Glossário de Marketing Digital
A
Ads
A palavra “Ads” é uma abreviação de “advertisements”, comumente usada para se referir a “anúncios” em marketing e publicidade. É comum em serviços oferecidos por empresas como Google e Meta, através do Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, respectivamente.
Alcance
O alcance, refere-se à quantidade de pessoas que viram seu conteúdo ou anúncio, ou seja, é a métrica que indica, literalmente, o poder de alcance de uma determinada campanha.
Algoritmo
Um algoritmo é o conjunto de instruções ou regras sequenciais que são projetadas para resolver um problema específico ou realizar uma tarefa. Em computação, os algoritmos são usados para processar informações e realizar operações, seguindo uma série de passos lógicos e precisos.
Alternative Text (Alt Text)
O “alt text”, ou texto alternativo, é uma descrição de texto concisa e informativa atribuída a uma imagem em um site ou documento digital.
Anúncios
O anúncio é uma mensagem publicitária que promove produtos, serviços ou marcas. Desse modo, eles podem apresentar diferentes características, a depender do objetivo para o qual é destinado.
Automatização de relacionamento
A automatização dos processos que compõem o marketing digital, é um fator primordial no avanço e melhoria das estratégias. Para isso, o uso de sistemas automatizados para interagir com clientes ou leads em diferentes estágios do funil de vendas, torna-se fundamental.
Autoridade de domínio
A autoridade de domínio é uma métrica usada para avaliar a credibilidade e relevância de um site na internet. Ela é determinada com base em diversos fatores, incluindo a qualidade e quantidade de links de outros sites apontando para o domínio em questão.
B
B2B
B2B (Business-to-Business) refere-se a transações comerciais entre empresas. Nesse modelo, uma empresa vende produtos, serviços ou recursos para outras empresas.
B2C
B2C (Business-to-Consumer) envolve transações comerciais entre empresas e consumidores individuais. Desse modo, as empresas vendem diretamente seus produtos ou serviços para clientes finais.
Backlink
Um backlink, também conhecido como link de entrada ou link de retrocesso, é um link que leva de uma página da web para outra página, em um site diferente.
Banner
Banner é um elemento gráfico geralmente usado em sites da web ou em campanhas de publicidade on-line para exibir informações, anúncios, ou promover produtos e serviços.
Benchmarking
O benchmarking se configura como uma comparação das práticas e métricas de uma empresa com as de seus concorrentes ou referências do setor.
Big Idea
Big idea é um conceito, mensagem ou ideia central e impactante que resume de forma clara e memorável o valor ou a essência de um projeto, campanha, produto, serviço ou iniciativa.
gem ou ideia central e impactante que resume de forma clara e memorável o valor ou a essência de um projeto, campanha, produto, serviço ou iniciativa.
Blog
Blog é uma ferramenta fundamental para a estratégia de marketing on-line. Ele é usado para criar e compartilhar conteúdo relevante, informativo e valioso com o objetivo de atrair, engajar e converter visitantes em clientes ou leads.
Bounce Rate
O Bounce Rate indica a rejeição, ou seja, a porcentagem de visitantes de um site, que saem imediatamente após visualizar apenas uma página.
Brand awareness
O brand awareness é utilizado para se referir à conscientização da marca. Assim, podemos entender quão bem o público conhece e reconhece uma marca.
Briefing
O briefing é um documento ou reunião onde informações essenciais são fornecidas a uma equipe ou profissional antes de se iniciar um projeto, tarefa ou trabalho. Ele contém detalhes sobre os objetivos, requisitos, expectativas e contexto do projeto, ajudando a garantir que todas as partes envolvidas tenham uma compreensão clara do que precisa ser feito.
Busca orgânica
Uma busca orgânica refere-se aos resultados de pesquisa que aparecem naturalmente nos mecanismos de busca, como o Google, com base em algoritmos e relevância.
C
CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
Essa é uma sigla que representa o custo médio para adquirir um novo cliente. Dessa forma, engloba todo o gasto gerado para retenção de um visitante e, também, dos processos de conversão para que ele se torne um cliente.
Call-to-Action (CTA)
CTA é a sigla para “Call to Action” em inglês, que significa “Chamada para Ação” em português. O CTA é um elemento ou frase inserido em um conteúdo, como um site, e-mail, anúncio ou mídia social, com o objetivo de direcionar o leitor ou espectador a tomar uma ação específica.
