Descubra por que o tráfego orgânico é essencial para a sua estratégia de marketing on-line
Já imaginou o quão incrível seria, se para conquistar uma base sólida de visitantes, você não precisasse investir em tráfego? Bom… sabemos que para os nossos resultados serem satisfatórios o investimento é algo necessário. Obviamente, tudo dentro de parâmetros pré-estabelecidos. Mas, existe uma forma de garantir que os visitantes cheguem ao seu site sem a necessidade de investimento em anúncio, por exemplo. Isso é o que chamamos de tráfego orgânico.
Mas, como podemos fazer isso?
Assim como qualquer outra pergunta relacionada a resultados, esse é um questionamento muito comum em nosso segmento. Afinal, o tráfego orgânico permite que você alcance suas metas, sem a necessidade de grandes investimentos em anúncios pagos.
Além disso, o foco nesse tipo de visitante, ainda proporciona uma qualidade superior dos leads gerados. Isso porque, em geral, eles se atraem pelo seu conteúdo de forma “orgânica” sem, necessariamente, precisar convencê-los disso.
No entanto, a conquista de tráfego orgânico não é uma tarefa fácil. Pois, a concorrência na internet é cada vez mais acirrada e os mecanismos de busca estão, constantemente, atualizando seus algoritmos.
Ademais, os buscadores utilizam diferentes critérios para classificar o conteúdo, o que torna difícil prever como o seu site será avaliado e, por fim, como atrair tráfego orgânico.
De fato, essa é uma tarefa complicada, entretanto, aqui na Beatz acreditamos que, com estratégia e planejamento, nada é impossível. Realmente, conquistar tráfego orgânico e de qualidade, exige esforço, estudo e dedicação. Por isso, algumas dicas são sempre bem-vindas.
Então, se prepare! Pois, hoje vamos contar tudo que você precisa saber sobre tráfego orgânico, as razões para a sua empresa investir tempo nessa tarefa e como fazer isso. Tenha uma boa leitura!
O que é tráfego orgânico?
Todas as visitas que um determinado site recebe, independente da origem, são chamadas de tráfego. Desse modo, tráfego orgânico são todos os visitantes que chegam ao seu blog de maneira espontânea, sem que você tenha que investir para alcançá-los.
Dessa forma, podemos afirmar que tráfego orgânico é o resultado conquistado sem investimento em anúncios. Isso não significa que inexistem custos quanto a adição de estratégias para estimular essa métrica. Afinal, esse processo demanda tempo e ocorrem gastos com a produção de conteúdo, por exemplo.
Mas, qual a razão para ser considerado valioso? Pelo simples motivo de ser conquistado naturalmente, através de estratégias de SEO e marketing de conteúdo. Isso significa que você precisa apenas esperar pelos leads?
Bom, não é bem assim… você ainda precisa trabalhar para melhorar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca de forma a atrair tráfego orgânico. Isso exige estratégia e dedicação, ou seja, tempo.
Porém, a sua principal vantagem é que, esse investimento é feito apenas uma vez, e pode trazer retorno por muito tempo.
Assim, se pensarmos numa estratégia de blog, um artigo publicado hoje pode custar dinheiro e demorar um pouco para entregar um retorno significativo. Mas, daqui a um ano você ainda colherá frutos com esse mesmo conteúdo.
Para além do tráfego orgânico, existem ainda mais formas de se dividir o tráfego do seu site, e entendê-las é fundamental para determinar os próximos passos de uma estratégia de marketing digital. Por isso, vamos falar sobre os diferentes tipos de tráfego. Confira a seguir!
Os 4 principais tipos de tráfego
Como vimos anteriormente, não é apenas de tráfego orgânico que uma estratégia de marketing é formada. De maneira resumida, a origem de um visitante pode ser dividida entre orgânica e paga. Mas dentro disso, podemos ampliar a discussão.
