhe destaque nessa parte, é essencial seguir algumas etapas:
- Pesquise por palavras-chave que combinem com o seu conteúdo, para adicioná-las no título, tag e na descrição do seu vídeo;
- Edite o nome do arquivo a ser postado, para que ele seja compreensível para a plataforma;
- Invista em transcrições e legendas, o algoritmo do YouTube é capaz de entender textos e códigos. Então, pode compreender melhor do que se trata o vídeo;
- Vídeos longos para assuntos que demandam mais tempo, são bem aceitos, considerando uma duração média de 11 minutos para as 5 primeiras posições;
- Não deixe de divulgar o seu conteúdo em redes sociais para garantir que mais pessoas tenham acesso e seu vídeo tenha melhores resultados.
Ao seguir essas estratégias de SEO em 2022, você garante que sua empresa esteja bem posicionada em diferentes formatos. Contudo, vale lembrar que esse meio é a longo prazo. Ou seja, não se frustre caso não apareça na primeira página logo de cara. É um longo processo, mas que vale a pena no final.
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