Cases de sucesso
Os cases de sucesso são exemplos de projetos ou campanhas bem-sucedidas que podem servir como inspiração ou referência.
Churn
“Churn” é um termo utilizado em negócios, para descrever a taxa de perda ou cancelamento de clientes ou assinantes durante um determinado período de tempo.
Customer Success (CS)
A função de um profissional de Customer Success, também conhecido como CSM (Customer Success Manager), é garantir que os clientes tenham uma experiência positiva ao longo de sua jornada com a empresa.
CPC (Custo por Clique)
O CPC representa o custo que uma empresa paga por cada clique em um anúncio on-line.
CPL (Custo por Lead)
O CPL é uma métrica que determina investimento. Desse modo, você acompanha o custo médio para adquirir um novo lead (potencial cliente).
CPO (Custo por Oportunidade)
O CPO representa o custo médio para criar uma oportunidade de negócio. Assim, podemos observar de maneira detalhada, quais etapas da jornada de compra de um cliente estão gerando melhores resultados, bem como, observar oportunidades de melhoria nos processos.
CTR (Click Through Rate – Taxa de Cliques)
O CTR indica a porcentagem de pessoas que clicam em um link ou anúncio em relação ao número total de pessoas que o viram.
CRM (Customer Relationship Management)
CRM (Customer Relationship Management) é um conjunto de estratégias, processos e tecnologias que as empresas utilizam para gerenciar e melhorar o relacionamento com seus clientes. Isso envolve a coleta, análise e uso de dados para entender as necessidades dos clientes, oferecer um atendimento mais personalizado e, em última instância, fortalecer a fidelização e a satisfação do cliente.
Critério de Segmentação
Os critérios de segmentação, são parâmetros usados para dividir uma audiência em grupos com características semelhantes.
D
Data Driven Marketing
Essa é uma abordagem no marketing digital que se baseia em dados para orientar as decisões de marketing. Através dela, podemos tomar decisões assertivas, com base em informações que indicam o potencial de sucesso de determinada ação.
E
E-book
O e-book, ou livro eletrônico, é uma publicação digital que contém textos, imagens e, ocasionalmente, elementos multimídia, projetado para ser lido em dispositivos eletrônicos, como e-readers, tablets, smartphones ou computadores.
E-commerce
E-commerce (ou comércio eletrônico) é uma plataforma on-line que permite a compra e venda de produtos ou serviços pela internet.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada para promover produtos, serviços ou conteúdo, através de comunicação direta entre empresa e cliente, via e-mail.
F
Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma de publicidade do Facebook, que permite que empresas e anunciantes promovam seus produtos, serviços ou conteúdo para usuários da rede social.
Feedback
O feedback referencia a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação as suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros.
Fluxo de automação
O fluxo de automação é uma sequência de mensagens ou ações automatizadas que orientam leads ou clientes por um processo pré-determinado.
Frequência
A frequência no marketing digital, diz respeito à quantidade de vezes que uma mensagem ou anúncio é exibido para a mesma pessoa. Além disso, ela pode ser relacionada à “frequência” de publicações de textos de blog, posts em redes sociais e demais plataformas.
Funil de vendas
Esse termo indica o processo pelo qual um cliente em potencial passa, desde o conhecimento da marca até a finalização da compra.
Fundo de funil
O funil de vendas que vimos anteriormente, é dividido em três partes. O “fundo de funil” é utilizado para nomear a fase final do processo de vendas, onde os leads já estão prontos para fazer uma compra.
G
Google Ads
O Google Ads é uma plataforma para exibição de anúncios em seus resultados de pesquisa e em sites parceiros.
H
Hashtag
A hashtag é uma palavra ou frase precedida pelo símbolo “#” (cerquilha) em redes sociais e outras plataformas on-line. Ela é usada para categorizar e agrupar conteúdo relacionado a um tópico específico.
Heading Tags
Heading tags são elementos HTML usados para definir títulos e subtítulos em uma página da web. Eles são representados como <h1>
, <h2>
, <h3>
, <h4>
, <h5>
, e <h6>
, com <h1>
sendo o título mais importante e <h6>
o menos importante.
Hiperlink
Hiperlinks são elementos em um documento digital, como um site ou um e-mail, que permitem aos usuários clicar para acessar outra página, recurso ou conteúdo relacionado na web.