Se aprofundar nesse tema, pode dar uma perspectiva melhor sobre como os visitantes do seu site chegam até você, e quais são as portas de entrada para o seu site. Então, além do tráfego orgânico, você ainda pode se deparar com os seguintes tráfegos:
- Pago: visitantes que chegam até o seu site a partir de anúncios que podem ser veiculados em diferentes plataformas;
- Direto: é quando o visitante chega em uma de suas páginas sem vir de outro site. Ele pode fazer isso digitando uma URL, por exemplo;
- Social: é o tráfego proveniente das redes sociais, geralmente originado por um link compartilhado nessas plataformas;
- De referência: é quando o visitante veio através de um backlink, que está referenciando o seu site.
Dentre esses, podemos classificar como orgânicos, o tráfego direto, social e o de referência. Afinal, na maioria dos casos não há a necessidade de investir em anúncios para conquistar visitante através desses canais.
Por que investir em tráfego orgânico?
Até o momento, você já pode perceber que o tráfego orgânico é o queridinho de muitas empresas. Mas, você precisa entender o porquê de ele ser tão almejado. Afinal, existem vantagens singulares em estratégias que têm como finalidade aumentar o número de visitantes espontâneos.
Desse modo, podemos dizer que o tráfego orgânico é importante por diversos motivos, incluindo:
- Custo: não é necessário investir em anúncios para gerar tráfego orgânico;
- Relevância: os usuários que chegam ao site ou blog por meio de tráfego orgânico estão realmente interessados no conteúdo que ele oferece;
- Duração: os resultados de uma estratégia de tráfego orgânico são duradouros, pois, não dependem de campanhas pagas;
- Relacionamento: as estratégias que visam o tráfego orgânico, são fundamentais para estender o relacionamento com os visitantes através do interesse mútuo.
Na prática, sabemos que o investimento em estratégias de marketing que visam o aumento de tráfego orgânico, proporcionam diversas vantagens para o posicionamento da sua empresa. Por isso, vemos o interesse dos diversos profissionais que apostam nesse tipo de campanha.
Mas, estudos apontam que uma estratégia de conteúdo bem estruturada para mídias sociais, blog e, até mesmo, ferramentas de vendas, está no top 1 de fatores que impactam no ROI. Além disso, a pesquisa realizada pela HubSpot diz que, entre as principais métricas a serem analisadas, está o engajamento.
Ou seja, o tráfego orgânico não só, é extremamente benéfico para a sua empresa, como também se configura como o futuro do marketing e das estratégias para retenção de leads qualificados. Afinal, tudo está atrelado à visão que os visitantes têm a respeito do seu conteúdo.
Como gerar tráfego orgânico para o seu site?
Já falamos sobre as suas vantagens, os tipos de tráfego, e explicamos o que é essa métrica tão importante. Chegou o momento de ver como isso pode ser aplicado, certo? Então, vamos listar as principais estratégias para que a sua empresa conquiste os melhores resultados.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair, converter e fidelizar clientes por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante e de qualidade. O conteúdo pode ser de diversos formatos, como: artigos, vídeos, e-books, infográficos, webinars, entre outros.
O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na atração, ou inbound marketing. Isso significa que o foco é atrair os clientes para a empresa, em vez de ir até eles com anúncios e promoções. O conteúdo é usado para educar, informar, e resolver problemas dos clientes, tornando-os mais propensos a se interessarem pela empresa e seus produtos ou serviços.
SEO
SEO, ou Search Engine Optimization, é o conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site ou blog nos resultados das pesquisas.
Os mecanismos de busca, como o Google, usam diversos fatores para determinar o posicionamento de um site ou blog. Desse modo, entender esses fatores é essencial para que se tenha um melhor aproveitamento do que a internet tem para oferecer.
E-mail marketing
Da mesma forma que vimos em marketing de conteúdo, o e-mail marketing é uma estratégia que visa atrair, converter e fidelizar clientes, só que dessa vez, por meio do envio de e-mails. Desse modo, os e-mails podem ser usados para promover produtos ou serviços, compartilhar conteúdo informativo ou divulgar promoções, sendo uma excelente ferramenta para gerar tráfego para o seu site.