HTML
HTML (Hypertext Markup Language) é uma linguagem de marcação usada na criação de páginas da web. Ele define a estrutura e o conteúdo de uma página, usando tags para indicar elementos como títulos, parágrafos, imagens, links e muito mais. O HTML é interpretado pelos navegadores da web para exibir o conteúdo de uma página da maneira como os usuários a veem.
I
ICP (Ideal Customer Profile – Perfil do Cliente Ideal)
O ICP representa o tipo de cliente que é mais valioso para uma empresa. Para defini-lo, utilizamos informações como: segmento da atuação, os principais decisores de compra dentro da empresa, o porte ideal (por número de funcionários, faturamento etc.), entre outros dados importantes para identificar e se direcionar ao cliente.
Identidade do receptor
A “identidade do receptor”, é o termo que se refere ao processo de pesquisa e definição das características e preferências do receptor, ou seja, aquele que receberá a mensagem. Essas informações afetam, principalmente, as suas decisões de compra. Assim, potencializando a comunicação através de termos e expressões comuns no cotidiano do público, e assuntos pertinentes aos seus interesses, bem como, a linguagem ideal para alcançá-lo.
Impressões
As impressões representam o número de vezes que um anúncio ou conteúdo é exibido. Em estratégias de SEO, por exemplo, analisamos a recorrência de entrega de um conteúdo para determinada palavra-chave, através das impressões conquistadas em determinado período.
Inbound Marketing
Trata-se de uma estratégia que atrai clientes por meio de conteúdo relevante e útil, dispensando os processos que requerem intervenções diretas por parte da empresa. Desse modo, o primeiro “contato” é sempre feito pelo cliente.
Índice de qualidade do anúncio
Esse é um dado utilizado no Google Ads que avalia a qualidade e relevância de um determinado anúncio. Assim, determinando se ele segue as diretrizes da plataforma e está apto a entregar resultados satisfatórios.
Infográfico
Infográfico é uma representação visual de informações ou dados complexos, projetada para tornar o conteúdo mais fácil de se entender e absorver. Geralmente, combina textos, gráficos, ícones e elementos visuais para transmitir informações de maneira clara e concisa, facilitando a comunicação de conceitos complexos, ou estatísticas de forma visualmente atraente e informativa.
J
Jornada de compra
A jornada de compra é um caminho que o consumidor segue desde o primeiro contato com uma marca até a decisão de compra. Esse caminho é chamado de jornada de compra, e nele determinamos todas as etapas pelas quais o cliente em potencial deve passar, até finalizar um contrato, por exemplo.
K
Key visual
Um key visual é uma representação visual distintiva e reconhecível de uma marca, produto ou campanha de marketing. Geralmente, consiste em elementos visuais como logotipo, cores, imagens, tipologia ou design específicos, que encapsulam a identidade e a mensagem da marca.
Know-how (Saber como)
“Know-how” é um termo que se refere ao conhecimento prático e à experiência específica que uma pessoa ou organização possui em uma área particular. É a capacidade de aplicar conhecimento e habilidades de forma eficaz para realizar tarefas, resolver problemas ou alcançar objetivos em um campo específico.
KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores-Chave de Desempenho)
A sigla KPI (Key Performance Indicators) representa os Indicadores-Chave de Desempenho, ou seja, são as principais métricas utilizadas para medir o sucesso de uma campanha de marketing.
L
Landing Page
A landing page é uma página na web, projetada especificamente para receber visitantes e direcioná-los para uma ação específica, como preencher um formulário ou fazer uma compra.
Leads
Os leads são indivíduos ou empresas que demonstraram interesse em um produto ou serviço, muitas vezes fornecendo suas informações de contato.
Leads qualificados
Os leads qualificados são pessoas ou empresas que atendem a critérios específicos e têm ainda mais chance de se tornarem clientes. Podemos dizer que eles ficam em um meio termo entre os leads e as oportunidades.
Lead scoring
O lead scoring é uma metodologia usada em marketing e vendas para avaliar e classificar potenciais clientes com base em vários critérios. Ela atribui valores numéricos ou pontuações aos leads com base em seu comportamento, características e envolvimento com os esforços de marketing de uma empresa.
Lead tracking
O “lead tracking”, em português, refere-se ao acompanhamento de leads. É um processo pelo qual as empresas monitoram e registram as interações e o comportamento dos leads (potenciais clientes) ao longo do ciclo de vendas.
Link building
Link buildingrefere-se à prática de construir links externos que apontam para o seu site ou conteúdo on-line. É uma estratégia importante em marketing digital e SEO (Search Engine Optimization) para melhorar a visibilidade do seu site nos motores de busca, como o Google.
Links externos
Links externos são hyperlinks que apontam de um site ou página da web para outra, localizada em um domínio diferente.
Links internos
Links internos são hyperlinks que conectam páginas ou recursos dentro do mesmo site ou domínio.
Long Tail KeyWord (Palavra-chave de Cauda Longa)
Long tail keywords são frases de busca específicas e detalhadas, que os usuários inserem em motores de busca. Elas, geralmente consistem, em três ou mais palavras e são mais específicas do que palavras-chave genéricas.
M
Marca
No marketing, a marca é tudo aquilo que compõe a identidade e imagem de uma empresa, incluindo seu logotipo, valores e percepção pública.
Marketing
Marketing é o conjunto de estratégias e táticas utilizadas para promover produtos, serviços ou marcas.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que envolve a criação e distribuição de conteúdo valioso e relevante para atrair, envolver e converter um público-alvo.
Marketing digital
O marketing digital deve estar na ponta da língua, certo? Afinal, esse termo representa o uso de canais e plataformas on-line para promover produtos e serviços.
Material Rico
Os materiais ricos, são caracterizados por um conteúdo valioso que necessita de algo em troca (informações de contato, por exemplo), para que se tenha acesso. Os formatos são diversos, mas, alguns se destacam, como é o caso dos e-books, infográficos ou whitepapers, geralmente usados para capturar leads.
Mecanismos de busca
Os mecanismos de busca são as plataformas de pesquisa, como o Google, que permitem aos usuários encontrarem informações na web.
Meta descrição
A meta descrição é um breve resumo de uma página da web, exibido nos resultados de pesquisa do Google e outros mecanismos de busca.
MQL (Marketing Qualified Lead)
MQL (Marketing Qualified Lead) é um termo usado em marketing e vendas para descrever um lead (potencial cliente) que demonstrou interesse em um produto ou serviço por meio de interações de marketing, como o preenchimento de formulários, downloads de conteúdo ou engajamento com campanhas, e que, portanto, está mais propenso a se tornar um cliente em comparação com leads que são menos engajados.
N
Newsletter
As newsletters são boletins informativos enviados por e-mail, que contêm notícias, atualizações e/ou conteúdos relevantes para os assinantes.
NPS (Net Promoter Score)
NPS (Net Promoter Score) é uma métrica de satisfação do cliente que mede a disposição dos clientes em recomendar uma empresa, produto ou serviço a outras pessoas.
O
Oportunidades
As oportunidades são os leads que estão em estágios avançados do funil de vendas e têm potencial para se tornarem clientes.
Outbound Marketing
Outbound marketing é uma abordagem tradicional de marketing na qual as empresas iniciam a comunicação com seu público-alvo de forma ativa, muitas vezes de maneira interruptiva.
P
Palavras-chave
As palavras-chave, são termos ou frases específicas usadas em mecanismos de buscas, para encontrar conteúdo relacionado.
Persona
Além do ICP, que reúne todas as informações do cliente ideal, precisamos de uma representação fictícia desse cliente, com base em dados demográficos e comportamentais, esse é o papel da persona em uma campanha de marketing.
Posicionamento de marca
O posicionamento é a maneira como uma marca é percebida em relação aos concorrentes em seu mercado. Além disso, ele pode ser um reflexo das ações tomadas pela empresa, bem como, estratégias adotadas para gerar uma boa percepção entre os stakeholders.
Presença digital
A presença digital, nada mais é que a visibilidade e o alcance de uma marca ou empresa on-line.
Página de venda
Trata-se de uma página de destino que é projetada para converter visitantes em clientes, destacando um produto ou serviço. Muito semelhante à Landing Page, com a exceção de que, em uma página de venda, o objetivo é unicamente vender algo.
Público-alvo
O público-alvo se refere a um grupo de pessoas que uma empresa deseja alcançar com suas estratégias de marketing. Desse modo, se embasa em dados demográficos para determinar as principais informações a serem utilizadas para segmentação.