A importância do SEO para o tráfego orgânico
Mostrar o seu site para um público considerável, é o resultado de inúmeros processos que chamamos de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para mecanismo de busca. Desse modo, você prepara a sua página para que nada interfira no ranqueamento dela nas páginas de resultado do Google, por exemplo.
Caso você ainda não saiba o que é SEO, vai querer conferir o nosso artigo completo sobre o tema. Mas, podemos relembrar alguns detalhes aqui mesmo.
Uma estratégia de SEO, envolve diversos fatores que, em geral, estão conectados às recomendações do Google para boas práticas. Desse modo você, “estrategicamente”, diz ao buscador que a sua página tem todos os requisitos que ele pede para aquela vaga.
Precisamos pensar no Google como um grande serviço de curadoria de conteúdo. Como prestador de serviço, ele deve prezar pela qualidade do que entrega para o seu usuário. Por isso, raramente vemos conteúdos ruins nas primeiras páginas.
Para que isso ocorra, estima-se que existam mais de 200 fatores que impactam no ranqueamento de um site. Mas, não significa que você precise enlouquecer tentando criar o blog perfeito. Existem alguns fatores que impactam mais que outros, e o nosso trabalho é fazer com que o conteúdo esteja de acordo com a maioria deles.
Entre esses requisitos, podemos citar:
- Tempo de permanência na página;
- Qualidade e originalidade do conteúdo;
- Autoridade de domínio;
- Estruturação de linkagem interna;
- Distribuição de palavras-chave;
- Arquivos de multimídia;
- Design responsivo;
- Otimização de imagens.
Ou seja, seus esforços devem se concentrar em oferecer uma experiência positiva e enriquecedora para o usuário. Por isso, recomendamos que você não ligue tanto para a máquina, afinal, ela quer ajudar pessoas e o seu conteúdo precisa fazer isso.
Como mensurar o tráfego orgânico?
Como dito anteriormente, o investimento aqui não é em anúncios, mas sim em estratégia. Entender o que o Google (ou qualquer outro buscador) pensa para definir a qualidade do seu site, é fundamental no processo de mensuração de resultados.
Quando falamos em tráfego orgânico, existem diversas ferramentas para auxiliar na análise, e o Google Analytics é um bom exemplo. Essas ferramentas permitem que você enxergue o número de visitas, as páginas visualizadas, tempo médio de permanência e outras métricas importantes.
Além desses, entre os principais dados, podemos citar:
- Taxa de rejeição;
- Origem do tráfego;
- Palavras-chave.
Ao acompanhar esses valores, você entenderá como as pessoas estão encontrando seu site ou blog e como elas estão interagindo com ele. Isso ajuda a tomar decisões estratégicas para melhorar o tráfego orgânico do seu site.
Dicas para implementar estratégias eficientes com foco em tráfego orgânico
Persona
Ter uma persona bem definida, é essencial para pensar nos melhores formatos e conteúdos para atrair um público interessado e fiel. Além disso, uma comunicação bem direcionada, é fundamental para garantir que a sua empresa esteja em sintonia com as pessoas certas, evitando ruídos na mensagem que você quer transmitir.
Aposte em vários formatos
Um mesmo tema pode render para a sua empresa uma série de posts nas redes sociais, blogs, e-books e muito mais. Aposte em uma variação de formatos para que você atinja pessoas em diferentes canais, potencializando a chance do aumento de tráfego orgânico para o seu site.
Promoção e produção andam juntas
Não basta produzir, é preciso mostrar isso para todas as suas fontes de tráfego. Por isso, aproveite a facilidade do disparo de e-mails e as diferentes redes sociais, e mostre para o seu público que você tem muito mais a oferecer.