R
Rede de Display do Google
A Rede de Display do Google é uma vasta rede de sites, blogs e aplicativos parceiros que exibem anúncios gráficos (banners, imagens, vídeos) para os usuários. Esses anúncios são exibidos em locais estratégicos, com base em critérios de segmentação, interesses e comportamento do público-alvo.
Remarketing
Essa é uma estratégia que visa exibir anúncios para pessoas que já interagiram com uma marca anteriormente. Desse modo, estimulando a interação e avanço na jornada de compra.
ROAS (Retorno Sobre Gastos com Anúncios)
O ROAS, determina a receita gerada em relação aos gastos com anúncios.
ROI (Return on Investment)
ROI, ou Retorno sobre o Investimento, é uma métrica financeira usada para avaliar a eficiência e rentabilidade de um investimento. Ele é calculado comparando o lucro líquido obtido com o investimento, ao custo desse investimento, e expressando-o como uma porcentagem ou um valor absoluto.
S
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é um conjunto de práticas para melhorar a visibilidade de um site nos resultados de mecanismos de busca. Com ele, podemos atribuir características que favoreçam o ranqueamento de determinada página nos principais buscadores.
Segmentação
A segmentação é um termo recorrente em processos que envolvem estratégias de marketing. Isso porque, se referem à divisão de uma audiência em grupos menores com características semelhantes para direcionar campanhas.
SQL (Sales Qualified Lead)
Um Sales Qualified Lead (SQL), ou Lead Qualificado para Vendas, é um prospect ou cliente em potencial que foi avaliado e considerado mais propenso a realizar uma compra.
T
Taxa de abertura de e-mails
Essa é uma métrica que indica a porcentagem de e-mails enviados que são abertos pelos destinatários.
Taxa de conversões
A taxa de conversão, representa a porcentagem de visitantes de um site que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra, por exemplo.
Taxa de engajamento
Comum nas redes sociais, a taxa de engajamento representa a medida em que o público interage com um conteúdo ou anúncio. Geralmente, essa métrica também é calculada como uma porcentagem.
Ticket Médio
O ticket médio determina o valor médio gasto por cliente em uma compra, ou seja, o quanto você investiu para que fosse gerada uma venda.
Topo de funil
Essa é a primeira fase do funil de vendas, e onde os leads estão apenas começando a se familiarizar com a marca. Geralmente, os conteúdos dessa etapa são mais gerais, não abordando conceitos específicos e técnicos.
Tráfego direto
O tráfego direto é a métrica que indica os visitantes que chegam a um site digitando diretamente a URL, em vez de usar um mecanismo de busca.
Tráfego orgânico
Tráfego orgânico refere-se às visitas que um site ou plataforma on-line recebe de forma natural, ou seja, sem pagar por publicidade direta.
Tráfego pago
Tráfego pago envolve o pagamento por publicidade ou promoção direta para atrair visitantes. Isso inclui anúncios em mecanismos de busca, mídias sociais, banners em sites, e-mail marketing pago e outras estratégias em que o anunciante desembolsa dinheiro para direcionar tráfego para o seu site ou plataforma.
Trust Marketing
Trust Marketing, ou Marketing de Confiança, é uma estratégia data driven marketing, focada na Jornada de Compras do Cliente, que tem como objetivo gerar confiança (autoridade), antes de demonstrar a oferta comercial. Para isso, utiliza ferramentas de branding, marketing de conteúdo, SEO, tráfego pago, automação e redes sociais para atrair, se relacionar e vender.
U
Usuário
O usuário é um indivíduo ou entidade que utiliza um sistema, serviço, plataforma ou dispositivo para realizar tarefas específicas, interagir com informações ou executar ações relacionadas a uma circunstância ou ambiente, geralmente em um contexto digital ou tecnológico.
UX (User Experience)
UX, ou User Experience (Experiência do Usuário), refere-se à qualidade da interação que as pessoas têm ao utilizar um produto, serviço, aplicativo ou site.
V
Valores
No contexto de reconhecimento de marca, os valores de uma empresa são os princípios e crenças fundamentais que orientam as ações e decisões tomadas.
Visitantes
Esse é um termo utilizado para representar as pessoas que acessam o seu site ou plataforma on-line.
Visitante único
Visitante único refere-se a uma métrica de análise de tráfego em um site ou plataforma on-line que representa uma pessoa individual, identificada por um único endereço IP ou cookie, que acessou o site durante um período específico, geralmente em um intervalo de tempo, como um dia ou mês.