Chegou a hora de melhorar os resultados? Dicas para aumentar o tráfego orgânico
Bom… agora você já sabe tudo sobre tráfego orgânico e a sua importância para o marketing. Mas, como de fato você pode implementar estratégias com esse objetivo em sua rotina? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender mais sobre essas estratégias na prática. Confira!
1. Otimize seu site para mecanismos de busca
Como vimos, o SEO é um fator que impacta a corrida para o aumento de tráfego orgânico. Afinal, estamos falando de táticas para otimização da análise que o buscador faz do seu conteúdo.
Desse modo, para aumentar o tráfego orgânico, é fundamental que o seu site esteja otimizado para os mecanismos de busca. Isso inclui trabalhar em técnicas de SEO, como o uso de palavras-chave relevantes, criação de meta tags, estruturação de conteúdo e otimização de imagens. Além disso, é importante garantir que o seu site seja fácil de navegar e carregue rapidamente.
Relembrando: tudo se concentra na experiência que o usuário está tendo em seu site. Caso seja ruim, o Google entende que ele não é vantajoso para o usuário e vai priorizar outras páginas em detrimento da sua.
Você pode conferir ainda mais dicas de SEO para o seu site, em nosso guia definitivo. Acesse agora mesmo!
2. Crie conteúdo de qualidade
Atrair pessoas exige a oferta de algo valioso. Por isso, criar conteúdo de qualidade e relevante é fundamental para atrair tráfego orgânico. Além disso, é importante manter o seu site atualizado para garantir que os mecanismos de busca o considerem como algo que deve ser mostrado e, mensagens obsoletas acabam perdendo espaço nessa corrida.
3. Faça link building
O link building é um processo que envolve adquirir links de outros sites apontando para o seu. Os links são importantes, pois, servem como uma espécie de “voto” para o seu site, indicando aos mecanismos de busca que seu conteúdo é valioso e relevante. Os links de qualidade ainda podem ajudar a aumentar a autoridade do seu domínio, o que pode melhorar seu ranqueamento nos resultados de busca.
Além disso, você precisa trabalhar a linkagem interna do seu site. Existe uma regra (que não é bem uma regra) de que as páginas mais importantes do seu site devem estar a 3 cliques de distância da home page. Ou seja, determine quais são os principais conteúdos (principais palavras-chave) e direcione o público para ele, através de artigos complementares.
Esse processo, diz ao Google que existe uma hierarquia no seu site, onde determinadas palavras-chave são mais importantes que outras, auxiliando no ranqueamento. Mas, também pode ajudar o seu público a encontrar mais facilmente o conteúdo desejado.
4. Utilize as redes sociais
As redes sociais são uma ótima maneira de aumentar o tráfego orgânico do seu site. Além de permitir que você divulgue o seu conteúdo de forma ampla, elas também podem ser usadas para construir relacionamentos com outros sites e influenciadores, o que ajuda a aumentar o número de links apontando para o seu site.
5. Faça uso de análise de dados sobre tráfego orgânico
Para aumentar o tráfego orgânico, é importante entender como os usuários estão encontrando e interagindo com o seu site. Isso inclui acompanhar as palavras-chave que estão gerando tráfego, quais páginas estão gerando maior engajamento e quais são as fontes de tráfego. Utilizar ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, pode ajudá-lo a identificar as estratégias que estão funcionando e as que precisam ser ajustadas.
Beatz Podcast
Como vimos anteriormente, gerar tráfego orgânico é uma tarefa que exige estudo, tempo e dedicação. Então, o primeiro passo é consumir conteúdos interessantes. O Beatz Podcast reúne os melhores assuntos para essa jornada, com o apoio de especialistas que chegam aos nossos estúdios para contar tudo sobre as melhores estratégias de marketing, vendas e gestão.
Novos episódios estão disponíveis todas as terças-feiras, a partir das 9h30. Esperamos por você em nosso canal oficial no YouTube. E você também pode nos acompanhar através do nosso perfil no Spotify!
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